Dicas para identificar projetos fraudulentos em torno de criptomoedas
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
2 de Maio de 2018

Conheça alguns dos golpes mais comuns em torno do mercado de criptomoedas e se proteja

A Bitcoin (EXANTE: Bitcoin) é tão atraente para burlões como é para você. As transações com a maior criptomoeda do mundo são rápidas, internacionais e irreversíveis. Assim, à medida que a sua utilização aumenta, também a fraude sofisticada à sua volta cresce.

Deste modo, como evitar projetos fraudulentos?

Cabe relembrar que as regras intuitivas que se aplicam a fundos tradicionais também se aplicam à Bitcoin — e quem diz Bitcoin diz criptomoedas em geral. Falamos de medidas simples como «não confiar os seus fundos a estranhos».

Conheça alguns dos golpes mais comuns em torno deste mercado e se proteja.

Esquemas Ponzi

Estes esquemas atraem investidores com a promessa de comissões baixas ou inexistentes e de elevados retornos sobre os depósitos. Geralmente dependem do envolvimento constante de novos investidores, sendo essa a única fonte de receita ou crescimento do «sistema».

Tal como com todos os esquemas Ponzi, os primeiros investidores recebem os fundos dos investidores seguintes. Inevitavelmente, quando deixam de existir novos investidores — novos depósitos de fundos — o esquema entra em colapso e não podem ser pagos mais «dividendos».

O que observar:

  • Promessas de retornos/juros muito elevados;
  • Garantias de que «não irá perder o seu dinheiro»;
  • Pouca informação sobre a empresa e/ou proprietários;
  • Dificuldades no saque de fundos;
  • Ligações para registro com bônus elevado;
  • Sentido de urgência: «Invista agora!».

Fraudes com carteiras e plataformas de câmbio

Existem sites que afirmam ser carteiras destinadas ao armazenamento de criptomoedas — e outros que declaram ser plataformas de câmbio, onde se pode negociar criptomoedas. Outros ainda avançam realizar ambas as coisas. Porém, muitos correspondem a páginas fraudulentas.

O levam a se registrar e a depositar criptomoedas ou moeda «normal» por algum tempo para criar confiança. Depois, passado um tempo, desaparecem com o dinheiro.

O que procurar:

  • Negociar apenas com empresas registradas, respeitáveis;
  • Garantir que consegue verificar a identidade dos colaboradores/proprietários;
  • Ver se a empresa em questão é mencionada em notícias locais ou internacionais de fontes fidedignas;
  • Tratar novas plataformas, aplicativos ou extensões de navegadores com precaução.

Lista de fraudes conhecidas

Uma vez que é muito fácil criar um site fraudulento não é possível ter uma lista exaustiva de todas as fraudes atualizada. Deve fazer a sua própria pesquisa e aprender a buscar esquemas suspeitos.

Felizmente a comunidade tem vindo partilhando informação sobre iniciativas duvidosas. Confira algumas fraudes/discussões sobre o tema:

Em suma

A Bitcoin — e as criptomoedas em geral — é emocionante e tem tremendo potencial para mudar o mundo. Porém, se certifique de que percebe os riscos que esta envolve.

Ao investir cabe a você fazer a sua própria busca (o Google e o Reddit podem levá-lo longe). Se lembre: se algo soar bom de mais para ser verdade é porque provavelmente é.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar