21 Sinais de que tem um mau chefe
Página principal Estilo de Vida

De acordo com uma pesquisa da Lynn Taylor Consulting um chefe terrível não influencia apenas a forma como você trabalha no escritório – irá afetar toda a sua vida. Será que o seu chefe representa uma ameaça para a sua felicidade?

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Lynn Taylor Consulting são desperdiçadas umas colossais 19,2 horas, por semana, com preocupações com o que um chefe diz ou faz – 13 das quais ocorrem durante a semana de trabalho e 6,2 durante o fim de semana.

“Um mau chefe irá provavelmente prejudicar o crescimento da sua carreira e terá impacto na sua vida pessoal.” Diz Lynn Taylor, uma especialista em ambiente de trabalho e autora do livro “Tame your terrible office tyrant: how to manage childish boss behavior and thrive in your job.”

“Um bom chefe irá ajudá-lo a prosperar e a mostrar o melhor de si. Embora provavelmente não seja uma prioridade você poderá fortalecer-se com um chefe terrível, especialmente se prestar atenção às bandeiras vermelhas.”

É importante identificar esses sinais no início, antes de se envolver muito, especialmente durante a entrevista de emprego. Desta forma você poderá decidir se se tratam de algo com o qual você quer realmente lidar (ou poderá perceber se quer começar a procurar um novo trabalho).

Utilizando o livro “Bad bosses, crazy coworkers and other office idiots” de Vicky Oliver e uma entrevista com Lynn Taylor compilámos 21 sinais de como o seu chefe irá eventualmente esmagar toda a felicidade à qual você se agarra; e passos que você poderá tomar ao longo do caminho.

1. O seu chefe nunca, nunca está errado

Aprender a admitir que você está errado é uma das melhores coisas que você pode fazer pelos seus colegas. Se o seu chefe se recusar a admitir que está errado isso significa que não está disposto a sair da sua zona de conforto por si. Um estudo nacional e independente conduzido pela Lynn Taylor Consulting concluiu que 91% dos colaboradores afirmaram que o confessar francamente os próprios erros, enquanto gestores, surge como um importante fator de satisfação com o trabalho por parte do colaborador. “Admitir erros envia aos seus colaboradores a mensagem de que o local de trabalho se trata de um ambiente seguro para assumir riscos inteligentes – e sem isso você estará a minar a inovação.” Diz Taylor.

2. O seu chefe faz promessas em excesso

Um chefe que faça promessas em excesso não é um chefe digno de confiança. “Poderão ter-lhe sido prometidas uma série de promoções, aumento de responsabilidade ou um aumento salarial mas tudo o que receberá será silêncio.” Diz Taylor. “Muitas vezes é útil chegar à verdade através de e-mails se as discussões de um-para-um não levarem a lugar nenhum. Se as respostas não chegarem por e-mail, ou de todo, seja cuidadoso."

3. O seu chefe espera que você seja exatamente como ele

A maioria das pessoas gosta de pessoas que são semelhantes a si. Contudo, os bons chefes sabem que diferentes tipos de personalidades podem trazer algo positivo para a sua equipa. Se o seu chefe estiver constantemente a tentar colocar a sua próprio imagem em tudo o que você faz tente seguir uma ou duas das suas sugestões e agradeça as restantes. Mantenha-se fiel a si mesmo mas mostre também que valoriza as sugestões do seu chefe.

4. Tem o hábito irritante de lhe ligar no seu dia de folga

Você cumpre as suas horas e obtém permissão para um longo de fim de semana de folga mas o seu chefe não hesita em ligar-lhe nas suas horas livres. Para lidar com este tipo de chefe Oliver afirma que você precisa de definir os seus limites cedo. “’A ansiedade da separação’ pode surgir se você tiver um chefe sedento de poder e se você, inadvertidamente, desbastar esse poder.” Acrescenta Taylor. “Você irá beneficiar se introduzir uma sensação de conforto junto de um chefe exigente, tal como com uma criança nos seus ‘terríveis dois anos’ – caso planeie tirar um dia de folga, sair mais cedo, chegar mais tarde ou tirar férias.” Se você está a prever estar fora avise com antecedência e deixe-o saber que está tudo sob controlo com os detalhes adequados.

5. O seu chefe é um micro-gerente

O seu chefe é tão agressivo e arrogante que você se vê incapaz de realizar seja o que for de forma eficiente? Este poderá ser um problema perpétuo por isso prepare-se para o mesmo mais cedo. Se o seu chefe quer informação de cada reunião, e-mail e chamada – tire notas detalhadas de cada interação de negócios e envie-lhe, sugere Oliver. O seu chefe irá pensar que está a controlar tudo e irá deixá-lo sossegado.

Taylor afirma: “Ao comunicar em excesso com um micro-gerente ou chefe carente você irá difundir o seu desejo de verificar constantemente o que se passa, enquanto constrói importante confiança ao mesmo tempo.”

6. Não quer ouvir o seu ponto de vista

Os chefes teimosos são tão penetrantes como o refrigerador de água da empresa. “Mas existe uma linha ténue entre parecer insubordinado ou discutir uma questão.” Diz Taylor. Se existir algo para o seu chefe você tem a melhor oportunidade de mudar o comportamento. “Evite a tentação de lutar as mesmas batalhas repetidamente. Mude o seu argumento para encontrar compromisso e documente a sua posição se for apaixonado pela sua perspetiva. Não ganhe a batalha e perca a guerra.”

7. O seu chefe tem favoritos

Isto irá embaciar a sua capacidade de reconhecer as suas capacidades e o valor que você acrescenta à empresa. Ele também não consegue ver que o trata de forma injusta. “Não importa o quanto você trabalha ou os resultados que alcança – eles estão tolhidos pelos seus favoritismos.” Explica Taylor. “É melhor modelar um bom comportamento neste cenário, elogiando outros membros da sua equipa ou de outro departamento, pelo seu esforço de equipa. Você dará reconhecimento àqueles que merecem, demonstrando o forte impacto que tem para pessoas como você.”

8. O seu feedback não é relevante

Sente que não ganhou nada depois de receber feedback do seu chefe? É tão vago que não é útil? O seu chefe tanto poderá não saber o que lhe dizer, o que significa que não está talhado para o trabalho, ou poderá não querer dizer-lhe algo útil – diz Oliver. O seu chefe poderá estar a ocultar informação para ter algum tipo de vantagem. Esta pessoa não é um jogador de equipe.

“Você terá que decidir se a sua carreira irá permanecer estagnada ao reportar a este chefe; se é possível algum movimento lateral; ou se você ainda poderá crescer devido a interações com outros membros seniores da equipa.” Diz Taylor.

9. É passivo-agressivo ou ignora-o

Um dos mais irritantes sinais indicadores de um terrível chefe é aquele que raramente lhe permite perceber onde é que você (ou ele) se encontram. “A maioria dos colaboradores prefere receber uma critica direta do seu chefe do que encarar um chefe aparentemente agradável mas que apunhala pelas costas.” Explica Taylor.

Se simplesmente não forem atentos também haverá um problema. “Quando o seu chefe tem a atenção de uma mosca tal não irá somente enfraquecer a sua motivação – você sentirá que está a girar as suas rodas.“ Diz. “Tente observar como é que os outros chamam a atenção do chefe.”

10. O seu chefe gosta de ser o centro das atenções

O seu chefe utiliza constantemente a palavra “Eu” associada a sucesso? Esquece-se de o convidar para reuniões para apresentar o seu próprio trabalho? Poderá estar intencionalmente a mantê-lo longe dos holofotes para que ele possa permanecer o centro das atenções, adverte Oliver. “A territorialidade está no DNA de um mau chefe.” Acrescenta Taylor. “Podem assumir o crédito pelo seu trabalho duro. A sua melhor opção será perceber a verdadeira raiz do problema.”

11. O seu chefe fofoca

Quando o seu chefe espalha rumores ou fofocas sobre a equipa é desanimador e estranho – e uma total falta de profissionalismo. “O seu terrível chefe poderá tentar arrastá-lo mas você fará melhor ficando fora da briga, diplomaticamente.” Diz Taylor. “De outra forma você poderá encontrar-se inadvertidamente a alienar outros se as palavras chegarem mais longe.”

Tente transições que tragam os atuais projetos de volta ao foco: “Hum, não tinha ouvido isso. Mas já que tenho a sua atenção, gostaria de mencionar algumas boas notícias sobre a conta XYZ.”

12. O seu chefe muda constantemente de ideias

Será que isto soa familiar? De manhã diz-lhe uma coisa. Depois do almoço é uma história diferente. “Escolha a sugestão que mais o beneficia e prossiga nessa direção.” Aconselha Oliver. “Combata o hábito de estar dependente dele em primeiro lugar. Nunca peça permissão. Em vez disso informe-o simplesmente das suas intenções. Se ele tiver um problema com alguma das suas decisões ele irá informá-lo.”

Taylor afirma que os chefes volúveis são desafiadores pois podem desencadear intermináveis falsos começos. “E isso poderá afetar as indicações que você dá à sua equipa, causando uma colossal perda de produtividade e moral.” Muitas vezes será melhor esperar antes da alteração de um capricho deste tipo de chefe, diz. “Além disso você poderá ser a voz da razão ao colocar questões não ameaçadoras e planeadas sobre a mais nova ideia ou sabor do dia. Isso poderá dar uma pausa ao terrível chefe e promover uma abordagem mais estratégica da próxima vez que você receber um projeto ‘urgente’”.

13. É rápido a culpá-lo por erros mas raramente expressa gratidão quando você é bem sucedido

O seu chefe deita-o abaixo à frente dos outros? Se você o deixar acontecer uma vez, irá continuar a acontecer. Os bons chefes sabem que deviam ter essa conversa com os seus colaboradores em privado. Oliver sugere que você se desculpe ao seu chefe atrás de portas fechadas. “Embora possa parecer contraintuitivo pedir desculpas a alguém por algo que não foi claramente culpa sua coisas incríveis poderão acontecer se você se levar a fazê-lo.” Escreve. “É forjada uma ligação íntima. Tudo o que você terá que dizer é algo parecido com “Eu culpo-me pela sua explosão de hoje de manhã. É claro que ando a depender demasiado de si. Se você tiver algum problema comigo gostaria de ouvir sobre o mesmo na privacidade do meu escritório.”

14. Não lhe é dada uma oportunidade para crescer

Há poucas coisas mais agravantes no trabalho do que ser-se mantido estagnado, com as mesmas responsabilidade rotineiras por um logo período de tempo, especialmente depois de você ter manifestado interesse em expandir o seu nível de contribuição. “Se você sente que os seus sentimentos não são tidos em consideração você poderá ainda demonstrar de forma proativa as suas habilidades mais estratégicas num atual projeto e propô-las ao seu chefe; contribua com novas ideias para o projeto de estimação do seu chefe; seja mais específico relativamente à forma como o seu background e credenciais podem ser melhor aproveitadas para as iniciativas XYZ; ou, com a permissão do seu chefe, ofereça-se como voluntário no projeto de um departamento onde se apliquem as suas habilidades, construindo sobre as suas existentes credenciais.” diz Taylor.

15. Está a tornar-se mais difícil para si acordar de manhã

Se você sente um nó de cada vez que tem que enfrentar o seu chefe, ou se lhe está a custar o dobro do tempo a sair da cama todas as manhãs, aponte: você poderá ter um chefe terrível. “O pior que você pode fazer á nada. (...) É melhor primeiro examinar se se trata de um relacionamento a salvar com algumas altas táticas diplomáticas.”

16. O seu chefe nunca discute o seu futuro consigo

As discussões com o seu chefe são principalmente transacionais, com raras menções ao futuro da sua trajetória de crescimento? Um bom chefe irá discutir as perspetivas do seu crescimento de longo prazo com a empresa – e não apenas durante a sua avaliação de desempenho. Taylor explica: “Os chefes mais experientes conversam com a sua equipa com uma base regular – em vez de serem reativos ou de ficarem à espera de uma emergência, como uma nova oferta de emprego para si.”

17. O seu chefe tem ataques de cólera facilmente

Ninguém deveria ser submetido a um chefe fora de controlo. “Se você tiver sido o seu próximo passo poderá ser verificar o seu quadro de ofertas de trabalho preferido.” Diz Taylor. Mas se o seu chefe apenas tem explosões ocasionais, você poderá ser capaz de trabalhar a situação. Considere a seguinte tática::

  • Comunique – com mais frequência e num local conveniente para o seu chefe;
  • Antecipe problemas – antes que se agravem – e apresente soluções;
  • Ria – utilize a leviandade para ajudar o seu chefe a manter uma perspetiva racional;
  • Gira – estabeleça limites com o seu chefe de forma diplomática e deixe-o ver os benefícios das suas sugestões.”

“O tempo é importante com chefes tendencialmente emotivos. Não entre na cova do leão procurando aprovações e evite as manhãs muito cedo, antes do almoço ou depois da partilha de más notícias dentro da empresa.”

18. O seu trabalho nunca é suficiente

“São 8:30 da manhã e a sua caixa de entrada está a atrapalhar o servidor da empresa devido aos pedidos e questões excessivas do seu chefe.” Diz Taylor. “Você poderia trabalhar 24/7 e ainda encontraria o seu chefe insatisfeito.” O seu chefe poderá perceber que você tem tempo limitado num dia e não consegue fazer tudo (bem) de uma só vez. Se você não falar o seu chefe irá continuar a pressioná-lo.

19. O seu chefe funciona por medo irracional

Se o seu chefe age como se o mundo estiver a chegar ao fim isso gera medo por todo o escritório e fere a sua concentração. “Tente ser um farol de racionalidade colocando os ‘e se’ ao seu chefe e assinalando os aspetos positivos da situação com factos reais.” Diz Taylor.

20. O seu chefe mente

Um chefe que mente não é confiável – não é uma boa base para um relacionamento produtivo. “Alguns podem tornar-se tão imunes às próprias histórias que poderão convencer-se de que as mentiras são verdade.” Diz Taylor. “Poderão legitimar as suas mentiras ao racionalizarem que os outros o fazem, desviar esta falha de caráter apontando o dedo aos outros ou utilizar inverdades para esconder erros.” Outros maus chefes apenas não conseguem enfrentar a queda que irá resultar de dizerem a verdade.

“Examine o que é que motiva o seu chefe a mentir.” Sugere. “Certifique-se de que detém todos os factos antes de iniciar qualquer questionário. E lembre-se de que é melhor incentivar a honestidade do que utilizar a ofensa ou sarcasmo.”

21. Os projetos são subitamente arrastados

Você recebe o projeto do ano na sexta-feira mas na segunda-feira o John tornou-se o responsável. Taylor diz: “Parece que lhe puxaram o tapete de debaixo dos pés.”

Você tem direito a maior clareza, com tato, explica. Você quer evitar: “Porque é que o John está a gerir o meu projeto?!” Arrefeça e organize os seus pensamentos, sem perpassar qualquer sinal de emoção. Tente algo assim, num encontro frente a frente: “Quero fazer o melhor trabalho possível e estava realmente ansioso por gerir este projeto. O que é que se passou que veio alterar esse plano?”

“Você poderá não ser o único destinatário desta má forma de gestão, por isso não assuma que está a ser apontado.” Diz. “Se você vê um padrão de perda de atribuições de trabalho peça para lidar com novos projetos específicos e avalie as respostas antes da sua próxima jogada.”

Por favor, descreva o erro
Fechar