Os 18 melhores patrões
Página principal Estilo de Vida, Histórias de sucesso

Um estudo da Glassdoor revela aqueles que os trabalhadores consideram os melhores presidentes de empresas. Quais serão as características mais valorizadas pelos empregados?

Não suporta o chefe no seu trabalho? Então tente encontrar emprego no LinkedIn, Facebook ou Starbucks. Os empregados destas companhias afirmam que têm três dos presidentes de empresas mais adorados dos EUA. É essa a conclusão de um novo estudo da Glassdoor, uma comunidade online de emprego. O relatório acerca dos CEOs mais bem classificados de 2014 baseia-se exclusivamente nas contribuições dos empregados que escolheram participar anonimamente no inquérito conduzido pela comunidade. Aos participantes foi pedido que classificassem o seu presidente e dissessem se aprovam a forma como ele ou ela está a liderar a empresa.

Para ser elegível para a classificação final, cada presidente tinha de ter pelo menos 100 classificações entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2014.

“Há alguns traços comuns que são partilhados por estes presidentes bem classificados”, revela Scott Dobroski, perito de comunidade da Glassdoor. “Por exemplo, vemos que os empregados dizem que estes presidentes são capazes de comunicar claramente qual a direção da empresa, como é que ela vai lá chegar, e como é que cada empregado desempenha um papel vital neste caminho, ao mesmo tempo que é acessível, pessoal e transparente para os seus empregados. Estes presidentes também sabem como motivar os seus empregados e juntar as tropas para cumprirem a sua missão.”

Dobroski afirma que existe uma forte correlação entre a boa classificação dos presidentes e uma elevada satisfação dos empregados das respetivas companhias.

“Isto não é necessariamente uma surpresa porque a liderança e a cultura de empresa vêm desde o topo, a começar pelo presidente. Quando os empregados aprovam a forma como o presidente está a liderar a companhia, isso significa que eles o respeitam, o apreciam e querem trabalhar arduamente, o que pode conduzir ao sucesso e crescimento do negócio”, conclui o especialista.

Nº 18. John Donahoe

Empresa: eBay

Taxa de aprovação: 91%

Testemunho do empregado: “O presidente da empresa é inteligente, sincero e cheio de entusiasmo. John Donahoe é um caso sério e é um grande líder. Poderá bem ser o presidente mais fácil de abordar que alguma vez conheci.” – Diretor do eBay (San José, Califórnia)

Nº 17. Fred Smith

Empresa: FedEx

Taxa de aprovação: 92%

Testemunho do empregado: “Uma das empresas mais admiradas com uma reputação global e uma forte liderança a nível de presidência.” — Empregado da FedEx (Dallas, Texas)

Nº 16. Tim Cook

Empresa: Apple

Taxa de aprovação: 92%

Testemunho do empregado: “Sentimos que tudo o que fazemos tem um impacto direto e que somos parceiros. Os vice-presidentes e o presidente também não se excluem. É comum vê-los a comer o almoço na cantina com todas as outras pessoas.” – Engenheiro de “front end” da Apple (Cupertino, Califórnia)

Nº 15. Mickey Drexler

Empresa: J. Crew

Taxa de aprovação: 92%

Testemunho do empregado: “As vantagens incluem regalias, incentivos de férias, eventos no local de trabalho e uma ótima liderança dos supervisores e da direção.” Empregado da J. Crew (local indefinido)

Nº 14. Joe Echevarria

Empresa: Deloitte

Taxa de aprovação: 92%

Testemunho do empregado: “A liderança sénior é abordável e compreende que embora o balanço de vida seja um desafio, encoraja-nos a desligar [do trabalho] quando possível.” – Gestor da Deloitte (Atlanta, Geórgia)

Nº 13. Edward "Ned" Johnson, III

Empresa: Fidelity Investments

Taxa de aprovação: 93%

Testemunho do empregado: “Enorme apoio, grande liderança e muito espaço para crescimento na carreira.” – Representante financeiro da Fidelity Investments (Westlake, Texas)

Nº 12. Jerry Kennelly

Empresa: Riverbed Technology

Taxa de aprovação: 93%

Testemunho do empregado: “O Jerry é um presidente fantástico com enorme entusiasmo e energia. É muito pessoal e dá grande importância à sua empresa e às pessoas. Não seria possível ter um ser humano mais simpático a gerir uma empresa de um milhar de milhão de dólares.” – Vendedor da Riverbed Technology (São Francisco, Califórnia)

Nº 11. Marc Benioff

Empresa: Salesforce.com

Taxa de aprovação: 93%

Testemunho do empregado: “O Marc é o melhor presidente neste negócio – diferente, certamente, mas o melhor.” – Vendedor da Salesforce.com (São Francisco, Califórnia)

Nº 10. Richard Davis

Empresa: U.S. Bancorp

Taxa de aprovação: 93%

Testemunho do empregado: “Um ótimo sítio para trabalhar. A parte mais divertida é que podemos aprender a lidar com novas tecnologias. Sentimos que o presidente está muito próximo dos empregados.” – Programador de software do U.S. Bank (Richfield, Minneapolis)

Nº 9. Larry Page

Empresa: Google

Taxa de aprovação: 93%

Testemunho do empregado: “O Larry quer que mantenhamos a alma de uma “startup”, embora já não sejamos uma. Em algumas equipas, como aquelas em que tenho estado, isto em sido possível – indo de uma ideia para um novo produto com milhões de utilizadores em menos de dois anos.” – Engenheiro de software da Google (local indefinido)

Nº 8. Mark Zuckerberg

Empresa: Facebook

Taxa de aprovação: 93%

Testemunho do empregado: “É claro que as regalias são fantásticas, mas a regalia mais importante é trabalhar para uma empresa na qual eu acredito. O Mark é um incrível líder que quer tornar o mundo um local melhor, e eu adoro trabalhar numa missão em que acredito.” – Analista do Facebook (Nova Iorque, Nova Iorque)

Nº 7. Howard D. Schultz

Empresa: Starbucks

Taxa de aprovação: 93%

Testemunho do empregado: “Boa gestão sénior, salários competitivos e um equilíbrio da vida e trabalho” – Gestor de loja da Starbucks (San Diego, Califórnia)

Nº 6. Lloyd Blankfein

Empresa: Goldman Sachs

Taxa de aprovação: 94%

Testemunho do empregado: “Oportunidades para liderança. Colegas de trabalho fantásticos.” – Associado financeiro da Goldman Sachs (Salt Lake City, Utah)

Nº 5. Brad Smith

Empresa: Intuit

Taxa de aprovação: 94%

Testemunho do empregado: “Brad Smith e a sua equipa são muito respeitados e mantêm tudo a mover-se na direção certa.” – Empregado da Intuiti (local indefinido)

Nº 4. Craig Jelinek

Empresa: Costco

Taxa de aprovação: 95%

Testemunho do empregado: “A Costco beneficia com os empregados que tenham melhor educação. Por outro lado, trabalhar para uma companhia onde o presidente realmente quer o melhor para os seus empregados, com aumentos dos salários e das regalias.” – Assistente da Costco (Jacksonville, Flórida)

Nº 3. John Schlifske

Empresa: Northwestern Mutual

Taxa de aprovação: 95%

Testemunho do empregado: “A empresa faz um bom trabalho ao cuidar dos seus empregados. Oferece segurança do trabalho. A companhia tem uma estratégia a longo prazo, que é revista frequentemente, e leva-a muito a sério.” – Analista da Northwestern Mutual (Milwaukee, Wisconsin)

Nº 2. Richard Edelman

Empresa: Edelman

Taxa de aprovação: 97%

Testemunho do empregado: “Richard Edelman tem um dom especial para motivar os seus profissionais de relações públicas, para fazer da Edelman a melhor empresa de RP da indústria.” – Diretor financeiro da Edelman (Chicago, Illinois)

Nº 1. Jeff Weiner

Empresa: LinkedIn

Taxa de aprovação: 100%

Testemunho do empregado: “O presidente é quem ajuda a espalhar a cultura. Ele destaca a cultura da empresa.” – Programador web associado da LinkedIn (Mountain View, Califórnia)

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar