Os 10 mitos de fitness mais comuns
Página principal Estilo de Vida

Desconstruímos as ideais erradas que são mais propagadas sobre o exercício físico e a perda de peso.

Com tanta gente a dar conselhos sobre perda de peso, pode ser difícil separar a ficção dos factos. Já deve ter ouvido vezes sem conta um frequentador assíduo de ginásio a partilhar dicas bem-intencionadas mas mal informadas com outro interveniente ou mesmo consigo. E não é o único que ouviu crenças de fitness serem trocadas no chão da sala de treino. Neste artigo, vários treinadores partilham os mitos de fitness mais comuns que ouviram dos seus clientes. Desde as pseudomilagrosas “zonas de queima de gordura” à magia errada de fazer exercício físico com o estômago vazio. Eis as mentiras de fitness que nunca deve seguir:

1. A melhor forma de perder peso é cortar drasticamente nas calorias

O nosso corpo é muito mais inteligente do que aquilo que pensamos. Quando comemos pouco, o nosso organismo pensa que está a passar fome, por isso o nosso metabolismo vai abrandar e agarrar-se à gordura como potencial fonte de energia. Eis uma melhor abordagem: coma mais vezes, mas vá reduzindo a quantidade de comida que ingere. Para uma perda de peso mais rápida, divida a quantidade diária de calorias que ingere (não consuma menos que 1.200 calorias se for uma mulher ou menos de 1.800 se for um homem) por cinco ou seis refeições para manter o seu metabolismo regular.

2. Mantenha a sua frequência cardíaca na zona de queirma de gorduras

Se esteve a exercitar-se entre os 60 e os 70% da frequência cardíaca máxima para queimar calorias mais depressa, pode estar a atrasar o seu emagrecimento. A zona de queima de gorduras é um verdadeiro mito. Embora seja verdade que se queima uma maior percentagem de calorias gordas exercitando-se a um ritmo moderado, no geral vai queimar poucas calorias. Por exemplo, se for para uma passadeira e andar a um ritmo de 3,5 MPH durante 30 minutos, poderá queimar 250 calorias. Se aumentar a velocidade para 7 MPH vai queimar 500 calorias. Conclusão? Os resultados são muito melhores com a velocidade mais rápida. Prefere a elipse? Certifique-se de que não está a fazer um destes erros elíticos incluídos neste top 10.

3. Pesos mais pesados vão dar-lhe mais volume

Isto é simplesmente impossível para a maioria das mulheres. As mulheres têm demasiado estrogénio na constituição do seu sistema hormonal. Sim, é verdade que pesos mais pesados criam mais músculo e força, mas muitas de nós não vão querer levantar algo tão pesado que nos faça ficar com músculos de homem. Além disso, os músculos são o segredo para um metabolismo mais ativo, uma vez que queima mais calorias do que gordura mesmo que esteja sentada no sofá ou à sua secretária.

4. Emagrece-se mais se se consumir mais refrigerantes light

Estas bebidas até podem ter zero calorias, mas o consumo exagerado destas bebidas repletas de químicos podem fazer a sua barriga inchar como um balão. Um estudo realizado com ratos pela Universidade Purdue demonstrou que aos ratos que eram dados adoçantes artificiais tinham tendência para consumir mais calorias e ganhar mais peso do que os ratos a quem era dado açúcar. Uma melhor opção é beber água que seja adoçada de forma natural com limão ou rodelas de pepino de forma a manter as calorias baixas e uma boa hidratação.

5. Trabalhar os abdominais é a forma mais rápida para se conseguir uma barriga lisa

Fazer exercícios para abdominais pode fortalecer os vários músculos dessa zona, mas não vai queimar a gordura corporal e revelar logo os famosos e desejados “seis músculos”. Os abdominais fazem-se na cozinha. Uma dieta adequada baixa em hidratos de carbono refinados e repleta de proteínas magras, gorduras saudáveis e muitas frutas e vegetais de baixo índice glicémico vão aproximá-lo(a) da barriga lisa que pretende. Mas mesmo assim, tem de trabalhar essa barriga!

6. Fazer agachamentos ajudam a fazer um rabo maior

Esta simplesmente faz-me rir. Todos sabemos o que torna o seu rabo grande e não são os agachamentos. Todos nós que passamos muito tempo sentados à frente de um computador, sentados a uma secretária ou no carro todo o dia corremos o risco de desenvolver glúteos fracos a menos que façamos alguma coisa para o evitar. Uma das melhores soluções: agachamentos! A ciência já demonstrou que este movimento pode ajudar a estimular, a fortalecer e a tornar as nádegas mais firmes. Certifique-se apenas que se concentra em ficar numa posição correta. Ponha os joelhos em cima dos atacadores dos ténis e imagine que se está a sentar numa cadeira imaginária; aperte os glúteos quando volta a pôr-se de pé.

7. Apostar apenas em exercícios de cárdio é a melhor forma de perder peso

A forma mais eficaz para perder peso é incluir tanto exercícios de cárdio como de pesos na sua rotina. Um estudo revelou que quando indivíduos andavam de bicicleta durante 30 minutos por dia, perderam 1,36 kg de gordura e ganharam 0,22 kg de músculo em 8 semanas. Mas vários indivíduos que andaram de bicicleta durante 15 minutos e fizeram treino com pesos também durante os mesmos minutos por dia perderam 4,53kg de gordura e ganharam quase 1 kg em músculo por queimar calorias.

8. Pode demorar apenas algumas semanas para se chegar ao plateau

Há pouco tempo, uma mulher contou-me que tem estado a treinar há um mês e que a balança já parou de descer. Ela insistiu que mesmo tendo-se mantido na dieta, já tinha chegado ao estado de plateau, mas muito provavelmente não é esse o caso. Porque não? Um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association (Jornal da Associação Dietética Americana) descobriu que demora 6 meses até um indivíduo atingir o plateau. Se só está a seguir um programa de perda de peso há algumas semanas e já não consegue perder peso, provavelmente precisa de rever a sua dieta.

9. Um estômago vazio é sinónimo de mais gordura queimada

Provavelmente já ouviu falar que fazer exercício físico sem qualquer reforço alimentar força o organismo a agarrar-se às reservas de gordura para poder seguir com a atividade, no entanto, isto não podia estar mais longe da verdade. A ciência já comprovou que é preciso ter alguma glicose no sistema para o estimular a queimar gorduras. Se esgotar as suas reservas de glicose, o organismo vai começar a queimar músculo. Tomar um pequeno snack 30 minutos ou uma hora antes de começar a exercitar-se dá-lhe a energia que precisa para trabalhar por mais tempo e com mais afinco, o que estimula ainda mais a queima de gordura.

10. É possível centrar-se nas partes do corpo mais problemáticas

Era bom se pudéssemos escolher onde o nosso corpo armazena gordura (mais peito e menos coxas, por favor!) mas isso é simplesmente impossível. A verdade científica é que é o corpo que decide onde queimar gordura baseando-se na genética, independentemente da parte do corpo que se está a exercitar. Em vez de se focar numa única área, aproveite o tempo para fazer exercícios que exercitem todo o corpo e que queimem calorias e emagreçam de uma forma mais geral, tais como circuitos de corrida ou de levantamento de pesos.

Por favor, descreva o erro
Fechar