Acha o tempo de espera nos aeroportos algo abominável? Estes aeroportos vão fazê-lo mudar de ideias.
Ter um longo período de espera no aeroporto enquanto se aguarda pelo próximo voo é normalmente uma experiência desagradável, mas alguns aeroportos estão a inaugurar uma série de atrações de entretenimento, com o objetivo de tornar esse tempo mais aprazível.
Estes aeroportos têm de tudo, como salas de cinema IMAX, campos de golfe ou piscinas.
Desde uma fábrica de cerveja com música ao vivo no aeroporto de Munique até às mais de mil “slot machines” do McCarran International Airport de Las Vegas, eis 15 aeroportos nos quais não se irá importar de fazer uma longa escala.
O Aeroporto de Changi, em Singapura, tem um jardim de borboletas com dois pisos, uma queda de água de oito metros, um jardim de catos com 40 espécies diferentes, e jardins de orquídeas e girassóis. Tem também uma piscina no telhado, vários hotéis dentro dos terminais, um dos maiores escorregas do mundo, com quatro pisos, e um spa de peixes que oferece tratamentos como massagens com pedras quentes, pedicure com peixes e terapia para as orelhas.
O Aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, alberga uma divisão do Riijkmuseum onde os visitantes podem descobrir música, literatura e arte holandesa; uma sala de cinema 6XD, onde podem assistir a uma projeção de cinco minutos recheada de efeitos especiais; e um bar de oxigénio intitulado Back to Life, onde o oxigénio é infundido com lavanda e eucalipto para o ajudar a respirar melhor antes do seu voo.
O Aeroporto International McCarran, em Las Vegas, tem cerca de 1300 “slot machines” nos terminais 1 e 2. No museu de aviação Howard W. Cannon (no terminal 1), pode-se encontrar uma coleção de 30 vitrinas dedicadas à história da aviação no estado do Nevada, e é ainda possível levar os seus filhos para uma área de entretenimento temático de aviação.
O Aeroporto Internacional do Dubai alberga a maior loja de “duty free” do mundo, que ocupa uns impressionantes 5400 metros quadrados. Também pode ir até ao ginásio G-Force, onde irá encontrar uma piscina, chuveiro e massagens, ou então relaxar nos jardins Zen.
No Aeroporto Internacional de São Francisco poderá explorar o Museu e Biblioteca da Aviação, visitar um aquário ou dirigir-se até ao terminal 2, onde irá encontrar restaurantes de comida orgânica, a primeira sala de ioga a abrir num aeroporto e a loja Freshen Up!, onde poderá tomar um duche por 15 dólares.
No Aeroporto Haneda, em Tóquio, os viajantes podem os milhões de estrelas que iluminam o planetário do Starry Café, ou provar algumas iguarias no Mercado Edo, como sushi, ramen, kushiage, tonkatsu, e sukiyaki.
No Aeroporto de Munique, poderá provar cervejas tradicionais alemãs na fábrica de cerveja Airbräu, que alberga ainda um “beer garden” com música ao vivo. Poderá ainda testar a sua habilidade para o surf, no evento Surf & Style que, de julho a agosto, oferece a maior onda artificial estacionária do mundo.
Todas as semanas, o Aeroporto Internacional Austin-Bergstrom, em Austin, no Texas, serve de palco para concertos de música ao vivo, com todos os estilos de música desde o jazz ao swing.
O Aeroporto de Atenas possui o seu próprio mini-museu, que tem em exibição artefactos arqueológicos que datam até ao período Bizantino.
O Aeroporto Incheon, em Seoul, tem duas salas de cinema, um ringue de patinagem no gelo, um campo de minigolfe com 18 buracos, e sete jardins. Também tem um centro cultural onde se pode assistir a espetáculos de música ao vivo e dança.
O Aeroporto Internacional de Vancouver tem em exibição obras de artistas como Bill Reid, albergando ainda um aquário onde se pode ver mais de cinco mil criaturas marinas num tanque com mais de 90 mil litros.
O Aeroporto Internacional Taoyuan, em Taipé, no Taiwan, tem uma biblioteca eletrónica onde se pode alugar um iPad ou um livro eletrónico com cerca de 400 obras, bem como uma boa seleção de livros tradicionais, jornais e revistas, tanto em inglês como em chinês.
O Aeroporto de Heathrow, em Londres, oferece uma enorme seleção de lojas, desde pequenas lojas de produtos pessoais até um Harrods com mais de mil metros quadrados, passando por uma galeria com obras de arte de artistas britânicos contemporâneos. Se estiver com fome, também poderá comer qualquer coisa no restaurante de Gordon Ramsey, o Plane Food.
No Aeroporto Internacional de Hong Kong poderá praticar o seu swing num campo de golfe com nove buracos, ver um filme no maior ecrã IMAX do país, jogar aos jogos de PlayStation mais recentes, na área PlayStation Gateway, ou levar os seus filhos até ao Dream Come True Education Park, que oferece versões miniatura de uma maternidade, hospital, nave espacial, quartel de bombeiros e um aeroporto.
No Aeroporto de Zurique, na Suíça, poderá alugar bicicletas, patins em linha ou bastões de caminhada para explorar a área em volta do aeroporto.
Se vai viajar até um destes hotéis não se esqueça de reservar os voos mais baratos em Jetradar.com e conseguir as melhores estadias em Airbnb.