3 Oportunidades de investimento a que deverá estar atento
Página principal Finanças

Embora não seja possível prever com total segurança o futuro retorno sobre a maioria dos investimentos há áreas para as quais se pode discernir provável crescimento contínuo — se assumindo uma abordagem que envolva acompanhamento próximo e foco no longo prazo. Com isso em mente considere as oportunidades de investimento que se seguem.

1. ETF

Os ETF, ou fundos transacionados em bolsa, testemunharam um boom de popularidade nos últimos anos. Um ETF é uma cesta com vários títulos (como ações) geralmente projetado para seguir um índice subjacente. No fundo, surge quase como uma mini-carteira de ativos. Cada ETF se foca geralmente em um setor, classe de ativos ou categoria específica — e alguns ETF setoriais estão preparados para crescimento futuro.

Em particular, os ETF associados a utilitários mostram uma grande promessa — como o Utilities Select Sector SPDR ETF (XLU).

Embora o seu valor possa ter caído este ano em relação a 2017, o seu crescimento constante e sustentado desde 2009 é significativo. Além disso, as suas principais participações são aplicadas a empresas como a NextEra Energy, a Duke Energy ou a Dominion Energy, que cobrem tanto fontes convencionais de energia (como eletricidade e gás natural) como fontes renováveis de energia. A NextEra é número um do mundo na sua área.

2. REIT

Muitos REIT, ou fundos de investimento imobiliário, têm beneficiado das recentes tendências imobiliárias, se destacando que o número de locatários tem aumentado constantemente a nível global. O UDR, Inc., por exemplo, detém perto de 50 mil apartamentos, existe há cerca de 46 anos e pagou dividendos aos seus investidores em 33 desses anos.

A sua estratégia é simples e brilhante ao mesmo tempo. Construir ou comprar em bairros populares, onde existem empresas com necessidade insaciável de colaboradores e onde seja difícil encontrar casa. Falamos de cidades como São Francisco, Boston, Los Angeles, Seattle e Washington DC — sendo a estratégia aplicável a outros pontos do globo.

O preço das suas ações tem registrado crescimento constante nos últimos três anos, depois de um grande salto entre 2013 e 2015, de acordo com a Yahoo Finance. Com as taxas de aquisição de casas em baixa em muitas cidades em expansão, os REIT poderão beneficiar imensamente do aumento do arrendamento ao longo do próximo ano.

3. Indústria de prestação de cuidados a idosos

A indústria da prestação de cuidados a idosos está crescendo — e não se trata de bolha especulativa. O mundo está envelhecendo, se estimando que o número de pessoas com 60 ou mais aumente para 2 bilhões até 2050 — aproximadamente 22% da população global, segundo a Organização Mundial de Saúde. Assim, com a população sênior aumentando surgem oportunidades de investimento em empresas focadas neste grupo etário.

Falamos de áreas críticas como as indústrias de cuidados de saúde ao domicílio e de alojamento na aposentadoria ou velhice. O Bureau of Labor Statistics dos EUA estima que a demanda por ajuda domiciliária e por pessoal prestador de cuidados especializados relacionados aumente 47% e 39%, respetivamente, ao longo dos próximos dez anos.

E isto nos leva a outro ponto: os cuidados de saúde representam das maiores despesas registradas com a população sênior — e de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) os gastos com saúde entre os seus 35 estados-membros poderão aumentar para 14% do PIB até 2060.

Assim, ao considerar esta área busque ações de farmacêuticas ou de empresas fornecedoras de produtos de consumo — como a Johnson & Johnson, a Merck, a Pfizer e a United Health Group. E não fica por aqui. Além dos cuidados de saúde são várias as indústrias auxiliares, relacionadas, oferecendo uma grande gama de oportunidades de investimento. Esteja atento ao setor.

A opinião do autor pode não coin­cidir com a posição dos edi­tores.

Fonte: Forbes

Por favor, descreva o erro
Fechar