Muitas empresas de topo fazem perguntas estranhas e inesperadas para avaliar a personalidade dos candidatos e ver como reagem sob stress. Por isso se lhe perguntarem qual a sua princesa favorita da Disney não se admire.
Você está numa séria entrevista de trabalho. Está tudo a correr bem. A certa altura é-lhe perguntado: “Quem venceria numa luta entre o Homem-Aranha e o Batman?” O seu primeiro pensamento poderá ser “não posso crer!”. Mesmo assim, não importa o quão estranha uma pergunta pareça durante uma entrevista de emprego, respire fundo e entre no jogo.
É claro que poderá ser algum idiota a brincar consigo – mas provavelmente será somente a empresa a querer perceber como é que você responde sob pressão, como é que pensa num problema e se encaixa na empresa.
Seguem-se as 10 perguntas mais bizarras que o Glassdoor, site de oportunidades de emprego, reuniu a partir de candidatos que passaram recentemente por entrevistas.
1. “Quem venceria numa luta entre o Homem-Aranha e o Batman?” – Candidato a posição de médico na Universidade de Stanford.
Pois… Esta poderá ser uma das questões em que a abordagem inteligente poderá passar por fazer algumas perguntas para contexto antes de responder, avança Susan Underwood, Diretora de Aquisição de Talentos da Glassdoor. Por exemplo: onde é a luta? Eles estão a escalar um edifício? Têm armas especiais?
2. “Qual é a sua música favorita dos anos 90?” – Candidato a posição na área de atendimento ao cliente na Squarespace.
A intenção aqui poderá ser somente ter uma noção da sua personalidade. Mas Underwood sugere que tal como em todas as questões em entrevistas de emprego poderão relacionar a sua resposta com as principais características do trabalho para o qual se está a candidatar. Não se recorda de nenhuma música específica dos anos 90? Escolha outra música e explique porque gosta da mesma.
3. “Se você acordasse e tivesse 2.000 e-mails por ler e conseguisse somente responder a 300 dos mesmos como escolheria quais os e-mails a responder?” – Candidato a posição no programa de rotação da Dropbox.
A maioria dos empregadores quererá saber como é que você prioriza o trabalho e faz uma triagem em situação de crise. As empresas de tecnologia, concretamente, poderão estar interessadas em perceber como é que você lida com uma avalanche de pedidos, considerando que os prazos são apertados e podem surgir bastantes emergências relacionadas com clientes ou produtos.
4. “Descreva a cor amarela a alguém que é cego.” – Candidato a posição de comissário de bordo na Spirit Airlines
Talvez não por coincidência o amarelo é a cor da empresa Spirit – contudo Underwood considera que esta questão procura perceber a sensibilidade do candidato. Neste caso você poderá abordar a questão dizendo que perguntaria ao indivíduo cego como é que se sente ao sol. Independentemente da sua resposta (por exemplo: “quente”) será de notar que essa é uma forma de descrever amarelo.
5. “Se você tivesse uma máquina que produzisse 100 dólares para a vida toda quanto estaria disposto a pagar pela mesma hoje?” – Candidato a posição de analista de pesquisa na Aksia.
Considerando que a Aksia oferece aconselhamento a investidores institucionais esta questão não parece totalmente desadequada: Como é que você avalia o valor de um investimento? Mas Underwood pergunta o que quererão dizer com “100 dólares para a vida”. Então você poderá perguntar se seriam 100 dólares por ano, todos os meses, por dia? Os 100 dólares ajustar-se-iam à inflação? Você poderá também querer perguntar pela concorrência: a máquina está patenteada? Quantas outras empresas possuem um produto semelhante?
6. “O que é que tomou ao pequeno-almoço?” – Candidato a posição de associado de vendas na Banana Republic.
Realmente não dá para ter uma ideia do que estará por detrás desta pergunta. Underwood sugere que responda que comeu algo saudável pois gosta de estar pronto para o dia.
7. “O que faria se fosse o único sobrevivente num acidente de avião?” – Candidato à posição de investigador de segurança e confiança na Airbnb.
Esta questão poderá ser uma tentativa de perceber como você lidaria com uma situação desconhecida, segundo Underwood. A sua recomendação: dê uma resposta que leve o entrevistador a saber que você é alguém que verifica os factos pelo menos duas vezes e que apoia aqueles que o rodeiam. Por exemplo, você poderá dizer que verificaria se de facto não existiriam mais sobreviventes. Underwood diz: “Se houvesse e a informação tivesse sido mal comunicada você teria salvado uma vida.” Ou você poderá dizer que primeiro tentaria ficar em segurança, chamaria ajuda e de seguida ajudaria a informar familiares se fosse necessário.
8. “Se lhe pedissem que descarregasse um Boeing 747 cheio de gomas o que faria?” – Candidato à posição de gestor de suporte de TI na Bose. É um grande trabalho e aparentemente tem que o fazer. Peça mais informação antes de apresentar o seu plano. Por exemplo: de que recursos dispõe? Quanto tempo tem para descarregar o avião? Como é que as gomas estão empacotadas?
9. “Quantas pessoas voaram de Chicago no ano passado?” – Candidato à posição de engenheiro de software na Redbox.
A sua tarefa aqui é demonstrar como é que você pensa e especificamente como é que chega a uma estimativa razoável sem muito conhecimento inicial. Deixe o entrevistador perceber de que dados você pensa precisar para responder. Poderá mesmo perguntar se existe algum problema em pesquisar online. Underwood diz que em qualquer caso “É importante ouvir as respostas do entrevistador às suas questões – irão guiá-lo.”
10. “Qual a sua princesa da Disney preferida?” – Candidato à posição de membro da equipa da Cold Stone Creamery
Underwoord aconselha que se estiver a concorrer a um trabalho na área dos serviços a Cinderella poderá ser uma boa resposta – na medida em que é trabalhadora, encara os desafios e é simpática. Não tem uma queda por princesas? Em vez disso poderá escolher um príncipe ou super herói trabalhador e simpático.