5 Aspetos a considerar antes de investir em uma ICO
Página principal Finanças, ICO, Criptomoedas
Tema do momento
18 de Junho de 2018

O mercado de criptomoedas é a indústria com mais rápido crescimento que o sistema financeiro já observou — proporcionado tanto por criptomoedas estabelecidas como por novas opções que surgem todas as semanas. Porém, com milhares de projetos lançando as suas Ofertas Iniciais de Moeda (ICO) se tornou difícil determinar quais terão potencial para vingar no mercado. Se seguem, assim, cinco aspetos que deverá ter em consideração para separar o trigo do joio — os projetos vencedores dos restantes.

1. Equipe de desenvolvimento e consultores

Analise a equipe de desenvolvimento e os consultores por detrás do projeto. Se junte ao respetivo Telegram. Busque os seus nomes no Google. Têm experiência no setor das criptomoedas? Contribuíram para mais algum projeto atualmente em vigor? A página oficial inclui as fotos de cada membro da equipe? Quão difícil é encontrar informação sobre os mesmos? Se for difícil e se não facultarem dados então é provável que não tenham experiência no setor — ou que estejam escondendo algo.

2. Métricas referentes aos «tokens»

Como serão distribuídos os tokens? Que percentagem irá para venda ao público — e que percentagem fica para a equipe e consultores? A equipe terá os seus tokens «bloqueados» por um certo período de tempo? São questões fundamentais a considerar. A maioria dos bons projetos no mercado tem os seus tokens bloqueados para provar aos investidores a sua seriedade quanto ao longo prazo do projeto — ou seja, o foco não são apenas ganhos no curto prazo. Verifique também a oferta em circulação, a oferta total e pergunte: estará a capitalização de mercado demasiado elevada?

3. Financiamento

Quanto é que a equipe pretende reunir? Se procura 30 milhões de dólares e não justifica a razão para tal então se trata de uma grande bandeira vermelha. Espreite a sua página oficial e veja em que pretende aplicar os fundos arrecadados. Mas não fique por aí, há mais aspetos a considerar. Foi realizada pré-venda de tokens? Que fundos reuniram de investidores institucionais? Se uma grande parte do financiamento já reunido tiver sido atribuído por investidores institucionais poderá querer deixar passar essa. Foram várias as ICO a cancelar a venda ao público depois de terem atingido os seus objetivos com as pré-vendas.

4. Comunidade e investidores

Os projetos com uma comunidade forte são geralmente os mais bem-sucedidos. Tal como referido acima, antes de investir se junte ao grupo de Telegram da empresa ou projeto. Veja como os administradores respondem a questões dos investidores. Veja como os investidores falam sobre o projeto. Veja o que está sendo dito sobre o projeto no Bitcoin Talk: está sendo elogiado ou considerado uma fraude? Além disso, deverá considerar se envolve investidores de outros projetos. Um exemplo: a NEO é uma das maiores investidoras do projeto Tomochain, o que concede alguma credibilidade ao mesmo.

5. Fase do projeto

Em que fase é que a equipe se encontra em relação ao desenvolvimento do produto? Tem apenas um Livro Branco? Testnet? Tem alguma margem de manobra aqui, mas apenas se o projeto tiver uma equipe sólida. A Matrix AI, por exemplo, se encontrava em uma fase bastante inicial de desenvolvimento quando conduziu a sua ICO, mas contava com alguns dos mais sólidos desenvolvedores e consultores do setor.

Considere, também, os seus objetivos pessoais neste aspeto. Está pensando vender os tokens adquiridos algumas semanas depois de serem distribuídos ou quer mantê-los por mais tempo? Se busca um investimento rápido então um projeto em uma fase inicial de desenvolvimento poderá não ser o melhor investimento para você.

Fonte: Medium

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar