14 Multimilionários que começaram do nada
Página principal Estilo de Vida

Conheça 14 histórias de coragem, de persistência, de talento e também de muita sorte. Estas histórias não lhe fazem acreditar que tudo é possível?

A Forbes divulgou a sua lista anual, Forbes 400, revelando as 400 pessoas mais ricas dos EUA. Não é apenas uma lista de privilégios; são histórias de oportunidades. Muitos destes êxitos começaram com meios limitados. Estas histórias de patinhos feios que se tornaram cisnes relembram-nos que através de determinação, coragem, e alguma sorte qualquer pessoa pode superar as suas circunstâncias e alcançar um sucesso extraordinário.

1. Jan Koum — o diretor executivo e co-fundador da WhatsApp, vivia de apoios sociais antes de se ter tornado multimilionário

Património líquido: $7,7 mil milhões (de acordo com Forbes)

Koum, 37 anos, veio para os EUA da Ucrânia com 16 anos de idade. A sua família lutava para fazer face às dificuldades, sobreviviam de food stamps que conseguiam a alguns quarteirões de distância dos futuros escritórios da WhatsApp em Mountain View, Califórnia.

Em 2009, ele e o co-fundador Brian Acton lançaram a app de mensagens em tempo real com o objetivo de unir as pessoas de todo o mundo. A WhatsApp, que tem agora mais de 600 milhões de usuários por todo o mundo, concordou com a aquisição por parte do Facebook no valor de $19 mil milhões no início do ano. O negócio tornou Koum num multimilionário.

2. Jack Ma — ensinou Inglês antes de fundar a Alibaba

Patrimônio líquido: $20,2 mil milhões

Nascido em Hangzhou, China, Ma cresceu na pobreza. Não conseguia arranjar um emprego no KFC local. Chumbou nos exames nacionais de admissão para a universidade nacional – por duas ocasiões – antes de finalmente passar e iniciar a sua carreira como professor de Inglês.

Depois, em 1995, teve a sua primeira visita aos EUA. Viu a internet pela primeira vez. Reconhecendo que havia pouco no caminho do conteúdo chinês online, criou a Páginas da China, uma diretoria que foi possivelmente a primeira startup chinesa na web. Rapidamente fracassou.

Em 1999, ele fundou a Alibaba. Hoje, o comerciante online trata do dobro da mercadoria da Amazon. Com a oferta pública inicial de Setembro, Ma tornou-se a pessoa mais rica da China.

3. Elizabeth Holmes —iniciou a sua companhia de diagnósticos ao sangue quando tinha 19 anos

Patrimônio líquido: $4,5 mil milhões

Quando Holmes era uma estudante de segundo ano com 19 anos na Universidade de Stanford em 2003, iniciou Theranos, uma companhia de diagnósticos de sangue que torna as análises sanguíneas acessíveis.

O startup Palo Alto tem 500 funcionários, um financiamento documentado de $400 milhões, e uma avaliação de $9 mil milhões.

Holmes sempre foi precoce – aprendeu Mandarim sozinha no seu tempo livre enquanto crescia em Houston. Criando patentes antes de entrar em Stanford. E agora ela vale milhares de milhões.

4. Ingvar Kamprad foi criado numa quinta na Suécia antes de fundar a IKEA

Patrimônio líquido: $3,9 mil milhões

Quando Kamprad era apenas um rapaz de 7 anos a crescer na Suécia rural na década de 1920, vendia fósforos aos seus vizinhos.

Rapidamente evoluiu para lápis, cartões de saudação, e ornamentos de Natal. Aos 17 anos, fundou uma companhia de nome IKEA, abreviatura para Ingvar Kamprad de Elmtaryd, Agunnaryd, nome baseado na sua terra natal. Aos 21, começou a vender mobiliário – e o império da IKEA tinha começado.

5. Howard Schultz da Starbucks cresceu num complexo habitacional para os mais desfavorecidos

Patrimônio líquido: $2.1 mil milhões

Numa entrevista com o tabloide britânico Mirror, Schultz diz:

"Ao crescer sempre senti como se estivesse a viver no outro lado da estrada. Sabia que as pessoas do outro lado tinha mais recursos, mais capital, famílias mais alegres. E por alguma razão, não sei porquê nem como, mas queria ultrapassar essa cerca e alcançar algo para além do que se dizia ser possível. Posso usar fato e gravata mas conheço as minhas raízes e sei como é."

Schultz acabou por adquirir uma bolsa de estudos para a Universidade do Norte de Michigan através do futebol e foi trabalhar para a Xerox após a sua graduação. Pouco depois, tomou posse de um café chamado Starbucks, que tinha na altura apenas 60 lojas. Schultz tornou-se o diretor executivo da empresa em 1987 e aumentou a cadeia do café para mais de 16,000 estabelecimentos em todo o mundo.

6. Nascida na pobreza, Oprah Winfrey tornou-se a primeira correspondente televisiva afro-americana em Nashville

Patrimônio líquido: $3 mil milhões

Winfrey nasceu numa família desfavorecida no Mississippi, mas isto não a impediu de ganhar uma bolsa de estudo para a Universidade Estatal de Tennessee e de se tornar na primeira correspondente televisiva afro-americana do estado aos 19 anos.

Em 1983, Winfrey mudou-se para Chicago para trabalhar num programa de entrevistas matinal, que mais tarde seria chamado "The Oprah Winfrey Show."

7. A certa altura, o empresário Shahid Khan lavou pratos por $1,20 a hora

AP Photo/Sang Tan

Patrimônio líquido: $4,4 mil milhões

Ele é agora um dos indivíduos mais ricos do mundo, mas quando Khan veio para os EUA do Paquistão, trabalhou como lavador de pratos enquanto frequentava a Universidade de Illinois. Khan possui agora Flex-N-Gate, uma das maiores empresas privadas dos EUA; os Jacksonville Jaguars da NFL e o clube de futebol de Premier League Fulham.

8. John Paul DeJoria, o homem por detrás do império de cuidados de cabelo e Patron Tequila, previamente viveu com uma família de acolhimento e no seu carro

Patrimônio líquido: $3,2 mil milhões

Antes dos 10 anos de idade, DeJoria, um americano de primeira geração, vendia cartões de Natal e jornais para ajudar a sustentar a sua família. Ele foi eventualmente enviado para viver numa família de acolhimento e até passou algum tempo num gangue antes de se alistar no exército.

Com um empréstimo de 700 dólares, DeJoria criou John Paul Mitchell Systems e vendeu champô porta a porta enquanto vivia no seu carro. Lançou mais tarde Patron Tequila, e agora investe noutras indústrias.

9. O co-fundador de Forever 21 Do Won Chang trabalhou inicialmente como empregado de limpeza, assistente num posto de gasolina, e num café

Patrimônio líquido: $5,2 mil milhões

A equipa de marido e mulher –Do Won Chang e Jin Sook – por detrás da Forever 21 não tiveram sempre tanta sorte. Após se mudarem da Coreia para a América em 1981, Do Won teve de manter três empregos ao mesmo tempo para sustentar a família. Abriram a sua primeira loja de roupa em 1984.

Forever 21 é hoje em dia um império internacional de 480 lojas que arrecada cerca de $3 mil milhões de vendas por ano.

10. Ralph Lauren era um balconista na Brooks Brothers que sonhava com gravatas de homens

Anton Oparin/Shutterstock.com

Patrimônio líquido: $7,8 mil milhões

Lauren concluiu o secundário no Bronx, N.I., mas desistiu mais tarde da faculdade para se juntar ao Exército. Foi enquanto trabalhava como balconista na Brooks Brothers que Lauren se questionou se os homens estavam preparados para designs de gravatas mais largos e claros. O ano em que decidiu tornar o seu sonho numa realidade, 1967, Lauren vendeu o equivalente a $500,000 em gravatas. Abriu a Polo no ano seguinte.

11. Leonardo Del Vecchio cresceu num orfanato e mais tarde trabalhou numa fábrica onde perdeu parte do seu dedo

Patrimônio líquido: $18,4 mil milhões

Del Vecchio, que fundou a Luxottica em 1961, foi uma de cinco crianças que foi eventualmente enviada para um orfanato porque a sua mãe viúva não tinha a capacidade de cuidar dele. Ele iria mais tarde trabalhar numa fábrica criando moldes de peças para automóveis e armações para óculos.

Com 23 anos de idade, Del Vicchio abriu a sua própria loja de moldagem, que se foi expandindo até se tornar no maior fabricante de óculos de sol e de prescrição com marcas como Ray-Ban e Oakley.

12. O lendário comerciante George Soros sobreviveu a ocupação Nazi da Hungria e chegou a Londres como um estudante universitário empobrecido

Patrimônio líquido: $24 mil milhões

No início da sua adolescência, Soros fez-se passar pelo afilhado de um funcionário do Ministério Húngaro da Agricultura de modo a permanecer protegido da ocupação Nazi da Hungria. Em 1947, Soros fugiu do país para ir viver com os seus familiares em Londres. Ele ingressou na Escola de Economia de Londres trabalhando como empregado de mesa e porteiro de transportes ferroviários.

Após se ter licenciado, Soros trabalhou numa loja de lembranças antes de arranjar trabalho como banqueiro em Nova Iorque. Em 1992, a sua famosa aposta contra a libra britânica fê-lo ganhar mil milhões de dólares.

13. O Larry Ellison do Oracle desistiu da faculdade após o falecimento da sua mãe adotiva e viveu de biscates durante oito anos

Patrimônio líquido: $48 mil milhões

Nascido em Brooklyn, N.I., de uma mãe solteira, Ellison foi educado pela sua tia e pelo seu tio em Chicago. Após a morte da sua tia, Ellison abandonou a faculdade e foi para a Califórnia para fazer biscates durante os oito anos seguintes. Fundou a empresa de desenvolvimento de software Oracle em 1977, que é agora uma das maiores empresas tecnológicas do mundo.

Afastou-se agora do seu cargo como diretor executivo – mas continua a levar a cabo uma vida formidável.

14. Roman Abramovich tornou-se órfão em criança. Neste momento o magnata russo possui o clube de futebol Chelsea

Patrimônio líquido: $9,5 mil milhões

Abramovich nasceu em 1966 em Saratov, Rússia. A sua mãe faleceu quando tinha 18 meses de idade. O seu pai quando tinha quatro anos. Foi acolhido pelo seu tio, quando se tornou órfão, em Moscovo e pelos seus avós no norte da província de Komi.

Frequentou a faculdade no Instituto Industrial da Rússia e começou então a comercializar produtos petrolíferos na Sibéria ocidental.

O Guardian declara que a sua "grande oportunidade" veio em 1992 quando ele caiu nas boas graças de Boris Berezovsky, um dos principais magnatas russos enquanto o país se movia para o capitalismo.

Berezovsky fugiu para o Reino Unido após acusações de fraude. Abramovich tomou as rédeas do seu império, acumulando "80% da Sibneft, a quinta maior empresa russa de óleo; 50% da Rusal; e 26% da Aeroflot, a companhia aérea nacional da Rússia," reporta o Guardian. Depois envolveu-se em investimentos privados.

Hoje, Abramovich e um dos indivíduos mais ricos da Rússia, e tem brinquedos como o maior iate do mundo, um Boeing 767, e o clube de futebol Chelsea.

Por favor, descreva o erro
Fechar