Compilámos 4 “truques” fundamentais que deverá adotar para se manter focado nos seus objetivos pessoais.
Ao longo dos últimos anos lutei por me tornar consistente com os objetivos que definia para mim mesma: estabelecia objetivos, definia coisas que queria aprender ou formas de como queria melhorar-me a mim própria, mas acabava por não os cumprir. Por exemplo, tentei algumas vezes ganhar fluência de conversação numa língua, fazer exercício, ter uma alimentação mais saudável e tornar a meditação num hábito diário e para a vida.
Concretizava o objetivo durante algumas semanas ou mesmo alguns meses e depois deixava-o cair – fosse devido a uma mudança na minha agenda ou a ficar mais ocupado de repente. Era algo extremamente frustrante, não ser capaz de me manter fiel aos objetivos que tinha estabelecido para mim mesma. Estou certa de que muitos se podem rever no falhar em relação a expetativas estabelecidas pelos próprios. Eu arranjava desculpas constantemente, tal como “Estou em Nova Iorque, é quase impossível planear uma agenda consistente.”
Mais recentemente planeei realizar outro objetivo (que já tinha tentado várias vezes antes): tornar a escrita um hábito diário. À medida em que planeava como me manteria fiel a este “novo” objetivo percebi que estava a regressar a velhos hábitos... Ou seja, a planear os meus lembretes através de aplicações, listas, etc.
Apercebi-me disso e realizei que estava a assumir a definição de insanidade: repetindo a mesma coisa uma e outra vez e a esperar resultados diferentes.
Estava a assumir exatamente a mesma abordagem que na última vez para atingir o objetivo que tinha estabelecido. Tentei vários métodos diferentes, como amigos que me responsabilizassem/motivassem, lembretes, pura força de vontade – mas nada funcionou bem.
Parei e perguntei a mim mesma “O que é que está errado comigo? Porque é que não me mantenho fiel a nada?” Ponderei algum tempo e coloquei uma questão ainda mais importante: “Como é que posso ser realmente bem sucedida com este objetivo?”
O que percebi é que estava a tentar encaixar o meu objetivo na minha agenda em vez de conscientemente dedicar tempo ao mesmo. É aí que as coisas ficam complicadas. As suas tarefas quotidianas terão precedência sobre o seu novo objetivo. Alcançar algo é uma prática, tal como são práticas a meditação, escrever todos os dias, fazer exercício ou comer de forma saudável. É necessário atribuir tempo específico para as mesmas. Enquanto pensava foi possível concluir relativamente a várias formas de me manter comprometida com um objetivo:
1. Manter a atitude certa
Você tem que saber qual é a sua razão – porque é que realizar este objetivo é importante para si? Como é que irá melhorar a sua vida? Se você não tiver uma resposta suficientemente convincente para si próprio é provável que não o venha a cumprir – considerando que não é assim tão importante para si. Você tem que o querer bastante pois de outra forma, assim que as coisas se tornarem mais difíceis, você irá desistir. Ninguém se quer sacrificar por algo que não valoriza assim tanto. Para ter a atitude certa também precisa de ler os livros certos e falar com pessoas com interesses semelhantes. Se o fizer não irá precisar de mais nenhum lembrete pois o seu objetivo ter-se-á tornado parte da sua vida. Pessoalmente, percebi que não estava com a atitude certa pois não lia livros, via mais televisão do que habitualmente e limitava-me a ser um zombie corporativo. Acordava, ia para o trabalho e voltava para casa. Melhorar a sua atitude irá significativamente melhorar outras áreas da sua vida.
2. Tornar o hábito uma prioridade
Durante o tempo em que não estava com a atitude certa percebi que a minha agenda estava muito desorganizada. Levantava-me da cama 20 minutos antes da hora em que deveria estar a trabalhar, vestia-me rapidamente e saía porta fora. Não admira que não me mantivesse fiel aos meus objetivos. Onde é que encontraria tempo para fazer um smoothie verde ou meditar de manhã? O meu objetivo não era uma prioridade – logo precisava de mudar alguma coisa. A forma mais eficiente de tornar o objetivo um hábito passa por planear com antecedência. Você não pode esperar que os seus objetivos passem a caber na sua atual agenda ou que você os vá priorizar naturalmente. Você tem que planear a sua agenda e bloquear algum tempo para o mesmo. Tal poderá significar que os domingos passem a ser o dia de preparar refeições para toda a semana.
3. Ter um amigo que o motive e responsabilize
Mencionei anteriormente o ter um amigo que nos motive e responsabilize na minha “lista de coisas que tentei mas que não resultaram”. No entanto, um amigo que nos motive e responsabilize poderá funcionar bastante bem quando você estiver a fazer tudo o resto bem. Por exemplo, quando tinha um amigo assim funcionou tudo bem e o mesmo ajudou-me a ir mais longe com o meu objetivo. Acabou por fracassar, eventualmente, por não estarmos ambos comprometidos –e outras rotinas diárias tornaram-se prioritárias.
Moral da história: um amigo que o responsabilize e motive poderá ajudá-lo a fazer progressos nos seus objetivos. O segredo será encontrar alguém confiável e realmente comprometido. Se você não conseguir encontrar alguém que se encaixe nessas características diga a um amigo ou à sua família o que planeia fazer. Por diversas vezes os meus amigos e família lembraram-me de permanecer focado nos meus objetivos quando me viam ficar distraído.
4. Eduque-se em relação ao seu objetivo
Nutrir a sua mente sobre o hábito que escolhe prosseguir é extremamente útil. Saber mais sobre o tópico irá ajudar a fortalecer a sua “razão”. Se você sabe que a meditação é boa para melhorar a sua saúde geral tal não o motivaria para praticar mais? Outro grande exemplo é ficar em forma. Como a maioria de nós sabe, ficar em forma não é apenas sobre exercício físico mas também sobre alimentação saudável. Como é que aprendo a comer de forma saudável? Lendo livros, vendo documentários e falando com amigos que também se preocupem em ser mais saudáveis.
No final do dia o sucesso de determinado objetivo surge de o tornar uma prioridade. Querer atingir algo não é suficiente. Você tem que fazer um esforço consciente para melhorar a sua vida. Não é fácil mas poderá ser um sentimento muito gratificante quando você realizar algo que se propôs a fazer.
Não estou a dizer que não deve definir lembretes mas não deve depender apenas dos mesmos para se manter fiel aos seus objetivos. Você deve esforçar-se para tornar o seu novo desafio uma parte diária da sua vida, tal como escovar os dentes. Deveria mesmo tornar-se uma paixão sua, na qual pensa todos os dias. Faça o esforço consciente de se manter fiel aos seus objetivos.