Sabe daqueles esquemas malucos que supostamente vão torná-lo rico sem sequer precisar de sair do sofá? Pois isso acabou de resultar para o norte-americano Eric Martin, de York, no estado da Pensilvânia.
O mês passado, Martin leu acerca de uma nova empresa de tecnologia e retalho chamada Jet.com, que estava a promover uma competição para incentivar as pessoas a convencerem os amigos a subscreverem uma versão experimental do seu serviço. A empresa anunciou que iria oferecer 100 mil ações da companhia a quem conseguisse trazer o maior número de pessoas.
O norte-americano de 28 anos gastou 18 mil dólares em publicidade em sites como o Swagbucks e o Gifthulk, que recompensam as pessoas por se inscreverem em sites e serviços online. Eric Martin trabalha em Informática, mas, na verdade, foram alguns familiares que lhe recomendaram estes sites, após não ter sucesso nas suas tentativas de publicitar a iniciativa no Facebook ou no Google.
Em apenas três semanas, Martin conseguiu inscrever mais de oito mil pessoas no programa da Jet.com. A empresa anunciou a semana passada que ele tinha sido o maior angariador, e entregou-lhe 100 mil ações.
Fato engraçado acerca dessas 100 mil ações: embora a Jet.com ainda não esteja cotada publicamente, a empresa já assegurou um financiamento de 220 milhões de dólares, e está à beira de triplicar esse investimento. A companhia é discreta acerca das suas finanças, mas 100 mil ações podem facilmente valer vários milhões de dólares (a Fusion.com aponta para um valor a rondar os 20 milhões).
Martin afirma não ter ideia acerca do valor dessas ações, mas que ficará contente se puder reaver o seu investimento. Ele referiu que as ações estão bloqueadas até que a empresa seja vendida ou faça uma oferta pública de aquisição, e que por isso ainda não pode ver qualquer dinheiro. Martin comenta:
“Não estou a planear fazer qualquer mudança no meu estilo de vida. Comprei umas pernas de caranguejo para celebrar, mas não passa disso.”
A Jet.com foi fundada por Marc Lore, o empresário responsável pela Diapers.com e que vendeu a companhia à Amazon por 540 milhões de dólares em 2010. A empresa planeia competir com a Amazon (AMZN, Tech30), promovendo uma subscrição anual de 50 dólares – em troca, promete aos seus clientes oferecer enormes desconto em compras online (entre 10% a 15% mais barato que em qualquer outro site, afirma a Jet.com). Pode ser comparada com uma versão online da Costco (COST).
Ainda assim, Martin não é capaz de revelar as suas impressões acerca do site. Ele afirma que a Jet.com deixou os participantes darem uma espreitadela no serviço, mas ele acabou por não o utilizar, já que estava demasiado ocupado a angariar outras pessoas para se inscreverem.
“Mas estou entusiasmado com o site!”, afirmou Martin.