Warren Buffett está errado quanto à Bitcoin: a opinião de especialistas
AP Photo/Nati Harnik
Página principal Finanças, Warren Buffett, Bitcoin, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
9 de Maio de 2018

Alguns peritos em criptomoedas consideram a opinião de Warren Buffett errada

Warren Buffett, lendário investidor e diretor executivo da Berkshire Hathaway, há muito que se mostra pessimista quanto à Bitcoin (Bitcoin), recorrendo a mensagens fortes para alertar os investidores dos riscos associados às criptomoedas — se destacando a expressão «veneno para ratos ao quadrado» que usou recentemente para descrever a Bitcoin. A mesma foi suficiente para interromper a recente recuperação da criptomoeda em direção aos 10 000 dólares, a lançando na direção oposta — com outras grandes criptomoedas seguindo o exemplo.

Embora seja difícil para muitos questionar a opinião de Buffett, alguns peritos em criptomoedas consideraram a sua avaliação da Bitcoin errada. Darren Marble, diretor executivo da CrowdfundX, é um dos especialistas com essa opinião.

«Embora Warren Buffett tenha acertado em muitos investimentos [no passado] está completamente errado quanto à Bitcoin uma vez que não sabe nada sobre a tecnologia [subjacente],» avançou Marble. «Como é que alguém que não utiliza correio eletrônico pode avaliar a Bitcoin? Não pode.»

Marble compara ainda o forte desempenho da Bitcoin à performance da Berkshire Hathaway nos últimos três anos: «Para registro, se tivesse investido em ações da Berkshire Hathaway há três anos estaria lidando com 30% de lucro agora, enquanto que se tivesse investido na Bitcoin há três anos teria alcançado 100 vezes mais literalmente.»

E faz uma previsão brusca. «Daqui a alguns anos, quando a poeira assentar, o erro de Warren Buffett quanto à Bitcoin será o maior erro da sua carreira e irá fazer com que os seus erros quanto à Amazon e Google pareçam perdoáveis.»

Marble não está sozinho. Daniel Rice, diretor de tecnologia da Sagewise, também discorda de Buffett.

«Discordamos com Warren Buffett quanto a a Bitcoin ser um jogo de soma zero,» afirmou Rice. «Embora seja verdade que a Bitcoin age de forma diferente de investimentos mais tradicionais, tal não é negativo na nossa opinião. Os investidores tradicionais se esquecem muitas vezes que a Bitcoin é uma infraestrutura tecnológica.»

Daniel Worsley, diretor de operações da LocalCoinSwap, concorda com os dois especialistas.

«A Bitcoin tem alimentado grande quantidade de inovação ao longo dos últimos anos. A sua revolucionária tecnologia blockchain mostrou que existem alternativas a muitas indústrias e ativos,» afirmou Worsley. «Fundos, seguros, contratos, capacidade de computação e até mesmo eleições são agora mais eficientes graças à Bitcoin e à blockchain

E completou:

«Warren Buffett avançou no passado que se deve investir naquilo que se conhece. É um conselho que todos devemos definitivamente seguir!»

Fonte: Forbes

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar