Pessoas confiantes têm o dom de inspirar os outros e conseguem passar das palavras às ações. Mas quais são as características que melhor definem essas pessoas?
A autoconfiança assume várias formas, desde a arrogância de Floyd Mayweather até à serena segurança de Jane Goodall. A verdadeira confiança – por oposição à falsa confiança que as pessoas projetam para disfarçar as suas inseguranças – tem uma aparência muito própria.
No que toca à autoconfiança, uma coisa é certa: as pessoas verdadeiramente confiantes têm sempre vantagem sobre as pessoas duvidosas e inseguras, uma vez que têm o dom de inspirar os outros e de passar das palavras às ações.
"Quer você pense que consegue, ou pense que não consegue – você está correto." Henry Ford
A noção de Ford de que a nossa mentalidade tem um efeito poderoso na nossa habilidade para ter sucesso está bem demonstrada nos resultados de um estudo recentemente conduzido pela Universidade de Melbourne, que mostra que as pessoas autoconfiantes foram capazes de ganhar ordenados mais elevados e serem promovidas mais depressa que todas as outras.
Aprender a ser autoconfiante é claramente importante, mas o que é que as pessoas realmente confiantes fazem que as distingue de todas as outras?
Fizemos alguma pesquisa para desvendar 12 hábitos levados a cabo por pessoas verdadeiramente confiantes, para que possa incorporar estes comportamentos na sua rotina.
1. Elas procuram a sua felicidade a partir do interior
A felicidade é um elemento crítico para a confiança, porque para se ser confiante naquilo que se faz, é necessário ser feliz com aquilo que se é. As pessoas que brilham com confiança derivam o seu sentimento de prazer e de satisfação a partir dos seus feitos alcançados. Elas sabem que independentemente do que as outras pessoas digam, você nunca é tão bom ou tão mau quanto as outras pessoas dizem.
2. Elas não julgam os outros
As pessoas confiantes não julgam os outros porque sabem que toda a gente tem algo para oferecer, e não precisam de desvalorizar as outras pessoas para se sentirem bem consigo próprias. Comparar-se com outras pessoas é limitativo. As pessoas confiantes não perdem tempo a medir os outros e a preocuparem-se se estão ou não à sua altura.
3. Elas não dizem que sim a não ser que o queiram
Investigações conduzidas na Universidade da Califórnia, em São Francisco, demonstram que quanto mais dificuldade tiver em dizer não, mas provável é que venha a sentir stress, exaustão e até depressão. As pessoas confiantes sabem que dizer não é saudável, e que têm a autoestima para dizer não de uma forma clara. Quando chega a altura de dizer não, as pessoas confiantes evitam frases como “acho que não posso” ou “não tenho a certeza”. Elas dizem não com confiança porque sabem que dizer não a um novo compromisso honra os seus compromissos existentes e dá-lhes a oportunidade de conseguirem cumpri-los com sucesso.
4. Elas ouvem mais do que falam
As pessoas com confiança ouvem mais do que falam porque não sentem que têm algo a provar. As pessoas confiantes sabem que ao ouvirem ativamente e ao tomarem atenção aos outros, têm mais probabilidades de aprender e crescer. Em vez de verem as interações como oportunidades de se provarem aos outros, elas focam-se na interação em si própria, porque sabem que esta é uma abordagem muito mais satisfatória e produtiva.
5. Elas falam com certeza
É raro ouvirmos as pessoas realmente confiantes a murmurarem frases como “não tenho a certeza” e “eu acho que”. As pessoas autoconfiantes falam assertivamente porque sabem que é difícil convencer os outros a ouvir se não conseguirem comunicar as suas ideias com convicção.
6. Elas procuram pequenas vitórias
As pessoas autoconfiantes gostam de se desafiarem a si próprias e competir, mesmo quando os seus esforços apenas levem a pequenas vitórias. As pequenas vitórias constroem novos recetores andrógenos nas áreas cerebrais responsáveis pela recompensa e motivação. O aumento no número de recetores andrógenos aumenta a influência da testosterona, que por sua vez aumenta a sua confiança e disposição para aceitar novos desafios. Quando tem uma série de pequenas vitórias, o impulso na sua autoconfiança pode durar meses.
7. Elas praticam exercício
Um estudo conduzido no Instituto de Pesquisa do Ontário de Este concluiu que as pessoas que se exercitaram duas vezes por semana durante 10 semanas sentiram-se mais competentes social, académica e atleticamente. Elas também deram uma classificação mais elevada à sua imagem e autoestima. Mas o mais importante é que em vez de serem as mudanças físicas nos seus corpos, foi a positividade alimentada pelas endorfinas libertadas pelo exercício que marcou a diferença e aumentou a sua confiança.
8. Elas não procuram a atenção
As pessoas não gostam daqueles que são desesperados por atenção. As pessoas confiantes sabem que serem elas próprias é muito mais eficaz que tentarem provar que são importantes. As pessoas reparam na sua atitude e são mais atraídas pela atitude correta do que por quem, ou quantas pessoas, conhece.
As pessoas confiantes são capazes de difundir a atenção. Quando estão a receber atenção por um feito, elas rapidamente transferem o foco para todas as outras pessoas que trabalharam arduamente e que a ajudaram a chegar lá. Elas não anseiam por aprovação ou elogios porque buscam a sua autoestima a partir do interior.
9. Elas não receiam estar erradas
As pessoas confiantes não têm receio de estarem erradas. Elas gostam de expressar as suas opiniões e ver se têm razão, porque aprendem muito com as situações em que elas estão erradas e as outras pessoas também aprendem consigo quando elas estão corretas. As pessoas seguras de si próprias sabem daquilo que são capazes e não vêm os seus erros como um falhanço pessoal.
10. Elas não têm medo de arriscar
Quando as pessoas confiantes vêm uma oportunidade, elas agarram-na. Em vez de se preocuparem com o que poderá correr mal, elas perguntam-se a si próprias “O que me poderá impedir? Porque é que não o posso fazer?”, e depois avançam para agarrar a oportunidade. O medo não as prende, porque sabem que se nunca tentarem, nunca irão conseguir.
11. Elas celebram outras pessoas
As pessoas inseguras estão constantemente a duvidar da sua relevância, e por causa disto tentam roubar o foco e criticar os outros para provarem o seu valor. As pessoas confiantes, por outro lado, não estão preocupadas com a sua relevância porque buscam a sua autoestima a partir do interior. Em vez de se focarem inseguramente em si próprias, elas são capazes de se focarem no que está à sua volta, o que lhes permite ver todas as coisas fantásticas que as outras pessoas têm para oferecer. Elogiar as outras pessoas pelas suas contribuições é uma consequência natural desta postura.
12. Elas não têm receio de pedir ajuda
As pessoas confiantes sabem que pedir ajuda aos outros não as fará parecer fracas ou com falta de inteligência. Elas conhecem as suas virtudes e fraquezas, e olham para os outros para preencherem os espaços vazios. Elas também sabem que aprender com alguém mais experiente é uma ótima forma de progredir.