Um bom livro tem o potencial de mudar as nossas vidas. Se ler atenciosamente alguns desdes livros certamente que a sua produtividade atingirá um novo patamar.
O livro certo tem o potencial de mudar a sua mentalidade e melhorar significativamente a sua produtividade. Ao estudar estes livros de produtividade e aplicar os seus conceitos, a sua vida nunca mais vai ser a mesma.
1. “Trabalhe 4 Horas por Semana”, por Tim Ferriss
Publicado em 2007, este livro tem inspirado pessoas em todo o mundo. Se já se perguntou como o conceito de estilo de vida do empreendedor se tornou tão popular, muito do movimento pode ser atribuído ao sucesso deste livro. Eu li o livro duas vezes e achei-o valioso nas duas vezes. Mentalmente, este livro mostra-nos que a liberdade de tempo é muitas vezes mais valiosa do que o dinheiro.Um livro na prateleira não pode fazer nada para o ajudar.
Um dos melhores aspetos do livro são os desafios que Ferriss estabelece para os leitores. Por exemplo, ele sugere estar deitado no chão num espaço público por 10 segundos. É um pequeno ato pouco convencional que demonstra que há pouco risco real em contestar uma norma estabelecida.
Dica favorita: propor soluções em vez de pedir opiniões. Mova conversas e a vida diária muito mais rapidamente.
2. “A Arte de Fazer Acontecer - Uma Fórmula Anti-stress para Estabelecer Prioridades e Entregar Soluções no Prazo” por David Allen
O livro clássico de David Allen é a Bíblia dos negócios e produtividade pessoal. Ao contrário de alguns livros de negócios que simplesmente apresentam uma lista de dicas e outros conceitos, Allen oferece um sistema completo de produtividade para o leitor.
Em termos de mentalidade, "Getting Things Done" mostra que podemos manter a perspectiva e controlo sobre a nossa crescente lista de coisas para fazer. Verdadeiramente, o livro cumpre a promessa de o ajudar a alcançar a produtividade livre de stress.
Dica favorita: aprendi a fazer uma revisão semanal depois de ler Getting Things Done.
3. “The Miracle Morning: The Not-So-Obvious Secret Guaranteed to Transform Your Life (A manhã milagrosa: O segredo não tão óbvio que garantidamente irá transformar a sua vida (antes das 8:00))”, por Hal Elrod
A maneira de começar o seu dia tem um impacto incrível sobre a sua produtividade. Muitos de nós já leram sobre as rotinas da manhã de pessoas bem-sucedidas. A manhã milagrosa vai muito mais longe.
Ao ler este livro e aplicar as suas ideias, pode encontrar o tempo para se reinventar a si mesmo através de fitness, leitura e outras atividades de desenvolvimento pessoal. Quando se trata de mentalidade, este livro demonstra que pode aumentar a sua produtividade e resultados através de uma rotina eficaz de manhã. É possível acordar cedo!
Dica favorita: Criar uma rotina da manhã com vários componentes (por exemplo, ler por 10 minutos, jornal por 10 minutos e fazer 10 minutos de exercício) para que esteja pronto para o resto do dia.
4. “O Gestor Eficaz”, por Peter F. Drucker
Publicado há 50 anos, o livro de Drucker é um excelente recurso para as pessoas em grandes organizações. Para a mentalidade, o capítulo "Know Thy Time" (conheça o seu tempo) desafia o leitor a fazer um registo de como passa os seus dias. Só entender como gasta o seu tempo no trabalho pode ser uma revelação chocante.
Dica favorita: O foco na contribuição é uma dica excelente. Como Drucker escreve: "Perguntar: ‘como posso contribuir?’ é olhar para o potencial não utilizado no trabalho."
5. “Pai Rico, Pai Pobre”, por Robert Kiyosaki
Tomar o comando sobre o seu dinheiro é um aspecto importante da produtividade. Com maiores recursos financeiros pode terceirizar tarefas (por exemplo, serviços de limpeza ou contratar um assistente virtual). De todos os livros financeiros que li, este teve o maior impacto sobre a minha visão do dinheiro.
Por exemplo, Kiyosaki define um ativo como algo que gera dinheiro para si – isso significa que o seu carro e casa própria não são ativos! Muitos de nós estamos acostumados a olhar para as nossas casas como ativos. Na verdade, as nossas casas geralmente drenam dinheiro! O livro lembra-nos da importância da construção de novos ativos de produção de rendimento (por exemplo, ações que pagam dividendo, participações em empresas, royalties etc).
Dica favorita: Kiyosaki recomenda procurar um trabalho que lhe permite aprender e ter a oportunidade de crescimento, em vez de um trabalho confortável – que é uma ótima maneira de aumentar a sua capacidade produtiva.
6. “The E-Myth Revisited: Why Most Small Businesses Don’t Work and What to Do About It” (O E-Mito revisto: Por que é que a maioria das pequenas empresas não funciona e o que fazer sobre isso) por Michael E. Gerber
Muitos empresários citam este livro como um recurso fundamental no crescimento das suas habilidades e assumir do controlo sobre as suas vidas. Muitas pessoas entram no negócio porque estão cansadas de trabalhar para outra pessoa.
Outras estão interessadas em se concentrar no seu ofício ou paixão – cozer, escrever ou trabalhar em carros. O livro de Gerber salienta que é vital criar sistemas e procedimentos para o negócio crescer – caso contrário, o negócio nunca crescerá mais que a sua produtividade pessoal.
Dica favorita: Escreva procedimentos operacionais padrão para todos os aspetos do seu trabalho de modo a que possa manter o negócio a funcionar se lá estiver ou não.
7. “The Checklist Manifesto: How to Get Things Right” (O manifesto da lista: Como fazer as coisas corretamente) por Atul Gawande
Cometer erros é frustrante! A resposta típica para evitar erros e melhorar o desempenho é mais educação e formação. No entanto, existem outras opções. A lição de mentalidade de Checklist Manifesto é que uma lista de verificação simples pode melhorar significativamente o desempenho.
Por exemplo, Atul Gawande discute exemplos onde os pilotos comerciais constantemente usam listas de verificação para executar os voos com segurança. Muitos profissionais médicos, incluindo cirurgiões, enfermeiros e outros usam listas de verificação para evitar erros nos cuidados de saúde.
Dica favorita: Saiba como criar uma lista de verificação para melhorar a sua produtividade.
8. “Essencialismo: a Disciplinada Busca por Menos”, por Greg McKeown
Decidir onde concentrar o seu tempo e atenção limitada é uma escolha fundamental na produtividade. Enquanto hacks e dicas vão melhorar os seus resultados, essas são considerações secundárias. A lição de mentalidade de "Essencialism" é dizer não a pedidos, pessoas e tarefas que não são essenciais. É uma habilidade dolorosa de cultivar, especialmente se tem sido uma pessoa que está constantemente a agradar aos outros. O livro é uma leitura agradável e inclui ilustrações da experiência de vida de McKeown.