8 Coisas que pode deixar de fazer para não desperdiçar o seu dinheiro
Yaroslav Blokhin/Unsplash
Página principal Finanças

Se parar para pensar um pouco é quase certo que encontrará aspetos da sua vida em que poderá reduzir despesas. Damos uma ajuda: quanto gasta com entregas de refeições em casa? E com Ubers? Então e cafés na rua? E aquelas revistas que acaba por não ler?

Quer ver a sua conta aumentar em 2018? Identifique onde anda desperdiçando o seu dinheiro — e desista dessas opções, direcionando as suas poupanças para os seus objetivos ou poupança-aposentadoria, onde os seus fundos poderão aumentar de forma significativa ao longo do tempo.

Aderir a subscrições (que acaba por não usar)

Considere todas as subscrições que fez nos últimos tempos.

Olhe para os seus últimos extratos bancários e perceba exatamente o que anda pagando — seja subscrições de revistas ou de algum software ou serviço online. Quais pode eliminar? Cancele-as de imediato e poupe algumas centenas de reais por ano.

Fazer refeições fora todos os dias

8 Coisas que pode deixar de fazer para não desperdiçar o seu dinheiro
Toa Heftiba/Unsplash

Fazer refeições fora de casa também não ajuda a economizar. Quantas mais refeições conseguir preparar em casa, mais a sua conta se manterá recheada. Aliás, preparar refeições em casa também será melhor para a sua saúde e para a sua cintura.

É claro que pode almoçar ou jantar fora de vez em quando. No entanto, se quiser atingir amplos objetivos financeiros em 2018, cozinhar em casa é uma das formas mais simples de reduzir gastos sem sacrifícios dramáticos.

Comprar água engarrafada

Ao criar o hábito de preparar as refeições em casa comece também enchendo diariamente uma garrafa de água que possa transportar — em vez de comprar água engarrafada todos os dias.

Seja água engarrafa ou café de rua, estilo Starbucks, é muito fácil gastar sem pensar. Se trata de dinheiro que poderia ser redirecionado para os seus objetivos de poupança para 2018.

Manter a inscrição na academia

Se for um rato de academia, tudo bem, mas se não se lembra da última vez que entrou nas instalações da mesma… Talvez seja altura de cancelar a adesão.

Se estiver com vontade de fazer exercício físico há muitas formas de fazê-lo sem recorrer à academia. Tente seguir vídeos gratuitos do YouTube, caminhar ou andar de bicicleta. Há também aplicativos para treino e grupos de corrida.

Manter a televisão por cabo

8 Coisas que pode deixar de fazer para não desperdiçar o seu dinheiro
Rhett Noonan/Unsplash

O americano médio, por exemplo, gasta mais de 100 dólares por mês em televisão por cabo. É uma grande quantia por um serviço que raramente é aproveitado na totalidade. Considere cortar a televisão por cabo em 2018 e aceder à televisão a partir da internet, através de serviços como o Netflix, por exemplo.

Comprar mantimentos em excesso

Coletivamente desperdiçamos muitos alimentos. De cada vez que deita fora algo — porque, por exemplo, passou do prazo — é como se deitasse dinheiro fora.

Antes de ir às compras pense nas refeições que irá fazer essa semana e aponte os ingredientes de que irá precisar para preparar essas refeições. Quando for ao supermercado, seja fiel à lista e não compre mais nada.

Adquirir produtos de marca

Optar por genéricos para, por exemplo, artigos de higiene pessoal ou comida para os animais é uma forma fácil de economizar dinheiro ao longo do tempo.

Não tem de comprar tudo marca branca. Identifique o que é realmente importante para você e o que está disposto a sacrificar. Deixe os artigos de marca para as coisas que valoriza realmente e opte por marca branca para o resto.

Realizar compras impulsivas

8 Coisas que pode deixar de fazer para não desperdiçar o seu dinheiro
Yaroslav Blokhin/Unsplash

Desde as mercearias a grandes superfícies, as varejistas têm formas de levá-lo a gastar mais sem pensar. Uma tática passa pela colocação de produtos mais tentadores nos corredores mais próximos da saída — como coca-colas, chocolates, etc.

Faça disso uma resolução para 2018: evitar doces ou revistas. O mais provável é que não sinta a sua falta. A sua conta bancária irá agradecer.

Fonte: CNBC

Por favor, descreva o erro
Fechar