Blockchain: 5 grandes desenvolvimentos previstos para 2018
MorozkiArt
Página principal Finanças, Blockchain, Criptomoedas
Tema do momento
25 Janeiro
3473 3k

Foram vários os grandes jogadores do mundo da tecnologia realizando movimentos em torno da blockchain em 2017 — da Microsoft e da IBM à Oracle e à SAP, entre outros. Com esses avanços é seguro dizer que as empresas estão explorando a utilização da blockchain na sua atividade.

E não fica por aí. Também órgãos governamentais têm vindo estudando os potenciais benefícios do recurso à blockchain. Se estima que nem mesmo a natureza frenética da Bitcoin possa vir a perturbar o progresso em curso ao redor da tecnologia subjacente.

Saiba o que esperar em 2018.

1. Ampla distribuição da blockchain pela Ásia e Oriente Médio

O interesse ao redor da blockchain continua elevado na Ásia e Oriente Médio, onde algumas das maiores instituições bancárias estão avançando com projetos que recorrem à tecnologia, nomeadamente ao nível da oferta de serviços de pagamentos.

São vários os bancos no Japão e na Coreia do Sul que começaram testando a tecnologia blockchain — que é capaz de realizar transferências internacionais no próprio dia com redução de custos na ordem de quase 30%.

2. Aumento da adoção da blockchain por questões de ciber-segurança

Com o aumento dos ataques ransomware, exigindo criptomoedas, a ciber-segurança da Internet das Coisas irá surgir com defesas baseadas na tecnologia subjacente às moedas digitais.

Embora possa parecer fantástico e futurista, a emergência de ferramentas de ciber-segurança baseadas na blockchain poderá ser a próxima grande coisa em torno da tecnologia. Com grandes falhas como a experienciada pela Equifax irá surgir a necessidade de uma abordagem mais segura, em que ninguém detém todas as chaves.

3. Aumento do ritmo de realização de ICO

Se verificou um salto sísmico ao nível das ICO (Oferta Inicial de Moeda na sigla original) em 2017, com o ecossistema de criptomoedas se expandindo amplamente. Este ano, o ritmo das ICO irá aumentar significativamente e irá superar o financiamento através de capital de risco.

4. Grande aposta da indústria financeira e de seguros na blockchain

Os setores dos seguros e das finanças são dos que mais provavelmente experienciarão mudanças profundas e ameaçadoras com a tecnologia blockchain.

Os seguros serão uma área relevante, com o processamento de reivindicações e de complexos processos multi-partes mostrando o valor da automatização do setor baseada na blockchain. Por outro lado, a JPMorgan, por exemplo, vai abrir uma desk para negociação de criptomoedas, apesar dos comentários virais de Jamie Dimon descartando a validade das mesmas.

5. Aposta em automatização e privatização ligadas à blockchain

A blockchain irá conduzir transformação digital das empresas especificamente ao nível da automatização, da digitalização de processos, da tokenização de ativos físicos e atividades e da codificação de contratos complexos.

Além disso, questões de governança irão continuar assombrando a Bitcoin (Segwit2x), a Ethereum e outras à medida que surgem novos desafios. Tal irá conduzir as empresas para blockchains “privadas” mas não irá desacelerar o crescimento das principais criptomoedas.

Fonte: CoinDesk

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar