Quanto dar de gorjeta num hotel
Página principal Estilo de Vida

De modo a poupar-lhe momentos embaraçosos e até alguns tostões, especialistas indicam-lhe 7 coisas que deverá ter em atenção na hora de dar gorjetas.

Sentir o olhar gelado do rapaz do elevador enquanto se atrapalha com a sua carteira, perguntando-se se as notas que já deu eram apropriadas... Pode ser um início esquisito de qualquer viagem.

Mas dar gorjetas não tem de lhe provocar palpitações do coração e nós estamos aqui para ajudar.

Para obter todas as melhores dicas sobre a gorjeta, voltámo-nos para dois profissionais – Sean Murphy, editor-chefe da Jetsetter.com, um site líder de hotéis e experiências de luxo, e Jacob Tomsky, autor das memórias que dizem tudo de um hotel "Cabeças em Camas" (Heads in Beds).

Aqui estão as suas orientações pessoais para dar gorjetas como um chefe.

1. Dê gorjetas cedo

Espera até que todos os serviços sejam prestados antes de distribuir gorjetas? Erro de principiante.

"Em quase todas as situações, dar a gorjeta antes é o melhor caminho a percorrer", diz Tomsky.

"Despache logo essa tarefa, e veja o stress a escapar da situação."

Murphy concorda. "Eu normalmente dou as gorjetas no início da minha estadia", diz ele. "Eu muitas vezes dou à primeira pessoa que está numa posição de me ajudar uma gratificação substancial e deixo claro que aprecio os seus melhores esforços em meu nome."

2. Seja claro e confiante

Não é necessário ficar atrapalhado, murmurar, ou ser tímido quando se trata de gorjetas. "Eu ponho a gratidão na palma da minha mão e oferecer um aperto de mão firme ao fazer contato com os olhos. Dessa forma, eles sabem que aprecio o seu esforço, mas não estou a fazer um espetáculo ou declaração pública da transação ", diz Murphy.

E não se preocupe com uma gorjeta ser inadequada. "Na pior das hipóteses, recusam educadamente e ainda o consideram uma pessoa maravilhosa por sequer tentar", diz Tomsky. Mas na maioria dos casos, a gorjeta é recebida calorosamente. "Acostume-se! Alto e orgulhoso. É um belo gesto. Não há razão na terra para ser um pouco estranho ", assegura Tomsky. "Apenas um simples ‘isto é para si, e está tudo acabado."

3. Dê sempre gorjeta às senhoras da limpeza

Se há um trabalho que deve sempre, sempre receber uma gorjeta, é este. "Eu fiz o serviço de limpeza, e é difícil", diz Tomsky. Murphy acrescenta que o serviço de limpeza é "destinado a ter uma presença pessoal quase invisível, mas o seu trabalho é o mais visivelmente reconhecível."

Portanto, se o hotel deixa envelopes para gorjetas, certifique-se de usá-los. "O dinheiro deixado sobre uma mesa-de-cabeceira é ambíguo. É uma gorjeta? Ou foi um tolo distraído que deixou o seu dinheiro para trás?", diz Murphy. "Uma nota de cinco na mesa pode parecer-se com uma nota de cinco na mesa que espera ver lá quando voltar", Tomsky acrescenta. "O envelope endereçado e selado é fundamental."

4. Dê uma gorjeta em relação ao nível de serviço, não o luxo do hotel

É fácil ser influenciado por um ambiente de luxo – ou não ter em consideração hotéis de valor – mas a verdade é que um bom serviço requer a mesma quantidade de esforço, não importa o nível de hotel, e, portanto, deve ser sempre recompensado. "Eu costumo avaliar todos os funcionários do hotel com base na qualidade do seu serviço, e não o custo do hotel", diz Murphy. Em outras palavras, mesmo se estiver hospedado num motel na estrada, também deve deixar de fora o dinheiro para a casa, porque os seus lençóis não se vão mudar a si mesmos.

5. Deixe algum dinheiro em cima da conta de serviço de quartos

Nós sabemos. O serviço de quarto já é super caro. E se há uma gorjeta ainda por cima, pode sentir que pagou a sua parte. Mas, se puder, deixe uma gorjeta em dinheiro também. Afinal, essa gratidão vai para um salário que é tributado, o que significa que pode "ser bastante significativo do outro lado", diz Tomsky. "Alguns dólares no bolso pode significar o mundo para eles."

E mesmo se você não está inclinado a dar uma gorjeta acima dos 20 por cento, considere adicionar um pouco mais durante certas horas do dia ou para determinados pedidos de serviço de quartos. "Se o pedido é feito particularmente tarde à noite ou envolve chocolate e/ou Champagne, vou deitar alguns dólares acima da gratidão incluída", diz Murphy.

6. Estude a norma, e vá um pouco acima

A American Hotel and Lodging Association disponibiliza um conjunto de "orientações de gratidão," mas ambos os nossos especialistas sentiram que as suas sugestões eram um pouco demasiado reduzidas. "Estas estão praticamente a par com o que é a média", diz Murphy. Mas ele não fica contente apenas com a média. "Vou dar mais consistentemente aos indivíduos que se lembram do meu nome e de que eu gosto, tratar bem os meus filhos, ou apresentar-me a um bar impressionante, restaurante, vista, loja local, ou algo que eu não tinha ideia que existia." Tomsky também acredita na inflação desses montantes. "Honestamente, mais para baixo na lista, eu daria dois dólares em vez de um," diz ele. "Mas esta lista é um ponto de partida bastante decente."

7. Diga obrigado, e receba obrigados

Em última análise, a gorjeta tem que ver com o karma. "A hospitalidade é difícil, e é a melhor maneira de mostrar a qualquer funcionário do hotel que entende essa verdade universal", diz Tomsky. Às vezes esse karma dá a volta completa ao círculo. Uma gorjeta bem colocada pode abrir portas... Literalmente. "Por duas vezes, 100 dólares de Hong Kong (cerca de $10 dos EUA) no check-in fizeram com que me dessem um upgrade para quartos deluxe nos andares superiores," acrescenta Tomsky.

Mas em última análise, a gorjeta tem que ver com mostrar apreço. "Dar dá-nos prazer. Sabendo isso, eu geralmente dou gorjetas maiores. Desta forma, toda a gente vai embora feliz – exceto o meu contabilista ", diz Murphy.

Diretrizes gerais para dar gorjetas

  • Assistente de estacionamento: $2 a $5
  • Motorista do transporte: $2
  • Funcionários da porta: $2 a $5 para chamarem táxis (especialmente em más condições meteorológicas)
  • Rapaz do elevador: $2/saco ($5 para sacos especialmente pesados)
  • Recepção: $5 a $10 (opcional, mas incentivado)
  • Concierge: $20
  • Serviço de limpeza: $5/dia
  • O serviço de quartos: 20% da conta (alguns dólares extras em dinheiro se a gorjeta for cobrada automaticamente)
  • Entrega de itens ao quarto: $2 a $5
  • Empregado de piscina ou praia: $5
  • Empregados em buffets: $5

Nota: No artigo original as quantias estão em dólares, mas em euros o valor seria aproximadamente o mesmo.

Por favor, descreva o erro
Fechar