Ouro vs. Bitcoin: qual beneficiará de queda no mercado de ações?
Página principal Finanças, Mercado de ações, EUA, Bitcoin
Tema do momento
26 de Março de 2018

O mercado de ações estado-unidense tem enfrentado volatilidade significativa nos primeiros meses deste ano. O que acontecerá se os grandes índices bolsistas dos Estados Unidos entrarem em queda prolongada?

Turbulência no mercado de ações

O mercado de ações estado-unidense tem apresentado fraco desempenho ultimamente. O Dow Jones Industrial Average (DJIA) (INDEX: DJI) caiu mais de 700 pontos depois de o presidente Donald Trump ter anunciado novas tarifas sobre produtos chineses — e o S&P 500 (INDEX: SPX) voltou a cair para território negativo após recuperação de correção.

Até agora, estes índices sofreram o que se poderá considerar volatilidade média. Porém, se prevê pânico por parte dos investidores caso estes grupos de referência caiam em mercado com tendência baixista. O medo poderá conduzir à busca de ativos considerados mais seguros, como o habitual ouro ou… As criptomoedas, como a Bitcoin (Bitcoin).

Vento favorável para as criptomoedas?

Tim Enneking, diretor da Crypto Asset Management, avançou ser provável que as criptomoedas beneficiem de um mercado de ações alvo de «grande recuo» — e Mati Greenspan, analista sênior da plataforma de negociação eToro, afirmou serem vários os analistas observando de perto a relação entre o mercado de ações e a Bitcoin.

«Até agora ainda não vimos qualquer fluxo de ações para a Bitcoin. […] Por agora a maioria das vendas surgiu de investidores institucionais e bots.» — Declarou Greenspan, acrescentando que muitos traders não acreditam que os recentes declínios sentidos no mercado de ações representem mercado baixista.

Caso se venha a materializar uma crise serão, de acordo com Greenspan, «os investidores a varejo os que provavelmente se moverão para ativos digitais.»

«Demasiado cedo para dizer»

O analista Travis Parker, diretor de operações na IRA Bitcoin LLC, ofereceu um ponto de vista divergente: «É um pouco cedo para dizermos como as criptomoedas irão responder a uma correção do mercado.» Acrescentou, porém, que as criptomoedas «têm certamente algumas das vantagens dos metais preciosos.»

E completou:

«Se trata de um ativo não-correlacionado que deverá resistir à volatilidade do mercado […]. No entanto, uma severa desaceleração do mercado irá colocar pressão sobre todos os ativos elevadamente valorizados — os investidores irão procurar compensar as perdas com ganhos com criptomoedas.»

Potenciais ganhos para o ouro

Se as ações continuarem despencando o ouro irá certamente beneficiar, notaram os vários analistas. Greenspan afirmou que o «ouro deverá agir como bom indicador da busca de portos seguros. […] Se as coisas ficarem feias vamos observar [aumento da demanda].»

Segundo Oliver Isaacs, investidor, o ouro poderá apresentar algumas vantagens em relação às criptomoedas. A Bitcoin é relativamente recente, tendo existido menos de uma década — enquanto «o ouro tem 10 000 anos de história monetária e é universalmente aceite.» — Afirmou Isaacs.

Além disso, o ouro beneficia de uma vasta gama de produtos associados, como opções e futuros. O ouro é a «opção comum de proteção contra possível queda do mercado.»

Fonte: Forbes

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar