Porquê e como acordar às 5 da manhã
Página principal Estilo de Vida

Procuramos constantemente os assuntos mais interessantes da internet para os levar até si. No site Quora um utilizador perguntou que estratégias deveria adotar para se levantar cedo. Eis a resposta de Dan Luca, treinador de desenvolvimento pessoal e produtividade.

Bem, acordar às 5 da manhã mudou literalmente a minha vida.

Tudo o que sou agora, devo-o a este único hábito. Claro que não foi apenas isto, mas tudo começou com isto. Tenho acordado às 5 da manhã desde o dia 2 de outubro de 2009. (Durante os fins de semana acordo normalmente às 7 da manhã).

Primeiro que tudo, isto não é apenas um hábito, porque, tal como todas as coisas, dominar qualquer prática vem com a compreensão da sua lógica e das suas características.

Há dois fatores extremamente importantes: O como e o porquê.

Ignore qualquer um destes e, na melhor das hipóteses, apenas conseguirá um resultado medíocre.

Já vou explicar os detalhes de cada um deles, mas primeiro vamos ver a relevância para o seu caso:

Especificamente para si, aos 19 anos de idade, terá de dormir entre 7 a 9 horas por noite, segundo a Sleep Foundation.

Por isso, para a acordar de manhã a uma hora específica, terá de recuar 7 a 9 horas e ir para a cama a essa hora. Aos 36 anos, eu durmo 7 horas por noite – vou para a cama às 22h30 e acordo às 5h30, em 80% das noites da semana.

E agora, quanto à estratégia:

O porquê

Numa frase… “querer é poder”. Isto é importante porque querer algo que não é claro ou que não é suficientemente importante apenas irá acabar em desilusão.

Então, porque é que quer acordar de manhã?

Há apenas duas hipóteses:

  • Porque tem de ser
  • Porque quer

Se é “porque tem de ser”, então é fácil, porque “quando não se tem outra escolha… é fácil”.

Alguns exemplos: Trabalhar o primeiro turno das 6h às 14h; Ter crianças que precisam da sua atenção; Ter uma longa viagem para o trabalho, etc… Qualquer pessoa pode viver neste piloto automático, mas é preciso ter muita força de vontade para manter esta rotina. Não é algo que eu recomendaria para quem quer ter uma vida bem equilibrada.

Se é “porque quer” então tem de ser algo que o motiva a levantar-se da cama, a deixar para trás o quentinho dos lençóis e a entrar na manhã fria todas as manhãs… algo nesse género.

As únicas pessoas que eu conheço que se levantam às 5 da manhã são aquelas que têm um sentimento de satisfação quando acordam – por exemplo, aquelas que trabalham para criar algo espetacular, ou que utilizam esse período para si próprias, para ganhar energia, para planear o seu dia, para começar a preparar tudo antes de todas as outras pessoas.

É precisamente por isto porque muitos grandes líderes gostam de começar o dia antes de todos os outros. Eles gostam de estar em controlo (da sua própria vida e da sua empresa), e são eles que traçam as ordens para os outros, são proativos em vez de reagirem ao que os outros estão a fazer.

Horas de despertar de algumas pessoas famosas e produtivas:

  • Robert Iger (Presidente da Disney) – 4h30
  • Tim Cook (Presidente da Apple) – 4h30
  • Howard Schultz (Presidente da Starbucks) – 5h00
  • Andrea Jung (Presidente da AVON) – 4h00
  • Richard Branson (Presidente da Virgin) – 5h45

Coloque a si próprio a seguinte pergunta: O que é que está a “consumir-me”?

Se não tem um desejo que é satisfeito durante esse período matinal, não irá acordar cedo… nem NUNCA!

E há mais uma coisa que também tem de ser explicada: - Não irá conseguir encontrar esse tempo em qualquer outra altura do dia!

O mais provável é que esteja a gastar a sua energia em algumas coisas que o interessam (um novo negócio, uma leitura interessante, ou qualquer outra coisa), mas isso não está a ser produtivo, porque está cansado e deixa os seus interesses para o fim.

Uma ideia muito melhor é começar o dia com as coisas que mais lhe interessam, e utilizar a sua melhor energia. De manhã cedo, esse tempo não lhe poderá ser retirado de forma alguma – ninguém lhe irá telefonar às 6 da manhã, não tem de se preocupar com uma reunião às 6h30, e por aí em diante…

O como

Assim que tiver esclarecido a razão por detrás do porquê, poderá encontrar a melhor estratégia que melhor se encaixe nas suas necessidades.

A forma mais fácil de acordar cedo é acordar cinco minutos mais cedo a cada semana.

Algumas pessoas poderão estar a dizer: “Mas demora muito tempo a fazê-lo desta forma…”

E a resposta seria: “Sim, mas o tempo vai passar de qualquer forma… Poderíamos ter esta conversa daqui a seis meses e ainda estaria a acordar à mesma hora. Ou poderia começar devagar.”

E vamos fazer as contas:

- 5 minutos por semana x 26 semana (6 meses) = 130 minutos (é mais de duas horas!)

Assim, se agora acordar às 9 da manha… poderia facilmente acordar às 7 da manhã e sem grande esforço. Ou das 7 para as 5 da manhã no mesmo período de seis meses.

O truque para acordar cedo de manhã é mesmo ir para cama cedo! Este é o botão de “reiniciar”, e é o fator mais importante.

Você pode ir para a cama à meia-noite e acordar às 5 da manhã durante dois ou três dias, mas depois disso vai sentir-se como um morto-vivo. Qualquer adulto precisa entre sete a oito horas de sono.

As 10 regras de ouro para um bom sono

  1. Durma o máximo possível durante o intervalo de sete horas entre as 22h e as 5h, porque aí terá a melhor qualidade de sono.
  2. Certifique-se de que dorme sete a oito horas por noite.
  3. Vá para a cama e acorde às mesmas horas todos os dias.
  4. Apanhe sol durante 30 minutos para equilibrar o nível de melatonina que regula os seus ciclos de sono.
  5. Certifique-se de que dorme de acordo como o seu ciclo circadiano de 90-100 minutos. Por exemplo, como exceção, é melhor dormir seis horas do que seis horas e meia (6 horas = 4 x 90 minutos). O melhor é sete horas.
  6. Evite o sono leve e acordar a meio da noite. Para isso, evite estimular o cérebro, jantar quatro horas antes de se deitar, e exercício menos de três horas antes de ir para a cama.
  7. Prepare o seu quarto: temperatura do ar entre 18ºC a 20ºC, um colchão que absorva o peso do seu corpo, ilumine a luz passiva e evite os pijamas largos.
  8. Prepare uma rotina noturna que lhe permita “aterrar” e abrandar progressivamente. (Música calma, um chá quente, etc…)
  9. Esqueça todas as preocupações, emoções negativas e frustrações, pelo menos uma hora antes de se deitar. Encerre quaisquer assuntos pendentes ou, pelo menos, trace um plano claro para eles para o dia seguinte.
  10. Faça com que uma boa noite de sono seja uma prioridade na sua vida.

As 10 regras de ouro para se levantar às 5h da manhã

  1. Encontre uma boa razão para acordar.
  2. Visualize como irá acordar com um sorriso nos lábios após uma boa noite de sono.
  3. Acorde e levante-se da cama imediatamente após o alarme começar a tocar.
  4. Empenhe-se seriamente em ter tempo para si logo de manhã.
  5. Encontre um parceiro para acordar cedo. Telefonem-se todas as manhãs.
  6. Acorde cinco minutos mais cedo todas as semanas, até atingir a hora a que deseja acordar.
  7. Trace uma rotina matinal que lhe dê prazer, de forma a que não tenha de negociar com si próprio sempre que o alarme começa a tocar.
  8. Certifique-se de que dorme pelo menos sete horas e de que está na cama antes das 22h30.
  9. Se falhar um dia, perdoe-se e volte à sua rotina.
  10. Junte-se ao Clube das 5 da manhã de pessoas extraordinárias que vivem a vida ao máximo e sentem-se satisfeitas todos os dias.
Por favor, descreva o erro
Fechar