1% > 99%, ou o cúmulo da desigualdade
Página principal Estilo de Vida

A desigualdade económica não para de aumentar. Prevê-se que no próximo ano 1% da população tenha mais riqueza do que os restantes 99% combinados. É num mundo assim que você quer viver?

Parece que os ricos estão a ficar cada vez mais ricos, e muito em breve irão ter mais do que todo o resto da população junta. É o que revela o relatório da Oxfam. No próximo ano 1% da população terá uma riqueza igual á dos restantes 99% juntos.

"1% dos mais ricos assistiram ao crescimento global da sua riqueza de 44% no ano de 2009 para 48% em 2014". Segundo relatório entregue esta segunda-feira pela Oxfam.

De acordo com estes dados, se este ritmo se mantiver, 1% da população mundial será detentora de 50% do PIB do planeta, nos próximo anos.

"Quer mesmo viver, num mundo em que 1% da população mundial tem mais riqueza do que todos nós juntos?". Perguntou Winnie Byanyima – Diretora Executiva da Oxfam. “A desigualdade global (…) é simplesmente aterradora.”

Byanyima irá co presidir no anual World Economic Forum, que vai ter lugar em Davos esta semana. Tenciona utilizar a conferência de Davos, para pedir que se tomem medidas para travar a crescente desigualdade.

80% das pessoas mais ricas do planeta, têm mais riqueza do que mais de 3.5 mil milhões de pessoas pobres, diz o relatório.

Byanyima afirma que: "A desigualdade económica global é impressionante: e apesar destas questões estarem no foco da agenda global. O fosso entre os mais riscos e o resto, é cada vez maior, e cresce cada vez mais rápido."

"Chegou a altura dos nossos líderes fazerem face aos interesses dos poderosos que se interpõem no caminho, e que impedem a existência de uma sociedade mais justa e próspera."

De acordo com o relatório há mais dados alarmantes:

"Dos restantes 52% da riqueza global, 46% são propriedade de um quinto da população mundial mais rica."

Os restantes 80% população só têm na sua posse 5% da riqueza mundial. No ano passado a riqueza média estava na casa dos 3,851 dólares por pessoa. Em oposisão a esses dados, no ano passado os membros da elite global detinham uma riqueza média de 2.7 milhões de dólares por pessoas.

O relatório foi apresentado um dia antes do presidente norte-americano lançar propostas que visam a cessão de isenções fiscais sobre os mais ricos. Barack Obama dirigiu-se à população no discurso do Estado da União na passada terça-feira.

Por favor, descreva o erro
Fechar