5 Maneiras de descobrir a cultura de uma empresa
Página principal Estilo de Vida

Se está prestes a trabalhar numa nova empresa, é normal que tenha dúvidas sobre se o ambiente dessa empresa será o mais adequado para si. Mas se estiver atento a determinados sinais descobrirá muito sobre essa empresa através de uma simples primeira impressão. Nós ajudamo-lo a descodificar esses sinais.

A felicidade é subjetiva, claro. O que me faz feliz pode não lhe fazer diferença. Eu sinto-me feliz quando estou a fazer um tipo de trabalho que satisfaça as minhas necessidades criativas, num local de trabalho onde me veja a aprender e crescer como pessoa na minha carreira. Isto é influenciado grandemente pela cultura da companhia. Aqui estão algumas sugestões de fatores a ter em atenção na sua entrevista no local para que possa saber ao que se vai associar.

1. Olhe à sua volta

Sabe como olha para uma potencial nova casa? É dessa forma que devia estar a observar quando entra no seu potencial escritório para uma entrevista. A questão é que não pode perguntar ao “corretor” nenhumas perguntas diretas. No entanto não desespere, é fantástico o quanto pode perceber apenas observando o que o rodeia. Mantenha os seus olhos e orelhas abertos.

  • Ouvido no escritório:

“Desculpe, não pode falar ao telefone dentro do perímetro do escritório. Deve usar o corredor.”

O que significa: existem regras neste escritório, e elas devem ser cumpridas. Se é alguém que é mais produtivo quando está num ambiente estruturado, então este sítio pode ser bom para si.

  • Fotografias de família, tiras de banda desenhada, espaços personalizados

O que significa: Esta empresa encoraja os empregados a ter uma voz distinta e personalidade. Se é alguém que floresce num ambiente mais livre, então pode ter esperanças de uma segunda entrevista neste local.

2. A atenção vale para os dois lados

“Então, o que faz nos seus tempos livres?” Ao responder consigo perceber que a entrevistadora não está a ouvir realmente porque já passou para a próxima pergunta.

Se ela for a sua futura gerente, e não está interessada no que tem para dizer… bem, não espere contribuir muito para esta empresa. O trabalho é provavelmente um papel pequeno, ou pior, o seu gerente acha que você não tem nada a oferecer. Isso não é bom para a sua auto-estima, nem para as suas aspirações na carreira.

Procure sinais que lhe digam que ela está genuinamente interessada em si. Uma boa forma de aprender mais é prestar atenção às questões que lhe são feitas. Se ela estiver interessada, de repente vai encontrar-se numa conversa interessante em vez de um diálogo unidirecional.

3. É humano?

Já fui a algumas entrevistas onde só me apetecia saltar da cadeira, procurar por um código de barras e perguntar ao entrevistador: é um humano ou um robot?

Existem tantos blogues e livros que falam sobre a importância da linguagem corporal numa entrevista. Infelizmente, elas são todas direcionadas ao entrevistado. Por isso, se observar a entrevistadora com cuidado, há tanto que pode descobrir sobre o seu futuro naquela empresa. Ela pode estar a dizer, “Eu dou muita liberdade à minha equipa,” mas tudo o que ela indica com o corpo diz o contrário. Vigie a sua postura – ela é estrita ou está à vontade?

Se a sua postura foi rígida, pode significar que o seu potencial patrão tem a sua maneira de fazer as coisas. Se precisar de algum “amor à força” então encontrou o seu lugar.

4. Currículo vs Pessoa

Deixem-me só dizer, eu sou mais que o meu currículo. Alguns recrutadores insistem em rever cada ponto do seu currículo, e isso é importante, mas não é uma entrevista muito mais que isso? Adoro ver entrevistadores a tirarem uma sugestão do meu currículo e depois fazerem-me perguntas mais profundas.

Quando alguém olha apenas para o seu currículo durante a entrevista, isso diz-me que a empresa está mais interessada no que sei fazer que em mim como individuo. Eles não querem saber a minha história, quem eu sou, de onde venho. Não procuram contratar uma pessoa, procuram alguém que consiga fazer aquele trabalho.

5. O seu gerente gosta da sua empresa?

“Antes de lhe dar o teste, quero dizer-lhe que este trabalho requere muito trabalho árduo e horas extra. Não é só diversão.” Eu devia ter sabido naquela altura que este não era um local de trabalho feliz (ou que o gerente não era um campista contente – de qualquer forma, devia ter-me mantido longe dali).

Empregados infelizes fazem um local de trabalho infeliz. Como uma pessoa de fora, isto é surpreendentemente fácil de perceber. Também é verdade ao contrário. Quando alguém adora o que faz, nota-se. Nem se tem de perguntar. As pessoas coram, falam incessantemente, e brilham ao mencionarem o nome da empresa.

Conheci pessoas que adoram os seus empregos e as empresas para quem trabalham. É raro, mas quando se trata de um caso de longa duração, sabemos que é amor verdadeiro. Quando os trabalhadores estão num emprego por uma quantidade de tempo considerável (há gerentes de produto e arquitetos que estão com a Zoho uma média de 10 anos), sabemos que a empresa está a fazer as coisas da maneira certa. Se o seu futuro gerente fala da fantástica cultura de trabalho da empresa sem que tenha de lhe perguntar, tome nota. E se houver um suspiro profundo antes da entrevista começar, tome nota disso também. Lembre-se, ninguém consegue fingir felicidade. Pelo menos não por muito tempo.

Por favor, descreva o erro
Fechar