Página principal Estilo de Vida

Uma das melhores coisas de viajar é ter a oportunidade de provar as delícias locais um pouco por todo o mundo.

Desde Tóquio, que é a cidade com mais restaurantes com estrelas Michelin, até Tel Aviv, onde as refeições são servidas com uma série de saladas frescas e entradas, eis 25 cidades que todos os amantes de comida deveriam visitar.

1. Banguecoque, Tailândia

Em Banguecoque, as ruas estão repletas de bancas de rua com pratos conhecidos como Pad Thai, que é também a iguaria mais conhecida do Thip Samai, em Mahachai Road. Há também uma nova onda de restaurantes novos como o Opposite, onde os chefs organizam jantares com menus preestabelecidos e com um preço fixo, baseados em temas como Nova Orleães, o norte da Tailândia ou um jantar romano.

2. Barcelona, Espanha

A Boqueria em Barcelona

Em Barcelona, temos uma abundância de porco curado, presunto serrano e pratos frios da Catalunha, mas também se pode encontrar peixe fresco do Mediterrâneo. Pode experimentar a cozinha tradicional catalã em áreas como o Bairro Gótico, provar as tapas em restaurantes como o Cal Pep, e explorar o mercado Boqueria em busca de produtos frescos e outras iguarias.

3. Bolonha, Itália

Tagliatella à Bolonhesa foi inventada em Bolonha

As visitas guiadas subordinadas ao tema da comida são muito populares em Bolonha, a cidade que inventou a Tagliatella à Bolonhesa. Pode provar mortadela fresca e vários queijos no Mercato di Mezzo, explorar as lojas tradicionais das ruas de pedra do Quadrilatero, e terminar o dia com uma bola de gelato.

4. Bruges, Bélgica

The Chocolate Line em Bruges

Além das deliciosas bancas onde pode pedir waffles com chantili, fruta fresca e chocolate, Bruges é também conhecida por oferecer chocolate do melhor que há, mexilhões e batatas fritas. Vá até ao The Chocolate Line, onde o chef Dominique Person utiliza de tudo nos seus chocolates, desde wasabi a guacamole, passando por frango e ostras (e até pode comprar um deque de cartas de chocolate).

5. Buenos Aires, Argentina

Em Buenos Aires, pode perder-se em bifes suculentos, menus com uma enorme variedade de pratos, e vinhos de qualidade por menos de 30 euros. As suas parilladas (os grelhados) são famosas pela carne e bifes tenros, e Buenos Aires é também cenário para uma grande vaga de restaurantes ilegais que têm sido alvo de muitos elogios na imprensa durante os últimos anos.

6. Ensinada, México

O mercado de Ensenada ganhou notoriedade pelos seus tacos de peixe quando foi inaugurado em 1958, e esta iguaria manteve-se como um dos pratos mais famosos da área. Hoje em dia poderá encontrar uma grande variedade de bancas a servirem a icónica combinação de peixe e camarão frito recheado com maionese, salsa e couve fresca.

7. Penang, Malásia

Penang tem sido aclamada como a capital gastronómica da Malásia, e foi eleita pela Lonely Planet como o principal destino culinário de 2014, graças a uma combinação de pratos chineses, malaios e indianos com técnicas de cozinha que datam de há centenas de anos. Os seus centros de rua em George Town estão repletos de iguarias fritas e uma variedade de sopas incluindo de porco e pato com anis e sopa de carapau com chili.

8. Londres, Grã-Bretanha

Um prato do Dinner by Heston Blumenthal

Nos anos mais recentes, Londres registou uma grande transformação no seu panorama gastronómico, com os pubs a virarem-se mais para a comida, os camiões de comida a surgirem nas ruas, e dois dos 10 melhores restaurantes do mundo a serem inaugurados: o Dinner de Heston Blumenthal, e o The Ledbury. A cidade sempre albergou uma variedade de cozinhas étnicas, e esta tendência continua a crescer com a emergência de restaurantes latino-americanos e sul-coreanos.

9. Los Angeles, EUA

Foi em Los Angeles que o chef Roy Choi abriu a Kogi food truck, dando início a uma vaga de carrinhas de comida de rua. L.A. oferece de tudo desde peixe fresco no pontão de Venice Beach até restaurantes de luxo como o Maude, de Curtis Stone, bem como algumas das melhores casas de comida mexicana, coreana e de sushi, graças à sua população tão diversificada.

10. Lyon, França

Segundo o jornal The Guardian, Lyon tem sido a capital gastronómica francesa, e do mundo, durante os últimos 76 anos. Em Lyon irá encontrar pratos ecléticos como miolo de porco com recheio vinagrete, o Trois Gaules, que é considerado o pub mais antigo do mundo, e vários mercados incluindo o Quai Saint-Antoine e o Les Halles de Paul Bocuse, onde pode provar algumas iguarias de luxo.

11. Marraquexe, Marrocos

Marraquexe combina os sabores de França, África, e do Médio Oriente para oferecer bancas de comida onde pode provar pratos como a kefta (almôndegas marroquinas) e mergez (salsichas picantes). À noite, jante em restaurantes deslumbrantes como o Bô-Zin, que está situado numa mansão.

12. Nova Orleães, EUA

Nova Orleães é conhecida pelos seus deliciosos pratos crioulos. Prove uma sandes po-boy, que poderá ter marisco frito ou salsichas fumadas, ou experimente um dos restaurantes mais antigos dos Estados Unidos, o Antoine’s, onde foram inventadas as ostras Rockefeller.

13. Nova Iorque, EUA

Em Nova Iorque irá encontrar um dos panoramas gastronómicos mais diversificados do mundo: poderá encontrar de tudo desde cozinha italiana a francesa, passando por especialidades afegãs e tibetanas. Experimente um dos muitos restaurantes agraciados com as estrelas Michelin, agarre um cachorro-quente numa banca de rua, ou visite um dos vários festivais de comida como o Smorgasburg.

14. Paris, França

Um prato do L'Atelier de Joël Robuchon

Para provar os autênticos queijos e doces franceses, dirija-se aos mercados de fim de semana de Paris, como o mercado da Bastilha ou o mercado da Place Monge. As casas localizadas fora das zonas turísticas oferecem pratos tradicionais como a quiche, Coq Au Vin, e Madeleines. A cidade também alberga vários restaurantes aclamados, incluindo o L'Atelier, dirigido pelo chef chef Joël Robuchon, que foi eleito “Chef do século” pelo guia de restaurantes Gault Millau.

15. Portland, Oregon

Portland é conhecida pela sua variedade de “food trucks”. Algumas opções bem saborosas incluem o Pok Pok, onde pode ferrar o dente nas asas de frango mais suculentas da cidade; as pizas de Ken Artisan, que vêm recheadas com todo o tipo de ingredientes, desde salsichas a cebolas e bacon; o Biwa, onde lhe servem noodles caseiros; e as Bunk Sandwiches, onde pode provar uma sandes cubana de porco.

16. San Diego, EUA

San Diego é uma das melhores cidades americanas para se provar comida mexicana. Prove o burrito Surfing California no Lucha Libre, que vem recheado com bife grelhado, camarão, batatas fritas, abacate, pico de gallo, queijo e molho chipotle, e que fez furor no programa de televisão “Man vs. Food”.

17. São Francisco, EUA

São Francisco foi galardoada com 40 estrelas Michelin durante o ano passado, atribuídas a restaurantes de três estrelas como o Benu e o Saison. Mas a cidade também oferece bons locais para comer no mercado do Ferry Building, onde os vendedores oferecem de tudo desde cogumelos até salame acabado de curar.

18. San Sebastian, Espanha

Além de um trio de restaurantes com três estrelas Michelin, San Sebastian é conhecida pelos mercados como La Brexta, pelas tapas ao estilo basco, e pelos seus pratos sofisticados como fois gras com figos.

19. São Paulo, Brasil

Uma sandes do Bar do Mané em São Paulo

São Paulo tem uma longa tradição de possuir uma cozinha fantástica, mas durante os últimos anos a cidade tem também fundido as especialidades brasileiras com outros estilos, como o italiano, japonês ou libanês. O Bar do Mané, localizado na banca E14 do Mercado Municipal de São Paulo, um dos maiores mercados da cidade, é conhecido pelas suas sandes épicas de mortadela grelhada e queijo derretido.

20. Seattle, EUA

Visite um dos vários mercados de comida como o icónico Pike Place Market, delicie-se com as ostras suculentas da Pionner Square, e prove os cafés de qualidade, biscoitos quentes e croissants do mercado de London Plane. Não se esqueça de tomar um café no Zeitgeist, onde poderá ver um filme ou mergulhar numa exposição.

21. Singapura

Arroz de frango de Singapura

Em Singapura, as bancas de rua oferecem comida barata que é admirada por figuras conhecidas como Anthony Bourdain e Gordon Ramsay. Prove os pratos icónicos da cidade como o arroz de frango, o caranguejo com chili, e o char kway teow.

22. Sidney, Austrália

Em Sidney, pode provar carnes regionais como crocodilo e canguru grelhado, provar o marisco no Sydney Fish Market, e experimentar a cozinha malaia em locais como o Mamak.

23. Taipé, Taiwan

Segundo o The Guardian, Taiwan é o melhor destino mundial para os fãs de mercados de rua, e Taipé serve de base a alguns dos melhores do país. Aqui poderá encontrar mercados noturnos que servem de tudo desde pipocas de frango até frutos caramelizados. As sobremesas desta zona são particularmente especiais, com delícias como pão com tinta de choco e pão de casca de ananás recheado com creme de leite.

24. Tel Aviv, Israel

Em Tel Aviv, a maioria dos restaurantes servem comida vinda diretamente da produção local, com destaque para os vegetais frescos. A cidade também serve de palco a uma forte cultura de café, onde é frequente as pessoas sentarem-se numa esplanada durante horas enquanto saboreiam pequenas taças de labneh cremoso, hummus, pão achatado, pickles de cebola e pimentos vermelhos, tudo antes de seguirem para o prato principal.

25. Tóqui, Japão

Os fãs de peixe e marisco encontram o paraíso no mercado de peixe de Tsukiji, onde são vendidos por dia mais de dois milhões de quilos de peixe e onde poderá encontrar sushi tradicional japonês. Tóquio também é a cidade mundial com o maior número de restaurantes agraciados pela Michelin, com um total de 267 restaurantes a conquistarem as prestigiadas estrelas.

Se está a pensar em fazer uma viagem para provar comida, não se esqueça de comprar os bilhetes mais baratos no Jetradar e reservar os hotéis no Airbnb.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.