Anúncio de investigação da SEC em torno das criptomoedas não causou colapso do mercado
AP Photo/Andrew Harnik
Página principal Finanças, EUA, Criptomoedas
Tema do momento
2 de Março de 2018

A Securities and Exchange Commission (ou SEC, órgão regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos) está investigando o setor das criptomoedas. À partida a investigação pode soar como um catalisador negativo para criptomoedas como a Bitcoin e a Ethereum, mas parece não ser esse o caso. Na verdade, as cinco maiores criptomoedas do mundo por capitalização de mercado registraram todas crescimento nas últimas 24 horas (dados das 6h).

Saiba por que razão um maior envolvimento da SEC no mercado de criptomoedas poderá ser positivo.

A investigação da SEC em torno das criptomoedas

O The Wall Street Journal avançou esta quarta-feira que a Securities and Exchange Commission se encontra investigando o mercado de criptomoedas. Tal não deverá surgir como uma surpresa uma vez que o órgão tem vindo alertando a população norte-americana quanto ao investimento em criptomoedas.

Ainda não são muitos os detalhes mas parece que a SEC se encontra essencialmente interessada nas Initial Coin Offerings ou ICO (Oferta Inicial de Moeda). Uma ICO é uma forma de uma empresa reunir capital emitindo uma criptomoeda recém-criada — um método não regulado, especialmente se comparado às Initial Public Offerings ou IPO (Oferta Pública Inicial).

A notícia do The Wall Street Journal adiantou ainda que no âmbito da investigação a SEC enviou notificações a várias empresas e indivíduos envolvidos no mercado de criptomoedas.

Porque poderá a investigação ser um catalisador positivo?

Não dizemos que o anúncio da investigação da SEC junto da indústria das criptomoedas seja a razão para a variação positiva de preço hoje, embora pareça bastante claro que o mercado não a teme.

No longo prazo, o envolvimento da SEC na regulamentação das criptomoedas poderá ser um grande catalisador positivo — não apenas para os preços das criptomoedas mas também para a sua aceitação geral enquanto método de pagamento, armazenamento de valor e meio para transferência de fundos.

Especificamente, o aumento de regulamentação poderá ajudar a resolver alguns dos maiores desafios que as criptomoedas enfrentam, como a perceção geral do público quanto às mesmas e a volatilidade do mercado.

Cerca de 5% da população norte-americana comprou Bitcoin (Bitcoin) ou outra criptomoeda e será correto dizer que muitos indivíduos ainda não se envolveram neste mercado apenas por falta de confiança no dinheiro digital. Com histórias em torno de ICO fraudulentas, de grandes variações de preço e de anúncios que gritam “esquema rápido para enriquecer” quem poderá culpá-los?

Maior regulamentação em torno do mercado das ICO e das criptomoedas poderá ajudar a que o público se sinta mais confiante investindo. A incerteza em torno da regulamentação é também uma das causas da volatilidade do mercado. Assim, alguma clareza quanto à posição da SEC em relação às criptomoedas poderá ajudar.

Tal como a maioria dos investidores focados no longo prazo afirma, a incerteza é geralmente um catalisador negativo.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar