O velho oeste das criptomoedas precisa de um xerife
MorozkiArt
Página principal Finanças, Regulação das criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
27 de Setembro de 2018

As autoridades parecem estar acordando para os riscos envolvidos neste mercado. Porém, dadas as potenciais ameaças, a atenção regulatória está atrasada.

A Bitcoin (Bitcoin) nasceu há nove anos como um projeto anárquico: uma criptomoeda desligada de qualquer banco central. Prometia uma alternativa revolucionária ao atual sistema internacional de pagamentos, substituindo a «administração central» por uma imensidão de pontos de verificação digitais descentralizados. Entretanto, a Bitcoin e a tecnologia que esta usa, a blockchain, estão se tornando convencionais. Os reguladores começam se focando na maior criptomoeda do mundo e nas altcoins que esta inspirou — e os maiores bancos do globo estão se voltando para a tecnologia blockchain para combater a ameaça de rivais.

Surgiram mais criptomoedas (as altcoins, criptomoedas alternativas à Bitcoin), plataformas de câmbio de criptomoedas, corretoras de criptomoedas e fornecedores de carteiras de criptomoedas — além de aplicativos para a negociação e armazenamento destes ativos digitais. Em consequência, têm soado alarmes quanto a baixas condições de segurança neste ecossistema e potencial uso de criptomoedas e das respetivas redes para branqueamento de capitais e financiamento de atividade terrorista. Neste contexto a atenção dos reguladores se tornou inevitável — designadamente após amplas oscilações de valor sentidas pela Bitcoin.

As autoridades parecem estar acordando para os riscos envolvidos.

Um comitê parlamentar britânico avançou na semana passada que o mercado das criptomoedas não passa de um «velho oeste», solicitando regulamentação adequada; o gabinete da procuradora-geral de Nova Iorque publicou um relatório denunciando conflitos de interesses «generalizados» em muitas plataformas de criptomoedas e ausência de medidas suficientes para evitar a manipulação do mercado; a União Europeia incluiu as plataformas e carteiras de criptomoedas na quinta versão da sua diretiva contra o branqueamento de capitais, entrando em vigor em 2019; e o Financial Action Task Force se encontra analisando o mercado.

Porém, dadas as potenciais ameaças, a atenção regulatória está atrasada. Os investidores focados em criptomoedas estão atualmente expostos a risco não controlado, que poderá resultar na perda completa dos seus investimentos. Falamos, entre outros, de valorizações que se baseiam largamente em sentimento, e não em fundamentos. No entanto, em simultâneo, a inovação associada ao mundo das criptomoedas não deve ser menosprezada. Neste âmbito, a tecnologia blockchain é um bom exemplo: se tem provado útil em transações trans-fronteiriças ou para o rastreamento de bens e produtos em diversas áreas, do varejo ao fornecimento alimentar.

Se trata de um mercado altamente complexo — que exige enquadramento coordenado e apropriado. A regulamentação adequada irá proporcionar crescente adoção por parte de investidores individuais — e irá tornar respeitável o envolvimento de grupos financeiros tradicionais. Atualmente, os bancos que oferecem serviços a empresas de criptomoedas preferem manter essas ligações privadas. De fato, alguns participantes do mercado valorizam a privacidade e a opacidade que este proporciona, mas muitos outros acolhem o escrutínio regulatório e respetivas vantagens.

No fundo, o futuro do mundo das criptomoedas poderá envolver maior integração técnica e regulatória com o mundo financeiro convencional.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar