Quanto teria hoje se tivesse investido nas maiores criptomoedas há um ano?
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
17 de Abril de 2018

Saiba quanto teria hoje se tivesse investido 1000 dólares em cada uma das maiores criptomoedas há um ano

Foram várias as criptomoedas com um desempenho extremamente positivo no último ano, especialmente nos últimos meses de 2017. Na verdade, entre as maiores do mundo por capitalização de mercado, o retorno anual da Bitcoin correspondeu ao menos significativo.

Com isso em mente dê uma olhada quanto a como as cinco maiores criptomoedas se portaram ao longo do último ano — e em torno de quanto teria ganho hoje se tivesse investido 1000 dólares em cada uma há um ano.

Quais as cinco maiores criptomoedas? Considerando a análise temporal sugerida só faz sentido examinar as criptomoedas existentes há um ano ou mais (pelo menos sob alguma forma negociável). Assim, falamos dos seguintes ativos digitais:

Bitcoin

Primeira criptomoeda criada, a Bitcoin (Bitcoin) teve um percurso notável ao longo dos seus oito anos de história. É a mais valiosa criptomoeda por uma ampla margem e se incluem entre os seus retornos criptomoedas que resultaram da mesma, como a Bitcoin Cash (EXANTE: Bitcoin.Cash).

Ethereum

Em vez de ter sido desenhada como meio de troca, como a Bitcoin, a Ethereum (ETH/USD) foi pensada para aplicação empresarial. Sem entrar em grandes detalhes técnicos, se destaca que a Ethereum usa «contratos inteligentes» — a serem testados por mais de 200 entidades.

Ripple

A Ripple (XRP/USD) foi pensada para o setor bancário, para facilitar transferências rápidas e econômicas de fundos, especialmente a nível internacional. A sua rede conduz transações céleres, com despesa mínima, e assegurou parcerias com a American Express, a MoneyGram International e outras.

Litecoin

Considerada a «prata» se a Bitcoin for encarada como o «ouro», a Litecoin (LTC/USD) surgiu de bifurcação na rede da Bitcoin em 2011. Se manifestou também como criptomoeda meio de troca, com transações mais rápidas e taxas mais baixas.

Stellar

Outro exemplo de criptomoeda desenhada para clientes corporativos, a Stellar oferece transações em apenas alguns segundos. Atraiu a atenção de grandes empresas como a IBM.

Qual o desempenho das maiores criptomoedas no último ano?

Dê uma olhada pelas cinco maiores criptomoedas em termos de capitalização de mercado: qual o seu preço há um ano, qual o seu preço agora e qual a variação.

Nota: atualmente, a Bitcoin Cash é a quarta maior criptomoeda e a Litecoin a quinta maior — e a Stellar não integra o top 5 das maiores criptomoedas do mundo por capitalização de mercado (se encontra na oitava posição). Porém, a Bitcoin Cash não existia há um ano, sendo assim considerada a Stellar. Se destaca, contudo, que a Bitcoin Cash resultou de bifurcação na rede da Bitcoin em agosto de 2017 — logo, tecnicamente foi possível investir na mesma há um ano. Assim, o atual preço de mercado do token da Bitcoin Cash se inclui nos ganhos da Bitcoin.

Assim, quanto teria hoje se tivesse investido há um ano?

Digamos que investiu 1000 dólares em cada uma destas criptomoedas há um ano (13 de abril de 2017). Com base nos dados apresentados no gráfico, o seu investimento original de 5 mil dólares equivaleria hoje a mais de 120 mil dólares — e após grande queda de preços sentida este ano.

O que esperar daqui para a frente

Os investidores que se envolveram no mercado de criptomoedas há um ano estão certamente em boa forma hoje — porém, as expetativas daqui para a frente não serão as mesmas.

Em carta enviada aos acionistas da Berkshire Hathaway em 2015, Warren Buffett discorreu sobre os incríveis retornos da empresa ao longo dos 50 anos em que assumiu o controle, mas advertiu que embora acreditasse que a Berkshire ainda viesse a proporcionar forte desempenho, não se deveria esperar o mesmo nível de retorno no futuro — uma vez que a empresa se tinha tornado bastante grande.

Se aplica a mesma ideia às criptomoedas.

Embora o preço das criptomoedas possa de fato aumentar, não é realista esperar que o valor da Stellar cresça 7820% todos os anos. Em suma, as criptomoedas tiveram um grande ano em 2017, mas é pouco provável que o desempenho do ano passado se repita — mesmo que continuem crescendo.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar