Como lidar com o excesso de confiança no investimento em criptomoedas
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
16 de Outubro de 2018

As emoções constituem um dos principais aspetos com os quais um trader tem de lidar. Na verdade, os traders bem-sucedidos são conhecidos por serem bons controlando suas emoções — o que é essencial uma vez que as emoções podem provocar grandes perdas.

É um desafio, assim, lidar com receios e pânico quando se investe — se destacando que a maioria dos traders se esforça por fazê-lo. Porém, grande parte tende a esquecer ou subestimar uma emoção ainda mais perigosa que o medo: o excesso de confiança.

O excesso de confiança pode ser tão ou mais grave que o medo. Ao sentir receio tende a ser, no mínimo, cauteloso. No entanto, ao se sentir confiante (em excesso), logo mais seguro, é possível que seja descuidado e que invista mais do que deveria.

Esta é, de fato, a maior causa de grandes perdas de capital na negociação de criptomoedas.

Por que é o excesso de confiança perigoso?

Como lidar com o excesso de confiança no investimento em criptomoedas
TK Hammonds/Unsplash

O principal problema com o excesso de confiança é que os investidores tendem a subestimar as circunstâncias — tomando passos arriscados, descontraindo em demasia e sobrestimando as suas capacidades. Uma combinação de tudo isto resulta no chamado viés do otimismo.

Se trata de uma situação em que pensa que é bastante capaz de algo ou que controla algo. Todavia, na realidade, tem pouco ou nenhum controle. Quando traders e investidores focados em criptomoedas se tornam convencidos assim tendem a cometer erros terríveis.

Se destaca que a maioria dos casos de excesso de confiança na negociação de criptomoedas decorre do alcance de sucesso no passado, muitas vezes resultado de pura sorte. Muitos traders, em particular os principiantes, assumem que como tiveram sorte outrora irão continuar tendo. Vimo-lo acontecer bastante no auge da valorização do mercado de criptomoedas em janeiro de 2018.

Os principiantes começaram se tomando por peritos. Como resultado, apenas muito poucos perceberam que o mercado poderia cair, com muitos perdendo bastante dinheiro no processo.

É claro que muitas pessoas lucraram bastante na altura, com a Ripple surgindo como a maior surpresa: chegou a gerar um retorno de 350 dólares por cada dólar investido. Porém, os mais atentos sabiam que o mercado não se poderia sustentar eternamente. Assim, foram saindo — antes da grande queda no final de janeiro.

No fundo, o principal problema com o excesso de confiança é que poderá resultar em mau julgamento, lhe custando bastante no processo. E ninguém está imune. Até mesmo traders de criptomoedas experientes foram vítimas e perderam somas consideráveis. É por isso que deve se proteger com tudo o que tem.

Como lidar com o excesso de confiança na negociação de criptomoedas?

Por mais simples que possa parecer o primeiro passo consiste em perceber que o excesso de confiança existe e que pode prejudicá-lo. Se as suas transações estiverem correndo bastante bem e chegar ao ponto em que começa baixando a sua guarda deve se tornar cuidadoso. Tal é relevante pois os traders tendem a cometer uma série de erros de negociação quando sentem que não há nada a temer.

Deixe de subestimar o mercado

Não importa o quão bem o mercado se encontra, não cometa o erro de o subestimar. Preste atenção ao sentimento do mercado, observe bem os gráficos, ouça as notícias e faça as devidas pesquisas antes de negociar criptomoedas. Esteja alerta e se lembre de que negociar é, basicamente, um jogo de soma zero — o que significa que por cada pessoa que vence há outras que não.

Permaneça cauteloso

O que todos os traders experientes sabem é que as marés podem mudar em um segundo. É possível o mercado parecer altista em um minuto e baixista no minuto seguinte. Basta apenas um anúncio importante ou um evento global para tudo mudar — aspetos que poderão influenciar positiva ou negativamente o mercado. Assim, se mantenha cauteloso, tanto quanto possível, mesmo que as suas operações estejam correndo bem.

Adote uma postura objetiva

As estratégias permanecem relativamente constantes na negociação de criptomoedas… Bem como os seus resultados. Porém, são geralmente suportadas por análise profunda e consideração de vários outros fatores. Analise todos os dados disponíveis, pondere toda a informação e se mantenha racional. É a melhor forma de conservar o excesso de confiança distante, garantindo sucesso na negociação.

Dê prioridade à gestão de risco e de fundos

Adote protocolos comprovados de gestão de fundos e de risco. Minimize os seus riscos o máximo possível e siga estratégias de gestão de fundos testadas e comprovadas. É a única forma de manter as suas emoções sob controle.

É fácil querer aplicar todo o seu capital quando vê que o mercado presta um bom desempenho. Embora tal possa funcionar e gerar quantia significativa de fundos, a realidade é que pode também perder tudo no caso de desaceleração do mercado.

Conclusão

O excesso de confiança deve ser eliminado o máximo possível. Não importa o quão bem o mercado se encontra ou o quanto alcançou em negociações anteriores. Se estiver confiante de que o sucesso de iniciativas anteriores se manterá para novas, está claramente negociando com excesso de confiança. Tal poderá lhe custar bastante e resultar em perda significativa.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar