Página principal Estilo de Vida

Descubra as maravilhas do principado que atraem as grandes fortunas do mundo.

Quando as pessoas pensam no Mónaco, pensam em riqueza, carros velozes e casinos. Mas poucos pensam sobre como esta pequena cidade-estado se tornou numa meca para os ricos.

O pequeno país na costa mediterrânea ensolarada de França é o lar de cerca de 38,000 pessoas, e um em cada três são milionários, de acordo com o WealthInsight. Este país tem o maior PIB por habitante do mundo.

Então, como será que isto aconteceu?

A grande atração é a fiscalidade. Os impostos sobre rendimento foram abolidos pelo principado em 1869, e outras taxas de impostos aplicáveis a empresas e indivíduos são excecionalmente baixas. A hipótese de manter a posse da maior parte da sua riqueza tem atraído pessoas de mais de 100 nações.

Os residentes famosos incluem o piloto de Fórmula Um Lewis Hamilton, o famoso tenista Novak Djokovic e Lady Tina Green, a esposa do empresário britânico milionário Sir Philip Green.

Para além dos benefícios fiscais, os ricos também gostam do Mónaco devido ao seu estilo de vida.

A combinação do clima ameno durante todo o ano, estabilidade política, e uma agenda repleta de eventos de alto perfil como o Grand Prix, revelou ser particularmente atraente.

O Mónaco também é facilmente acessível através do aeroporto de Nice, a uma pequena distância da fronteira com a França.

Yolande Barnes, uma diretora da consultoria imobiliária Savills World Research, disse que muitos dos incrivelmente ricos preferem o Mónaco aos paraísos fiscais offshore como as Ilhas Cayman. "As pessoas não se querem sentir exiladas," disse ela. "Para as pessoas ricas do mundo é o local ideal."

O Mónaco atrai indivíduos incrivelmente ricos, e isso têm elevado o preço dos imóveis

Estas atrações significam que o Mónaco -- que é aproximadamente do mesmo tamanho do Central Park em Nova Iorque -- tem um mercado imobiliário em brasa. A procura é elevada, a oferta é escassa e os preços dos imóveis são mais que extravagantes.

As propriedades mais privilegiadas no Mónaco são vendidas a cerca de $9,000 por metro quadrado, aproximadamente 50% mais caras do que em lugares semelhantes ​​em Nova Iorque.

Os iates também são um grande negócio no Mónaco. Muitos agentes imobiliários locais enumeram iates em segunda mão juntamente com os apartamentos e moradias.

O porto do Mónaco pode acomodar centenas de iates

Com todo este dinheiro a circular, não é de surpreender que se tenha desenvolvido um setor financeiro sólido no Mónaco, que representa cerca de 17% da economia.

"Tornou-se num local de negócios por si próprio," disse Barnes, referindo que existe uma procura específica de serviços de gestão do patrimônio e financiamentos de iate.

É comum ver super carros ostentosos por todo o lado no Mónaco

E ao contrário do que talvez suspeite, este não é um lugar tranquilo para os preguiçosos ricos.

O Mónaco pode ser barulhento e estridente quando os residentes põem o pé no acelerador dos seus super carros enquanto conduzem pela cidade. Os barulhos dos motores ecoam pelos prédios dos apartamentos.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.