Como perder todo o seu dinheiro no mercado de criptomoedas
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
10 de Abril de 2018

Foram vários os traders lucrando com a volatilidade das criptomoedas no passado — mas também os principiantes perdendo todo o seu capital devido à flutuação de preços. Conheça alguns conselhos para não perder os seus fundos — contados na primeira pessoa.

O mercado de criptomoedas não surgiu há muito tempo — mas a sua popularidade disparou rapidamente, com cada vez mais indivíduos envolvidos. Poderá encontrar várias histórias de sucesso pela Internet, sendo a mais comum a que conta como indivíduos compraram bitcoins por centenas de dólares, há alguns anos, e se tornaram milionários.

Estas histórias inspiram, sem dúvida, mas encaremos a verdade: agora é muito mais difícil fazê-lo, o mercado de criptomoedas já deu o maior salto. A sua capitalização total chegou a superar os 800 bilhões de dólares, sendo pouco provável que volte a aumentar da mesma forma ou com a mesma rapidez.

Foram vários os traders lucrando amplamente com a volatilidade das criptomoedas no passado — mas também os principiantes perdendo todo o seu capital em um ápice devido à mesma flutuação de preços.

As pessoas interessadas em criptomoedas podem ser divididas em dois grupos: uma parte inclui os indivíduos que lidam com investimentos há muito e estão familiarizados com o mercado e a outra abrange os indivíduos que nunca se interessaram por investimentos até ao rápido crescimento das criptomoedas — tendo decidido, aí, se tornar «investidores».

Não há nada de errado no envolvimento no mercado de criptomoedas, mas devem ser conhecidos os riscos envolvidos — ou os erros mais comuns cometidos por principiantes que chegam ao mercado para lucrar rapidamente. Aprendi sobre essas falhas com pessoas com quem falei e outras experimentei eu mesmo. Saiba mais de seguida.

Como perder dinheiro no mercado de criptomoedas

1. Participar em um esquema «Pump and Dump»

Se já se interessava pelo tema criptomoedas antes do seu florescimento então sabe que há dezenas de blogues e canais no Telegram prometendo renda significativa e encorajando a participação em esquemas Pump and Dump. Na verdade, pode aumentar o seu capital dessa forma, mas apenas se for o organizador do esquema. Se for um participante comum as suas hipóteses serão muito menores.

Existe, assim, possibilidade de ganhar mais algum dinheiro, mas a eventualidade de perder o seu capital é muito superior. O conceito é simples: todos os participantes são informados do nome de um token, cujo preço se encontra aumentando. O problema é que são informados precisamente no momento em que o preço se encontra no pico. Assim, na maioria dos casos venderá tokens a um preço muito mais baixo do que o preço de compra.

2. Comprar «tokens» guiado por sinais não verificados

Não é preciso dizer muito sobre esta técnica. Recorde apenas de que usando esta técnica confia o seu dinheiro a pessoas desconhecidas. Se estas falharem, perde o seu dinheiro — mas elas não. Assim, se quiser de fato ser guiado por sinais o meu conselho é que observe com precisão os sinais primeiro e só depois tome uma decisão. É sempre melhor compreender a situação por si mesmo do que confiar em desconhecidos.

3. Investir todos os seus fundos em uma criptomoeda sem analisá-la

Leia mais sobre diversificação de ativos — não colocar todos os ovos na mesma cesta. Em suma: em vez de arriscar em uma só altcoin porque não comprar várias criptomoedas, distribuindo o seu capital pelas mesmas? A eficiência desta estratégia reside na complementaridade. Caso uma criptomoeda falhe, as outras cobrirão as suas perdas com o seu crescimento. Protege, assim, o seu capital.

Fonte: Medium

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar