A Mercedes-Benz Style e a Lufthansa uniram-se para criar um jato com um design altamente requintado. Objetivo é mudar o paradigma do design interior de aeronaves. Terão sucesso?
Os jatos privados são fantásticos. Eles transportam os mais abastados de lugar para lugar a altitudes que os colocam literalmente acima da plebe. Os seus interiores são tão ultra luxuosos que vêm com lareiras falsas. Mas enquanto estiver no ar, ainda sabe que está dentro de um avião. Um avião realmente sofisticado, com certeza, mas não dá uma sensação de ocasião, de uma quebra mais significativa com a maneira como a maioria de nós se move.
Se um conceito da Daimler (proprietária da Mercedes) começar a dar frutos, porém, tudo isso pode mudar.
A Mercedes-Benz Style (a consultoria de design da Mercedes para projetos não-automóveis) e a Lufthansa Technik (serviços de aeronaves de negócios da Lufthansa) criaram um novo conceito para interiores de jatos privados que elimina a separação linear usual de teto, parede e chão em favor de uma "disposição dinâmica e espiral."
De facto, as equipas de design estão a tentar fazer o interior de um avião... não se parecer tanto com o interior de um avião. O projeto enfatiza linhas limpas, fluidas com cores quentes de madeira equilibradas com modernos e limpos lugares brancos e pretos. As janelas da cabine são escondidas por painéis que podem ser regulados electricamente, que vão desde o escuro absoluto de cortina ao totalmente transparente.
Ecrãs e telas sensíveis ao toque para o entretenimento são integrados em painéis de parede, visíveis apenas quando estão ligados.
Este não é o primeiro conceito da Daimler que vira as viagens ao avesso. Esta está a trabalhar num conceito de semi-camioneta autónoma Mercedes F 015, que imagina um mundo sem condutor – e este é um lugar lindo para se estar. Pode ver muitos dos temas de design do carro aqui: as cores, os materiais, os limites misturados entre paredes, o teto e o chão.
Claramente, a Mercedes acredita que o futuro do luxo será semelhante a viajar dentro de um ovo realmente luxuoso.
"O nosso objetivo é oferecer a uma clientela global altamente exigente um padrão de design interior que não deixa nada a desejar. Quer seja para uso particular ou profissional, o nosso conceito modular de conclusão encaixa-se perfeitamente em cada propósito", diz Walter Heerdt, vice-presidente sénior das soluções e jatos executivos VIP da Lufthansa Technik.
As empresas pretendem avaliar o nível de interesse dos consumidores no seu conceito ao longo dos próximos meses.
Por outras palavras, as pessoas ricas exigem modos de transporte que não são apenas mais rápidos e mais luxuosos do que os que nós usamos, mas também os que têm o aspeto e o sentimento fundamentalmente mais diferente. E não importa o quanto este projeto acaba por custar, provavelmente alguém o vai comprar.