Página principal Estilo de Vida

Sendo o cofundador da Hotwire.com e diretor executivo da Zillow durante os últimos sete anos, Spencer Rascoff de 39 anos encaixa na definição de sucesso da maioria das pessoas. Como pai de três filhos, Spencer é uma pessoa ocupada em casa e no trabalho.

Qual é a única coisa que Spencer se recusa a fazer no fim-de-semana? Trabalho, pelo menos, no sentido tradicional. Rascoff diz:

"Eu nunca vou ao escritório nos fins-de-semana, mas verifico o meu e-mail à noite. Os meus fins-de-semana são um momento importante para desligar do dia-a-dia e ter a oportunidade de pensar mais profundamente sobre a minha empresa e a minha indústria. Os fins-de-semana são uma excelente oportunidade para refletir e ser mais introspetivo sobre as questões maiores."

O estudo constatou que a produtividade por hora diminui drasticamente quando a semana de trabalho é superior a 50 horas e a produtividade cai tanto após 55 horas que não faz sentido trabalhar mais. É isso mesmo, as pessoas que trabalham até 70 horas (ou mais) por semana, na verdade, conseguem fazer a mesma quantidade de trabalho feito por pessoas que trabalham 55 horas.

As pessoas de sucesso sabem a importância de mudar a rotina durante o fim-de-semana para atividades de relaxamento e rejuvenescimento. Como Spencer, usam os seus fins-de-semana para criar uma próxima semana melhor.

Isto é mais fácil dizer do que fazer, então aqui vai uma ajuda. A lista seguinte contém 10 coisas que as pessoas bem sucedidas fazem para encontrar o equilíbrio no fim de semana e para voltarem ao trabalho na segunda-feira de manhã com 110%.

1. Desligam-se

Desligar é a estratégia de fim-de-semana mais importante nesta lista, porque se não consegue encontrar uma maneira de se retirar eletronicamente do seu trabalho sexta-feira até segunda-feira de manhã, então você realmente nunca deixou de trabalhar.

Estar disponível para o seu trabalho 24/7 vai expô-lo a um bombardeamento constante de stresse que o impede de se reorientar e recargar. Se utilizar todo o fim-de-semana para lidar com trabalho, e-mails e chamadas não é prático, tente designar momentos específicos no sábado e domingo para verificar e-mails e responder a mensagens de voz. Por exemplo, verificar as suas mensagens na tarde de sábado, enquanto os seus filhos estão a cortar o cabelo e no domingo à noite após o jantar. Agendar blocos curtos de tempo irá aliviar o stresse, sem sacrificar a disponibilidade.

2. Minimizam tarefas

As tarefas têm o hábito engraçado de ocupar completamente os seus fins-de-semana. Quando isso acontece, perde a oportunidade de relaxar e refletir. Nada é pior que um monte de tarefas que parecem trabalho, e se gastar todo o fim-de-semana a fazê-las, acabou de ter uma semana de trabalho de sete dias. Para evitar que isso aconteça, é preciso agendar as suas tarefas como se fossem algo a fazer durante a semana, e se não conseguir concluí-las durante o tempo estipulado, siga em frente e acabe essas tarefas na semana seguinte.

3. Refletem

A reflexão semanal é uma ferramenta poderosa para se melhorar. Use o fim-de-semana para contemplar as forças maiores que estão a moldar a sua indústria, a sua organização e o seu trabalho. Sem as distrações do trabalho de segunda até sexta em que está ocupado, deve ser capaz de ver as coisas com uma nova luz. Utilize esta introspeção para alterar a sua abordagem para a próxima semana, melhorando a eficiência e eficácia do seu trabalho.

4. Fazem exercício

Não tem tempo para fazer exercício durante a semana? Tem 48 horas, todos os fins-de-semana para o fazer. Fazer o seu corpo mexer por qualquer coisa como 10 minutos liberta GABA, um neurotransmissor calmante que reduz o stresse. O exercício também é uma ótima maneira de conseguir novas ideias. Os inovadores e outras pessoas de sucesso sabem que estar ao ar livre, muitas vezes desperta a criatividade.

Eu sei que muitas das minhas melhores ideias vêm a mim enquanto estou a surfar. Enquanto está no oceano, a combinação de atividade revigorante e de uma bela paisagem cria o ambiente perfeito para um fluxo de criatividade. Quer esteja a correr, a andar de bicicleta ou a fazer jardinagem, o exercício leva a uma introspeção que é alimentada por endorfinas. A chave é encontrar uma atividade física que faça isto por si e, de seguida, deve torná-la uma parte importante da sua rotina de fim-de-semana.

5. Perseguem uma paixão

Pode ficar surpreendido com o que acontece quando faz algo pelo qual está apaixonado nos fins-de-semana. Dedicar-se à sua paixão é uma ótima maneira de escapar do stresse e abrir a sua mente para novas maneiras de pensar. Coisas como tocar um instrumento, ler, escrever, pintar, ou mesmo brincar com os seus filhos pode ajudar a estimular diferentes maneiras de pensar que pode dar-lhe vantagens enormes ao longo da semana que vem.

6. Passam tempo de qualidade com a família

Passar tempo de qualidade com a sua família no fim-de-semana é essencial se quiser recarregar e relaxar. O tempo em família no fim-de-semana é tão importante para Spencer Rascoff que ele voa para casa no fim-de-semana, não importa o quão longe ele esteja, mesmo que ele tenha que estar na mesma cidade na semana seguinte.

Os dias úteis são tão agitados que toda a semana pode voar com pouco tempo de qualidade para a família. Não deixe que isso passe para os seus fins-de-semana. Leve os seus filhos ao parque, leve o seu ou a sua cônjuge ao restaurante favorito dele ou dela, e visite os seus pais. Ficará feliz de o ter feito.

7. Agendam micro aventuras

Compre bilhetes para um concerto ou para o teatro, ou faça reservas para aquele novo e divertido hotel que acabou de abrir na baixa da cidade. Em vez de correr numa passadeira, planeie uma caminhada. Tente algo que não tenha feito antes ou talvez algo que não tenha feito há muito tempo. Estudos mostram que a antecipação de algo bom é uma parte significativa do que torna a atividade prazerosa. Saber que tem algo interessante planeado para sábado não vai só ser divertido no sábado, vai melhorar significativamente o seu humor ao longo da semana.

8. Acordam sempre à mesma hora

É tentador dormir até tarde no fim-de-semana para recuperar o sono que tem em atraso. Embora seja bom temporariamente, ter um despertar inconsistente perturba o seu ritmo circadiano. O seu corpo percorre uma série elaborada de fases de sono para que possa acordar descansado e revigorado. Uma dessas fases envolve a preparação da sua mente para ser acordada e estar alerta, razão pela qual as pessoas costumam acordar um pouco antes do seu despertador tocar (o cérebro está treinado e pronto). Quando dorme no fim-de-semana para além do tempo normal de sono onde habitualmente já estaria acordado, vai acaba por se sentir tonto e cansado. Isto não é apenas prejudicial no seu dia de folga, também faz com que seja menos produtivo na segunda-feira porque o seu cérebro não está pronto para acordar no horário regular. Se precisa recuperar o sono perdido, basta ir para a cama mais cedo.

9. Designam as manhãs como "tempo para mim"

Pode ser difícil arranjar tempo para si nos fins-de-semana, especialmente se tiver família. Encontrar uma forma de se dedicar a uma atividade que o apaixona no início da manhã pode render-lhe bastante felicidade e paz de espírito.

É também uma excelente forma de aperfeiçoar o seu ritmo circadiano ao se forçar a acordar à mesma hora que nos dias de semana. A sua mente atinge o desempenho máximo entre duas e quatro horas após acordar, portanto levante-se cedo para fazer algo físico, e depois sente-se e dedique-se a algo mental enquanto a sua mente está no seu auge.

10. Preparam-se para a semana seguinte

O fim-de-semana é uma altura excelente para passar alguns momentos a planear a sua semana seguinte. Até uns 30 minutes de planeamento podem levar a ganhos significativos em produtividade e stress reduzido. A semana vai parecer muito mais exequível quando a começa com um plano porque apenas tem de se concentrar na sua execução.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.