9 Bilionários que nunca acabaram a universidade
Página principal Estilo de Vida

É do senso comum que um curso superior é meio caminho andado para uma carreira de sucesso. Mas veja como o diploma não fez muita falta a 9 bilionários da área das tecnologias. E então, está decidido a continuar na universidade?

“Nunca deixei que a escola interferisse com a minha educação." — Mark Twain

Em criança, fui ensinado que o caminho para o sucesso se parecia com isto: Estudar muito. Ir para a faculdade. Trabalhar ainda mais. Casar com uma boa pessoa, ter uma vida tranquila, trabalhar até à reforma, e aí desfrutar dos frutos do meu trabalho.

Soa familiar, não? Aposto que ouviu esta afirmação durante toda a sua vida — as pessoas sem diplomas universitários fazem menos dinheiro e não conseguem os bons empregos.

Pelo menos, é isso que nos é dito.

Mesmo sabendo que o custo dos diplomas universitários tem aumentado exponencialmente, deixando os estudantes americanos com mais dívidas do que alguma vez tiveram, a sabedoria convencional diz-nos que a faculdade é uma necessidade. Estamos também a usar mais empréstimos como fundo da nossa educação; estudantes dos EUA agora devem mais de um bilião de dólares em empréstimos marcantes para a sua educação.

Mas tem de ir para a faculdade. Falhará se não o fizer.

Tome nota destes bilionários que partilham uma caraterística que os teria impedido de vencer na vida: desistiram da faculdade.

Cada pessoa nesta lista desistiu da faculdade, porém todos eles acabaram por não só fazer milhões, mas milhares de milhões na área da tecnologia. Ter-se-iam saído melhor com um diploma universitário? É difícil imaginar como.

1. Michael Dell — fundador da Dell

Património líquido: 21,9 mil milhões de dólares

Escola: Universidade de Texas

Seria Michael Dell alguma vez indicado para a universidade? Com apenas 8 anos de idade, ele candidatou-se ao exame de equivalência do secundário. Os seus pais forçaram-no a continuar na escola, mas isso não o abrandou. Ao invés disso, concentrou-se em atividades pós-escolares e, aos 14 anos, descobriu que era bastante bom a arranjar computadores. Dell deu uma hipótese à faculdade na Universidade de Texas. Os seus pais tinham a esperança que ele se tornasse médico, mas acabou por construir um negócio de computador na sua residência para estudantes que fatura $25,000 por mês. Espero que os pais dele não estejam dececionados com o seu percurso profissional!

2. Elizabeth Holmes — fundadora da Theranos

Património líquido: 4,5 mil milhões de dólares

Escola: Stanford

Elizabeth Holmes frequentou Stanford para estudar engenharia química; foi aí que registou o seu primeiro paciente e viajou para Singapura para trabalhar no vírus do síndrome respiratório agudo. Mesmo antes do seu segundo ano universitário, no entanto, Holmes deixou Stanford para trás e perseguiu o seu sonho de ser pioneira da medicina personalizada. Hoje, está a reconfigurar o sistema de saúde americano, com a sua tecnologia revolucionária de análise de sangue que faz testes diagnósticos com apenas uma gota de sangue.

3. Mark Zuckerberg — fundador do Facebook

Património líquido: 33,3 mil milhões de dólares

Escola: Harvard

Ainda bem que Zuckerberg pelo menos deu hipótese à faculdade. Se não não fosse o seu tempo passado em Harvard, poderia nunca ter conhecido os seus colegas de quarto Eduardo Saverin, AndrewMcCollum, Dustin Moskovitz, e ChrisHughes, que o ajudaram a lançar a primeira versão do Facebook da sua residência universitária.

4. Steve Jobs — fundador da Apple

Património líquido: 11 mil milhões de dólares

Escola: Reed College

O fundador icónico da Apple poderá ser o universitário que desistiu da universidade mas que acabou por se tornar no bilionário mais conhecido do planeta. Não é como se não tivesse ganho nada do seu tempo na faculdade; a inspiração de Jobs foi o anseio de um interface de computador tão bonito como a caligrafia nos posters do campus universitário.

5. Bill Gates — fundador da Microsoft

Património líquido: 80.5 mil milhões de dólares

Escola: Harvard

Gates iniciou a sua frequência em Harvard em 1973 mas desistiu dois anos mais tarde. Enquanto lá esteve, dizia aos professores que seria milionário antes de ultrapassar os 30 anos de idade. Nunca satisfeito consigo próprio, Gates tornou-se multimilionário aos 31.

6. Jack Dorsey — co-fundador do Twitter

Património líquido: 2.3 mil milhões de dólares

Escola: Universidade de Ciências e Tecnologia de Missouri e Universidade de Nova Iorque

Dorsey frequentou Missouri durante pouco tempo antes de se transferir para a Universidade de Nova Iorque. Tinha estado interessado em computadores e programação desde os seus anos no secundário em St. Louis, porém desistiu antes de receber o seu diploma. Em vez disso, foi para Oakland e encontrou-se com Biz Stone e Evan Williams. Stone era um executivo na primeira companhia de Dorsey e Williams, Odeo, antes de entrar a bordo com eles para criar um site simples chamado Obvious, que foi baseado em mensagens com 140 carateres. Soa muito semelhante ao Twitter,huh? Isso é exatamente em que Obvious se tornou.

7. Evan Williams- co-fundador do Twitter

Património líquido: 2.4 mil milhões de dólares

Escola: Universidade de Nebraska-Lincoln

Como o seu co-fundador Dorsey, Williams sentiu a chamada para a start-up e abandonou a faculdade antes da sua graduação. Na verdade, ele abandonou a Universidade de Nebraska-Lincoln depois de somente um ano e meio. A star-up Odeo foi um sucesso para o par, mas foi o Twitter que fez de ambos bilionários. Williams ainda está na direção do Twitter mas neste momento passa a maior parte do seu tempo no seu blog, Medium.

8. Larry Ellison— Fundador da Oracle

Património líquido: 46 mil milhões de dólares.

Escola: Universidade de Illinois em Urbana-Champaing e Universidade de Chicago

Ellison deixou a Universidade de Illinois no seu segundo ano sem sequer atender aos exames finais, depois da morte da sua mãe adotiva. Ele tentou um período escolar na Universidade de Chicago, mas acabou por se mudar para a Califórnia. Ainda bem que o fez. Depois de uns falsos começos, Ellison fundou uma empresa com dois parceiros – essa empresa foi rebatizada Oracle Systems Corporation em 1982.

9. Jan Koum- Fundador da WhatsApp

Património líquido: 6.8 mil milhões de dólares.

Escola: Universidade Estadual de São José

Koum encarna o sonho americano. Depois da emigração para os E.U.A aos 16 anos com a sua mãe ele tirou uma especialização em matemática e ciências de computação na Universidade Estadual de São José. Contudo, o seu trabalho como analista de segurança durante a universidade levou-o a um lugar na Yahoo. Ele deixou a universidade para trabalhar para a Yahoo durante 9 anos, antes de começar a WhatsApp.

Se for obrigatório para si concluir um curso universitário, deixe-me dizer que provavelmente não vai querer ir para Harvard ou Stanford.

Estou a falar a sério – inscrevam-se na Universidade da Pensilvânia. A Universidade da Pensilvânia é a que produziu até ao momento nos E.U.A mais bilionários que acabaram a universidade. Charles Butt, Steve Cohen, Elon Musk e Ronald Perelman são todos diplomados da Universidade da Pensilvânia.

Por favor, descreva o erro
Fechar