15 Conselhos de empreendedores de sucesso
Página principal Estilo de Vida

Construir um negócio de sucesso a partir do zero não é fácil, e ninguém o faz sozinho. Para os empresários que o fazem, a diferença entre desistir e persistir nos momentos mais difíceis podem ser os conselhos de pessoas que já o fizeram antes - e ser inteligente o suficiente para os ouvir. Então, está pronto para receber bons conselhos?

Desde o pai do bilionário Mark Cuban que lhe disse que não existem atalhos, até ao fundador da Lululemon, Chip Wilson, que percebeu que as pessoas gostam realmente de ajudar os outros, pedimos a 15 empresários de sucesso para partilhar o melhor conselho que alguma vez receberam, descobrindo as lições que ficaram com eles até hoje.

1. Bilionário Mark Cuban: Não existem atalhos

O investidor e proprietário dos Dallas Mavericks, disse ao Business Insider que o melhor conselho que alguma vez recebeu foi:

“Trabalha. Trabalha mais. Pensa mais. Excede as tuas expectativas. Não existem atalhos.”

O conselho veio do seu pai, que fazia estofos para os carros, quando Cuban estava no secundário.

“Ele sempre foi muito encorajador mas também muito realista,” disse Cuban do seu pai.

2. Empresário hoteleiro, Jon Taffer: Observar cada detalhe do nosso negócio

Numa entrevista recente com o Business Insider, o apresentador do programa de TV "Bar Rescue" e antigo proprietário de negócios, Taffer relembra:

“Quando eu era jovem, há anos atrás, um vice presidente da Hyatt olhou para mim e disse, ‘tu olhas mas não vês.’”

Taffer aprendeu a olhar não só para a o grande cenário, mas também para cada lugar, trabalho de luzes, e interação com o cliente.

“Observar cada fissura, cada detalhe. Eu aprendi a ver realmente e não olhar apenas para o meu negócio,” afirma.

3. Fundador da FUBU, Daymond John: Não persiga o dinheiro

Na sua infância a sua mãe dizia:

“O dinheiro é um bom escravo mas um mestre terrível.”

O investidor do Tanque de Tubarões afirmou a Richard Feloni do Business Insider:

“No início eu estava a fazer coisas apenas porque pensava que queria ser rico. Durante a maior parte do tempo, esses negócios falharam, e mais tarde, quando comecei a fazer as coisas mais casualmente, porque realmente gostava de as fazer, esses negócios floresceram.”

4. Fundador e CEO da Panera Bread, Ron Shaich: A vantagem competitiva é tudo

“Perder a vantagem competitiva é o maior risco no negócio,” disse Shaich ao Business Insider. "Se não há uma razão para as pessoas passarem pela oferta da competição e vir antes ao nosso negócio, então este não existe."

“Se não consegue fazer alguma coisa para entusiasmar alguém – não toda a gente – mas se consegue ser o melhor para alguém, então consegue ganhar,” disse.

“O que interessa é perceber o que se pode fazer por alguém que mais ninguém pode fazer melhor.”

5. Magnata do setor imobiliário Barbara Corcoran: O meu melhor conselho foi um insulto

Chamem-lhe psicologia inversa, mas foi um insulto que motivou Corcoran para o sucesso.

“É estranho. O melhor conselho foi o pior conselho,” afirmou a Henry Blodget do Business Insider. “Foi do meu namorado e parceiro no meu primeiro negócio, quando ele me disse que eu nunca iria ter sucesso sem ele. Eu fiquei magoada claro. Mas graças a Deus que ele me insultou porque eu não teria construído um enorme negócio sem isso. Isso manteve-me a tentar tudo e mais alguma coisa, porque eu não lhe podia dar a satisfação de me ver falhar. Por isso o melhor conselho foi um insulto.”

6. Criador do Dilbert, Scott Adams: Não desista

“O melhor conselho que eu recebi foi antes de eu ser um cartoonista sindicalizado,” declarou Adam ao Business Insider.

“Pedi conselhos a um cartoonista profissional, Jack Cassady, que teve um programa de televisão chamado ‘Funny Business’ há anos atrás na PBS. Escrevi-lhe, e ele deu-me este conselho: ‘É um negócio competitivo, não desistas.’”

“O que sou não muito profundo, mas deixem-me avançar a história,” continua Adam.

“Montei algumas tiras e mandei-as a revistas – The New Yorker, Playboy – mas rejeitaram-nas. Por isso eu disse, ‘oh bem, pelo menos tentei.’ Um ano depois, recebo uma segunda carta de Cassady. Ele tinha estado a limpar o seu escritório e deparou-se com as minhas amostras originais. Ele disse que só me estava a escrever para garantir que eu não tinha desistido. E eu tinha. Por isso retirei os meus apetrechos das caixas e decidi levantar a cabeça. Tinha de fazer mais uma coisa antes da sorte me encontrar,” disse ele, “acontece que uma das, talvez, seis pessoas neste mundo que podiam ter olhado para o meu cartoon e dizer ‘sim’, era uma mulher casada com um homem que era a imagem chapada, e tinha o mesmo emprego que o Dilbert. Esta última tentativa tinha sido absolutamente necessária, e não teria acontecido sem o melhor conselho que alguém alguma vez me deu, que é que não desista.”

7. Fundador da Container Store, Kip Tindell: Os negócios deviam ser vantajosos para todos os envolvidos

Uma das lições favoritas de Tindell vem de um industrialista, Andrew Carnegie, que disse:

“Encham o cesto do outro até cima. Então, fazer dinheiro torna-se uma proposta fácil.”

Ele pôs este conselho em ação pagando aos seus empregados o dobro da média da indústria e perguntando aos vendedores como é que os poderia ajudar a ter sucesso, em vez de os tentar explorar.

“Tudo o que se faz e tudo o que não se faz é tão mais importante para o mundo e para o nosso negócio que o que se pensa.”

“Se conseguir ter noção do poder do seu gesto, então tem uma grande vantagem de negócio.”

8. Fundador da Lululemon, Chip Wilson: Não há problema em pedir ajuda

“Demorei muito tempo a perceber isto, mas [o conselho foi] pedir ajuda e que eu não sei tudo,” disse Wilson ao Business Insider. “As pessoas adoram ajudar. Não tenho de ser inseguro e sabichão.”

Ele teve esta revelação no Fórum da Landmark, um workshop de fim-de-semana a que foi em 1991. Aprender como confiar nos outros e a partilhar o controlo foi uma lição critica para o sucesso da Lululemon, porque no inicio ele estava a geri-la ao mesmo tempo que outra empresa.

9. Empreendedor e autor Tim Ferriss: Você é a média das pessoas com quem se associa

Scott Beale / Laughing Squid

“O melhor conselho que já recebi foi este: Nós somos a média de cinco pessoas com quem nos associamos mais,” afirmou Ferriss, autor do livro best-seller “A semana de trabalho de quatro horas”.

Ele recebeu o conselho de um treinador de Wrestling, quando estava no secundário, e nunca se esqueceu.

“Uso-o a toda a hora, seja na escolha de investimentos, na escolha de investidores, na escolha de que equipas de desporto apoiar, ou nas pessoas com que vou jantar. Penso nisso constantemente.”

10. Presidente da Camping World Marcus Lemonis: Dedique-se a um negócio onde pode ser o maior peixe

“O melhor conselho que alguma vez me deram foi de Lee Laccoca, que foi muito influente na minha carreira,” explicou Lemonis ao Business Insider.

“É muito simples. Entrar num negócio onde se pode ser o maior peixe e não o mais pequeno. Entrar num negócio onde pode ser um agente ativo, onde se pode fazer a diferença. Comigo resultou bem.”

11. Empreendedora de publicidade Sara Rotman: Estar confortável é o inimigo

“O melhor conselho que já recebi foi do meu primeiro contabilista quando estava a discutir o almoço da minha empresa,” disse Rotman, fundadora da empresa de publicidade MODCo, que tem clientes como Vera Wang, True Religion, e Tory Burch.

"Estávamos a falar do meu plano de negócios e de quando dinheiro pedir para almoçar. Ela disse, sabiamente, ‘tem apenas dinheiro suficiente em mão para sobreviver; nunca tanto que te sintas confortável. É importante estar assustado no início.’”

“Embora prefira descrever o sentimento de ter fome ao de ter medo, eu pensei que tinha sido um grande conselho,” disse ela. “Percebi que esta fome é um motivador incrivelmente importante durante toda a carreira. Estar conformar é o inimigo. Mantermo-nos com fome força-nos a continuar a sobreviver, crescer e evoluir.”

12. CEO da 5 Acres Farms, Dan Horan: A simplicidade é tudo

“A simplicidade é realmente importante,” afirmou Horan ao Business Insider. “Tem de ser simples, e às vezes para fazer algo simples temos de estudar realmente tudo, mas tudo, sobre o assunto. Pode tornar-se complexo, mas tem de ser apresentado de forma simples, particularmente no que toca a pessoas: quando as pessoas compram algo não querem uma aula.”

13. Presidente da Hello Design, David Lai: O seu tempo é uma comodidade preciosa

“Ao crescer, o meu pai dir-me-ia sempre ‘Só temos todos 24 horas por dia. É o que escolhemos fazer com elas que nos define,’” disse Lai ao Business Insider.

“É a única coisa que nunca podemos ter de volta.”

14. CEO da NewsCred Shafqat Islam: Se não lhe dizem não constantemente então não se está a esforçar o suficiente

“Muitas pessoas dizem-me isto, não sei se o consigo creditar a uma só pessoa, mas uma coisa que eu acho é que se não lhe dizem ‘não’ vezes suficiente por dia, então provavelmente não está a fazer as coisas como deve ser ou não se está a esforçar o suficiente,” disse Islam ao Business Insider.

“Eu acho que é um bom conselho para alguém a construir uma empresa porque se ouve ‘não’ tantas vezes,” continua Islam.

“E eu acho que é normal, é uma coisa boa, que se está a tentar fazer algo disruptivo, que é totalmente inovador, que vá gerar muitos ‘nãos’.

15. Presidente da SumAll Dane Atkinson: Aprenda a dizer não e a concentrar-se no que faz melhor

“Uma coisa que eu me tenho vindo a aperceber é que a concentração é criticamente importante.”

“Dizer não a ideias boas é necessário para ter ideias brilhantes. Cada passo tem de ser dado na direção de um só caminho. É uma coisa muito difícil de fazer enquanto empreendedor, porque não se tem confiança verdadeira no caminho onde se vai. Veem-se pequenas companhias a criar marcas de serviços porque querem ter executivos de contas que trabalham com os clientes,” adiciona Atkinson, “por isso eles tentam rodar os seus produtos para servirem três grupos diferentes nos primeiros anos, e essa é uma situação muito adversa para se estar. Todos esperamos que os serviços façam uma coisa bem, permitir que se procure o mundo, ou introduza 140 caracteres, ou envie fotografias aos nossos amigos. É uma fórmula muito simples que se repete e repete sempre até ao sucesso.”

Por favor, descreva o erro
Fechar