As três principais criptomoedas e a razão por trás do seu preço
Shutterstock
Página principal Finanças, Altcoins, Bitcoin, Criptomoedas
Tema do momento
6 de Abril de 2018

As três maiores criptomoedas do mundo por capitalização de mercado são a Bitcoin, a Ethereum e a Ripple — um pódio que se mantém há muito. Saiba mais sobre as mesmas.

A capitalização total do mercado de criptomoedas excede atualmente 249,6 bilhões de dólares — valor apurado às 8h30 de Brasília junto da referência Coinmarketcap. Há adolescentes se tornando bilionários graças à Bitcoin e a emoção generalizada é palpável.

No fundo, todo o mundo quer saber como ganhar dinheiro com a Bitcoin e outras criptomoedas. No entanto, a maioria dos investidores principiantes nem sequer consegue responder a questões básicas como: «Quando e como surgiu a Bitcoin?» Este artigo responde a essas questões.

As três maiores criptomoedas do mundo por capitalização de mercado são a Bitcoin, a Ethereum e a Ripple — um pódio que se mantém há muito. Confira o respetivo valor de mercado, como cada uma surgiu e o que fazem atualmente — bem como as razões para o seu preço.

Bitcoin: 112,7 bilhões de dólares de capitalização de mercado

Criada em 2009, a Bitcoin (Bitcoin) foi a primeira criptomoeda do mundo — e a primeira blockchain entrando em vigor. Continua a maior criptomoeda do mundo hoje em dia considerando a sua capitalização de mercado, o seu valor total de mercado.

«A Bitcoin é [a criptomoeda] mais cara devido à sua popularidade e à "vantagem de pioneira",» afirmou Asad Saddique, gestor de fundos privados e empreendedor na área do comércio eletrônico — baseado em Londres. É tão simples quanto isto.

Ethereum: 36,5 bilhões de dólares de capitalização de mercado

«A Ethereum é uma das principais plataformas para ICO [Ofertas Iniciais de Moeda] e Contratos Inteligentes,» avançou Saddique. «Se reuniram 5,6 bilhões de dólares em 2017 via ICO que na sua maioria tiveram lugar na plataforma da Ethereum.»

Os contratos inteligentes criptográficos foram introduzidos no mundo pela Ethereum (ETH/USD) em agosto de 2014 — surgem como aplicativos programados capazes de criar registros ou de realizar transações diretas, entre outros. No fundo ainda não é conhecido todo o potencial da sua utilização.

«Para participar em uma ICO na plataforma da Ethereum terá de comprar criptomoedas Ethereum. Assim, a economia simples da oferta e da demanda entra em jogo.» Afirmou Saddique.

Ripple: 18,4 bilhões de dólares de capitalização de mercado

A Ripple (XRP/USD) começou se vinculando ao protocolo da Bitcoin em 2013, ainda enquanto Opencoin. O seu software de código aberto pode ser facilmente usado, a criptomoeda é pro-regulamentação governamental e é possível enviar pagamentos com a mesma para endereços de Bitcoin.

«A Ripple se foca em soluções corporativas — como liquidação entre bancos,» avançou Saddique. «É um mercado que vale ao redor de 150 trilhões de dólares por ano e a Ripple estima acelerar as transações, que atualmente levam dias, para segundos — e espera reduzir os custos das transferências em 60%.»

A Ripple é especialista em transações financeiras de alta velocidade para bancos, sistemas de pagamentos e plataformas de ativos digitais. Os seus desenvolvedores têm experiência em criptografia, ciência de dados, desenvolvimento de software, segurança, análise e indústrias financeiras. Foi a criptomoeda com melhor desempenho em 2017.

Fonte: Forbes

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar