A Califórnia implementou restrições de água por todo o estado, mas se os californianos querem realmente conservar água, o que devem é reduzir no café, arroz e carne. Será que é isso que está a ser feito?
A Califórnia implementou restrições obrigatórias de água por todo o estado enquanto tentar lidar com os efeitos de uma seca intensa e plurianual. O governador Jerry Brown disse que as novas regulamentações poderiam reduzir o uso de água em 25%.
Uma redução de 25% não significa que a água potável se irá tornar escassa, e um duche mais curto não fará assim tanta diferença. Isso é porque a maior parte da sua “pegada de água”– a quantidade de água que você é responsável por consumir – está escondida. A maior parte da água é utilizada, na verdade, no processo de fazer outra coisa. Por exemplo, aquele litro de cerveja que bebeu no sábado à noite necessitou na realidade de 300 litros de água para ser produzido:
As coisas pioram quando toca à comida. A pegada de água das frutas e legumes que consumimos é enorme:
E depois temos a carne. Criar animais requer fornecer-lhes água potável, às vezes durante anos antes de serem abatidos, e os animais também comerão grandes quantidades de grãos e forragem que também requerem grandes quantidades de hidratação, criando um golpe duplo de intensidade de água.