O whisky é uma iguaria cada vez mais internacional. Por isso apresentamos-lhe 6 garrafas deliciosas que ameaçam o monopólio escocês do single malt. Já provou alguma?
1. Índia
Amrut Intermediate Sherry Matured
57% ABV, $120
Atribua a culpa do nome estranho à nova técnica dos destiladores: eles movem o whisky de antigos barris de Bourbon para cascos de xerez e depois de volta aos de Bourbon, num esforço de integrar notas de xerez e figo. É bom no gelo com um pouco de água, que abre os aromas de frutas secas e especiarias.
2. Inglaterra
English Whisky Co. Classic
46% ABV, $70
O primeiro whisky a ser produzido em Inglaterra há um século é destilado por uma família de Norfolk com 600 anos de experiencia no negócio dos cereais. Fresco, de malte, e com citrinos, com um pouco de sal e fumo, esta é uma garrafa para todos os dias que não é demasiado forte para beber pura.
3. Austrália
Sullivans Cove French Oak
48% ABV, $225
Basicamente um whisky que pensa que é um rum, esse tem uma base corpulenta que o torna melhor saboreado lentamente. Recebe o seu caráter de melaço ao repousar em cascos no porto entre 12 a 14 anos na ilha da Tasmânia, onde é engarrafado. Experimente-o em vez da sobremesa.
4. Suécia
Mackmyra First Edition
46$ ABV, $60
Este licor gentil com tons de mel é envelhecido debaixo do chão em minas abandonadas, em cascos de carvalho originalmente destinados à construção de navios de guerra suecos no século XIX. Tudo menos o fermento vem de dentro de um raio de 121km da destilaria.
5. França
Brenne French Single Malt
40% ABV, $67
Se costuma beber vinho branco, este licor leve pode ser uma boa despedida dele. É feito por um produtor de conhaque de terceira geração que pediu emprestadas técnicas de produção do conhaque: o envelhecimento em barris novos de carvalho Limousin de conhaque dá-lhe um sabor doce frutado.
7. Taiwan
Kavalan King Car Conductor
46% ABV, $120
Este recente lançamento da primeira destilaria de whisky da ilha asiática é conhecido por conter sumo de nada menos do que oito tipos diferentes de barril. O resultado é um rico e complexo espírito, com baunilha e notas de frutas tropicais que colocam Taiwan oficialmente no mapa.