Página principal Estilo de Vida

Conheça as obras futurísticas da arquiteta mais famosa da atualidade.

Zaha Hadid é a arquiteta de referência dos tempos modernos. Em 2004 ela tornou-se a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker (análago do Prêmio Nobel entre os arquitetos).

Hoje, Zaha Hadid constrói muito, constrói em todo o mundo sem vergonha pelo preço dos seus próprios projetos. É impossível confundir os edifícios projetados pelo seu escritório com alguma outra coisa. Montados em vários pontos do planeta, eles parecem sempre extraterrestres que procuram contato com o ambiente de modos diferentes.

Reunimos-lhe os seus melhores projetos que já foram realizados e os que em breve se tornarão realidade.

Centro Heydar Aliev, Baku, Azerbaijão

Construído em 2013, é um centro cultural moderno que se tornou um símbolo de Baku e de todo o Azerbaijão. É um edifício complexo que inclui uma sala de conferências, um museu, uma sala de concertos, salas de exibição e escritórios administrativos.

Riverside Museum, Glasgow

O Riverside Museum é um projeto já realizado. Inicialmente queriam abri-lo em 2009, mas a construção foi suspensa por causa da crise, e até a abertura do museu passaram sete anos. Mas valeu a pena.

Estádio de futebol 2022, Qatar

O estádio na cidade de Al-Wakrah será uma parte de contrução grandiosa no superfície de 585000 metros quadrados. A sua capacidade é de 40 mil espectadores, aliás, o andar de cima será removível, o que vai permitir diminuir a capacidade duas vezes assim que o campeonato terminar.

Estação de metro dourada em Riade, Arábia Saudita

Na capital da Arábia Saudita construirão uma estação de metro dourada. Segundo Zaha, foram dunas da Arábia Saudita que a inspiraram e cujos contornos suaves ela tentou atribuir à estação. Lá também é usado um sistema novo de admissão de passageiros que deveria ajudar a evitar aglomeração de gente nas horas de ponta.

Complexo futurista Beko Masterplan em Belgrado, Sérvia

Complexo de apartamentos, escritórios e espaços para relaxar, que fica num território abandonado de uma fábrica de têxtil velha. Dizem que ele se tornará num símbolo novo de Belgrado. O complexo sugerido inclui um hótel de cinco estrelas, um centro de congresso, galerias, lojas e um parking subterrêneo para turistas e habitantes da cidade.

Edifício residencial em Manhattan, EUA

O edifício em Manhattan terá forma da letra L e o seu canto será um ziguezague que vai delimitar duas partes do prédio. No 11º andar ficarão 37 apartamentos de 510 metros quadrados e com a altura dos tetos mais de três metros. Também haverá um centro de SPA, um jardim e uma piscina coberta.

Universidade Politécnica de Hong Kong, China

A universidade nova será um orientador arquitetónico. Incluirá um complexo de laboratórios de estudo, ciência e pesquisas. A arquitetura sem costura do edifício simboliza a dinâmica dos êxitos presentes e futuros e faz um efeito visual impressionante.

Sala de concertos Beethoven 2020, Bonn, Alemanha

O escritório de Zaha decidiu melhorar o edifício existente do arquiteto alemão Siegfried Wolske. O projeto de Hadid inclui duas fachadas transparentes que voltam para um rio. Em torno do edifício serão construídos terraços onde terão lugar espetáculos ao ar livre.

Hotel de 40 andares em Macau, China

O edifício é composto de duas torres ligadas ao nível de estrado e telhado, com algumas pontes adicionais no meio. O hotel com superfície de 150.000 metros quadrados inclui 780 quartos simples e luxuosos, coberturas, salas de conferência, salas de jogo, vestíbulos, restaurantes, centros de SPA e uma piscina a céu aberto. É possível, no elevador panorâmico, admirar a vista para Macau que se abre da torre. A contrução do hotel começou em 2013, a abertura é planeada para o início de 2017.

Centro internacional de cultura e arte, Changsha, China

Um conjunto de um teatro grande, museu de arte moderna e teatro pequeno (sala com várias funções) aparecerá nas margens dos lagos de Changsha. Três estabelecimentos ficarão numa praça espaçosa, comum pátio no fundo com restaurantes e lojas.

Arranha-céus Signature Towers no Dubai, Emirados Árabes Unidos

Estes arranha-céus altos devem tornar-se um novo centro de negócios no Dubai. Como é pressuposto para edifícios de tal tamanho, aqui ficarão escritórios, um hotel e um centro comercial.

Opus Office Tower Abu-Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Edifício de 21 andares com altura de 93 metros representa um cubo gigante com uma cavidade por dentro que parece que esá a pairar sobre a terra. Ele tem uma iluminação única, graças à qual é muito diferente de noite e de dia. De dia é um cubo vazio, e de noite este espaço é recheado de luz.

Estádio olímpico 2020, Tóquio, Japão

O novo estádio olímplico de Tóquio será construído no lugar do estádio velho, conhecido pelos Jogos Olímpicos de 1964, e tornar-se-á o principal edifício olímpico da terra do sol nascente. Nele caberão 80 mil pessoas e a sua superfície é de 290 mil metros quadrados. A conclusão da construção é planeada para 2018.

Pavilhão Burnham em Chicago, EUA

O Pavilhão tornou-se uma homenagem ao famoso arquiteto da cidade Daniel Burnham. Por dentro são demonstradas instalações no formato de áudio e vídeo que mostram o desenvolvimento de Chicago, do início até o futuro.

Mansão privada em Barvikha, Rússia

A casa sob o nome de Capital Hill Residence na forma de uma nave espacial foi construída na vila Barvikha na autoestrada Rublevskoe. A mansão é feita no “eco-estilo” — uma mistura de tecnologias modernas com formas de natureza. A casa fica num lugar remoto de mansões vizinhas dentro de um bosque de pinheiro. A sua superfície é de 2.650 metros quadrados. Em duas das torres de 22 metros ficam quartos de dormir e os de crianças. No porão há uma sauna finlandesa, hamam, sauna russa, um ginásio e uma sala de hóspedes.

Zaha Hadid

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.