3 Dicas para «millennials» que enfrentam mercado com tendência baixista
Página principal Finanças, Finanças pessoais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
24 de Outubro de 2018

Saiba o que fazer com os seus investimentos em uma altura em que se verifique mercado com tendência baixista

1. Busque tendências do setor e compreenda indicadores-chave

A melhor forma de saber como lidar com flutuações durante um mercado em baixa passa por fazer o trabalho de casa. Enquanto os outros se encontram em pânico, tomando decisões com base nas suas emoções, deverá procurar realizar uma análise técnica sem se envolver emocionalmente.

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn e pela Ipsos este ano, a geração do milênio está mais propensa a tomar em consideração informações partilhadas nas redes sociais, experiência pessoal com empresas e feedback de amigos e família quando toma decisões de investimento. Embora estes fatores não tenham de ser completamente ignorados, poderão não ser os melhores indicadores do comportamento de uma criptomoeda.

Estude indicadores-chave ao redor do movimento de preço das criptomoedas — como artigos de notícias relevantes, nova regulamentação e iniciativas tomadas por investidores de referência.

Um exemplo: a 9 de junho foram divulgadas notícias em como a US Commodity Futures Trading Commission (CFTC) havia exigido dados referentes à negociação de criptomoedas a várias plataformas de câmbio de criptomoedas para investigar a possibilidade de se verificar comprometimento de preços no mercado. Tal causou uma queda significativa dos preços nas 24 horas seguintes, mas em última instância não foi motivo de alarme.

Em vez de se concentrar apenas em formas subjetivas de analisar investimentos, se familiarize com métodos de análise técnica — como a capacidade de compreender a média móvel de uma criptomoeda, que indica o seu preço médio ao longo de um período de tempo. Esta média pode ajudá-lo a colocar as tendências que segue em perspetiva, evitando distrações causadas por flutuações aleatórias de preços.

2. Diversifique os tipos de ativos em que investe — e a dimensão dos seus investimentos

A diversificação da carteira de investimentos é crítica em qualquer mercado, se destacando ser extremamente relevante em mercados com tendência baixista. No que diz respeito às criptomoedas, a geração do milênio as considera uma excelente opção para diversificação. Na verdade, 20% dos investidores consideram o investimento em criptomoedas uma forma de se protegerem contra quedas experienciadas por ativos tradicionais.

No entanto, nem todos os investidores desta geração consideram a totalidade dos aspetos de diversificação que devem ter em conta. Se seguem algumas estratégias de diversificação a ter em mente:

Diversifique dentro da classe de ativos

Enquanto a maioria vê as criptomoedas como uma boa adição a uma carteira que combine criptomoedas e investimentos tradicionais, como ações e obrigações, a maioria não diversifica dentro da classe de ativos. São tantos os possíveis investimentos em criptomoedas que todos representam diferentes níveis de risco. Confira, assim, os principais investimentos em criptomoedas que deve considerar incluir na sua carteira:

  • Criptomoedas: escolha uma combinação de criptomoedas constantes, como a Bitcoin e a Ethereum, e de altcoins com maior potencial de crescimento.
  • Ativos «tokenizados»: as classes de ativos tradicionais, como imobiliário, estão se tornando «tokenizadas», oferecendo crescente liquidez e menores barreiras à entrada e apresentando o mesmo crescimento constante.
  • Ofertas Iniciais de Moeda: as ICO são possivelmente o mais arriscado investimento neste setor. Se certifique de que faz o trabalho de casa antes de avançar e invista apenas em tokens de empresas que tenham uma reputação forte e um modelo claro de como a sua criptomoeda irá representar valor para os investidores.

Diversifique entre investimentos de curto e longo prazo

Além de diversificar entre tipos de ativos deve procurar a criação de uma carteira com uma forte combinação de investimentos para o curto e o longo prazo.

Enquanto muitos investimentos em criptomoedas em mercado com tendência baixista exigem que aposte no longo prazo, há oportunidades para ganhos no curto prazo. O scalping é um exemplo de uma estratégia mais arriscada — que tira vantagem de pequenos movimentos de preço que podem resultar em lucros durante um mercado baixista.

Escolha uma combinação de tipos de investimento que se ajuste à sua aversão ao risco — mas considere pelo menos aplicar uma porcentagem da sua carteira no curto prazo, com investimentos com mais alto rendimento.

3. Se prepare para flutuações do mercado

3 Dicas para «millennials» que enfrentam mercado com tendência baixista
Cvandyke/Shutterstock.com

Não importa o quão preparado está e o quão diversificada a sua carteira é: o mercado de criptomoedas é extremamente volátil. Deve estar preparado para lidar com flutuações regulares do mercado para sobreviver a um mercado baixista.

Evite dívidas

Infelizmente, 75% da geração do milênio norte-americana tem algum tipo de dívida. E mais: 25% das dívidas se encontram acima dos 30 mil dólares. Tal torna difícil manter um plano de investimento.

Se estiver contando que ganhos de curto prazo poderão ajudá-lo com a dívida ou se for incapaz de permitir que investimentos amadureçam, não será tão bem-sucedido fazendo isso durante flutuações do mercado.

Não faça nada

Às vezes a melhor resposta a uma queda no mercado é não fazer nada. Poderá ser difícil «se fingir de morto» e resistir ao impulso de tirar os seus investimentos ou de tentar equilibrá-los através de outro, mais arriscado, investimento. Porém, assumir uma abordagem sem interferência frente aos seus investimentos em criptomoedas pode ajudá-lo a evitar a venda em pânico e a superar as flutuações.

No mercado de criptomoedas as flutuações são inevitáveis. O fato de estamos vivenciando um mercado em baixa é também inevitável. A escolha que os investidores têm se prende com a sua resposta ao mercado. Ao se tornar um investidor instruído e experiente estará perfeitamente preparado para sair de um mercado em baixa na melhor posição possível.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar