As mais impressionantes forças especiais do mundo
Página principal Estilo de Vida

As forças especiais de elite são algumas das unidades mais formidáveis e bem treinadas de que ​​um país se pode orgulhar. Quais serão aquelas com uma reputação mais temível?

Vão onde os outros soldados tem medo de ir, procurando potenciais ameaças, destruindo alvos estratégicos, e realizando missões ousadas de resgate. Estes são realmente os melhores dos melhores.

Embora seja extremamente difícil classificar estas forças em relação às outras, existem algumas unidades que se elevam acima do resto pelo seu histórico e pelo medo que incutem nos seus adversários. Estes soldados passaram por exercícios rigorosos de treino destinados a eliminar os incapazes de alcançar os seus exigentes padrões.

Num mundo onde a importância da dimensão das forças militares de um país já não é um guia para a sua eficácia, estes soldados são aqueles a que os governos recorrem de modo a garantir um trabalho bem feito.

8. O Grupo de Serviços Especiais, GSE, no Paquistão é mais conhecido no país como "Cegonhas Negras" por causa de chapelaria exclusiva dos comandos. O treino inclui, supostamente, uma marcha de 36 milhas em 12 horas e uma corrida de cinco milhas em 50 minutos com todo o seu equipamento.

Em outubro de 2009, os comandos do GSE invadiram um prédio de escritórios e resgataram 39 pessoas tomadas como reféns por indivíduos suspeitos de serem militantes Talibans após um ataque ao quartel-general do exército.

7. A Unidad de Operaciones Especiales (UOE) da Espanha, ou a Força Especial da Guerra Naval, nome que adotou desde 2009, é desde há muito tempo uma das forças especiais mais respeitadas da Europa. Originalmente criada como a unidade voluntária da Empresa de Escalada Anfíbia em 1952, que desde então seguiu o exemplo do SAS para se tornar numa força de combate de elite.

Ganhar a boina verde da UOE, no entanto, é uma grande proeza se tivermos em conta que a taxa de reprovação dos candidatos é em média entre 70% e 80%. Não é incomum que 100% dos supostos novos recrutas sejam rejeitados.

6. O Grupo Alfa da Rússia é uma das mais conhecidas unidades de forças especiais do mundo. Esta unidade antiterrorista de elite foi criada pelo KGB em 1974 e permanece sob a tutela do seu equivalente moderno, o FSB,

As forças especiais russas, e o Grupo Alfa, em particular, foram criticadas durante a crise de reféns que teve lugar em Moscovo em 2002 na qual 129 reféns morreram devido aos efeitos do gás usado para deixar fora de combate os militantes que tinham ocupado um teatro.

5. De todas as forças de combate ao terrorismo no mundo, poucas podem competir com o Grupo Nacional de Intervenção Gendarmerie (GNIG). O grupo é composto por 200 homens fortes e treinados especificamente para responder a situações de reféns. Eles afirmam ter libertado mais de 600 pessoas desde que foram formados em 1973. É contra a lei francesa publicar fotografias dos seus rostos.

Um dos episódios mais extraordinários da história do GIGN foi a captura da Grande Mesquita em Meca em 1979. Por causa da proibição de entrada de não-muçulmanos na cidade santa, uma equipa de três comandos do GNIG rapidamente se converteu ao Islamismo antes de ajudar as forças armadas Sauditas a planear a reconquista da mesquita.

4. A Sayeret Matkal de Israel é outra das maiores unidades de elite do mundo. O seu objetivo principal é a recolha de informações, e opera frequentemente atrás das linhas inimigas. Durante o acampamento de seleção (Gibbush), os recrutas suportam exercícios de treino extremos ao serem constantemente monitorados por médicos e psicólogos. Só os mais fortes são aceites.

Em 2003, o taxista israelense Eliyahu Gurel foi raptado após transportar quatro palestinianos até Jerusalém no seu táxi. Mas a unidade Sayeret Matkal localizou e resgatou-o de um poço de 10 metros de profundidade numa fábrica abandonada num subúrbio de Ramallah.

3. O Serviço Aéreo Especial Britânico (ou SAS como é mais conhecido) é a contraparte da infantaria para o GSE. A sua insígnia porta a famosa frase "Quem ousa vence." Questionado sobre a importância do papel do SAS nos combates que se seguiram à guerra do Iraque, o general norte-americano Stanley McChrystal respondeu: "Essencial. Não poderia ter feito isto sem eles."

2. O equivalente britânico dos americanos Navy SEALS é o Special Boat Service (SBS). O processo de seleção envolve um teste de resistência extenuante, um treino nas florestas tropicais de Belize, e um treino de sobrevivência e combate, que envolve um interrogatório intenso dos candidatos. E apenas tem duas tentativas para passar estas provas.

1. Os Navy SEALS dos EUA podem estar até mesmo um passo à frente dos Marines. Para se juntar a eles, tem que ser capaz de fazer um mínimo de 42 flexões em dois minutos, 50 abdominais em dois minutos, e correr 1,5 milhas em 11 minutos. E isto é antes do início do treino.

Bônus: Os Marines norte-americanos são um caso extremo. Abaixo, um fuzileiro naval dos Estados Unidos bebe o sangue de uma cobra durante um exercício de sobrevivência na selva com a marinha tailandesa como parte do exercício militar conjunto "Cobra Gold 2014."

Por favor, descreva o erro
Fechar