Leia como um rei
Página principal Estilo de Vida

Livre-se dos livros eletrônicos! Não há nada melhor que ler na biblioteca.

Aqueles que gostam de um bom livro vão concordar que não há nada melhor do que encontrar um lugar para se aconchegar a ler. Às vezes é o seu sofá e às vezes é uma biblioteca tranquila repleta da grande literatura.

Escolhemos algumas das melhores bibliotecas de todo o mundo que oferecem não só uma impressionante coleção de material de leitura, mas também possuem uma arquitectura única. Desde um mosteiro do século VIII na Suíça a uma biblioteca com estantes penduradas na Cidade do México, aqui estão as bibliotecas que cada leitor avido deve visitar.

Uma vez detentora do recorde da maior coleção de livros do mundo, a Bibliotheque Nationale de France já se expandiu desde então, mas os edifícios originais de 1868 ainda são os mais bonitos. A Salle Ovale (sala oval) no Edifício Richelieu é um lugar a visitar.

A Casa de la Literatura Peruana (casa da literatura peruana) em Lima, Peru, costumava ser uma estação de comboios até 2009. Foi convertida numa biblioteca na esperança de incentivar os cidadãos peruanos a ler mais sobre o seu país e a sua história.

Modelada segundo o Coliseu, a Biblioteca pública de Vancouver no Canadá ocupa um quarteirão inteiro da cidade e tem restaurantes, lojas, edifícios de escritórios e um jardim no terraço.

Com o seu impressionante interior rococó, a biblioteca do Mosteiro Wiblingen em Ulm, na Alemanha, é única e de tirar o fôlego. A galeria superior é suportada por grandes colunas de mármore colorido, e há uma abundância de estátuas e frescos para capturar o interesse dos visitantes.

A Biblioteca Virgilio Barco em Bogotá, Colômbia, foi projetada pelo arquiteto bem conhecido Rogelio Salmona e concluída em 2001. A biblioteca tem um piso plano aberto no interior, tijolo vermelho, piscinas e relvados do lado de fora.

A Biblioteca Central de Seattle em Seattle, Washington, tem 11 andares compostos por aço e vidro, proporcionando muito espaço para leitura e estudo. A biblioteca central é um ramo da Biblioteca Pública de Seattle.

Tirando a deixa dos seus arredores de floresta numa pequena cidade em Pequim, China, o exterior da Biblioteca Liyuan está coberto de varas, e o interior é composto por vigas de madeira. Esta biblioteca amiga do ambiente é arrefecida pelo lago em que fica.

Graças ao filantropo George Peabody, a Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland, tem uma biblioteca linda completa com uma clarabóia e cinco andares que olham para baixo para o piso inferior de azulejos pretos e brancos onde os alunos podem encontrar uma mesa tranquila para estudar.

Também conhecida como o Diamante Negro por causa do seu granito preto e ângulos incomuns, a Biblioteca Real de Copenhaga é uma extensão da Biblioteca Nacional da Dinamarca. O átrio de vidro da biblioteca tem uma vista para a água que está à frente do edifício.

Parte da residência histórica do Rei de Espanha, a Biblioteca Real do Mosteiro El Escorial em Madrid é um Património Mundial da UNESCO. Os frescos incríveis pintados nos tetos da biblioteca retratam as sete formas de artes liberais: a retórica, dialética, música, gramática, aritmética, geometria e astronomia.

Desfrutando de artefatos como um Sputnick russo original e um atlas de 1699 que foi o primeiro a mostrar o sol como o centro do universo, a Biblioteca Walker da História da Imaginação Humana é tanto museu como biblioteca. A biblioteca – que está localizada na casa privada de Jay Walker em Ridgefield, Connecticut – é particularmente única, com múltiplas plataformas flutuantes, escadas e iluminação especial, e música.

Datado do século VIII, a Abadia de St. Gallen, na Suíça, é um Património Mundial da UNESCO incrivelmente bem preservado que abriga uma biblioteca barroca espetacular. É a biblioteca mais antiga do país e tem manuscritos originais que datam do tempo em que a abadia foi fundada.

Junto com o esqueleto que flutua no meio da Biblioteca Pedro Vásquez na Cidade do México, México, as estantes da biblioteca também parecem estar penduradas. A biblioteca tem o nome de um filósofo e político mexicano.

O design exclusivo utilizado para a Biblioteca e Centro Cultural Vennesla em Vennesla, Noruega, foi retirado das costelas encontradas no esqueleto de uma baleia. É por isso que o interior da biblioteca é preenchido com inúmeros arcos.

Alojada no Colégio de Todas as Almas dos fiéis defuntos no Oxford College, Inglaterra, a Biblioteca Codrington foi concluída em 1752, graças a uma doação monetária do soldado britânico Christopher Codrington. Codrington também doou a sua coleção pessoal de 12 000 livros.

Feita completamente de vidro do lado de fora, e principalmente por estantes no interior, a Universidade de Arte Musashino, em Tóquio, Japão, é verdadeiramente uma anomalia arquitetónica. O arquiteto japonês que construiu a biblioteca – Sou Fujimoto – utilizou apenas uma ponte que as pessoas usam como espaço de leitura para quebrar com as estantes no interior do edifício.

A Biblioteca Nacional Clementinum em Praga, República Checa, foi fundada em 1781 e tem a maior coleção de livros no país. Também abriga objetos pessoais de figuras históricas, como Mozart e Tycho de Brahe.

A Biblioteca do Congresso em Washington DC tem mais espaço nas prateleiras e livros do que qualquer outra biblioteca do mundo. O edifício Thomas Jefferson é especialmente bonito com as suas colunas de mármore, murais coloridos e esculturas.

Com os Alpes como pano de fundo, a Biblioteca Admont – localizada no Mosteiro Admont em Admont, Áustria – é a segunda maior biblioteca num mosteiro no mundo. Os belos tetos pintados retratam as várias fases do conhecimento humano.

Criada em 1845, a State Library of New South Wales, em Sydney é a biblioteca mais antiga de toda a Austrália. A Ala Mitchell é uma das partes mais bonitas da biblioteca.

A biblioteca do Castelo Hearst, em San Simeon, Califórnia, é ao mesmo tempo luxuosa e elaborada. Os seus armários de madeira escura, tectos e arcos, bem como móveis estofados vão fazê-lo sentir-se como se tivesse entrado num castelo medieval europeu.

A Biblioteca Municipal de Estugarda é composta de nove andares de puro branco. O edifício é em forma de cubo – foi modelado segundo o Panteão – e os pisos todos se envolvem em torno de um centro aberto, para apresentar uma distribuição exclusiva.

Embora o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, Brasil, tenha sido construído no século XIX, este abriga literatura datando até ao século XVI. A coleção de livros portugueses da biblioteca é a maior coleção fora de Portugal.

Um tributo à biblioteca original do Egito de Alexandria – que remonta ao século III aC – a Biblioteca de Alexandria atual foi concebida como um relógio de sol. O edifício inclina-se para o Mar Mediterrâneo e permite a abundância da luz solar através das suas muitas clarabóias.

A sala mais famosa da Biblioteca Dublin do Trinity College, em Dublin, na Irlanda, tem mais de 60 metros de comprimento e tem o nome adequado de Long Room. A madeira escura e livros velhos nesta biblioteca – que abriga a maior coleção de livros na Irlanda – vai fazê-lo sentir-se a viajar de volta no tempo.

Alongando-se por dois quarteirões inteiros e completa com 42 mesas de carvalho, a sala de leitura principal Rosa, na New York Public Library em Nova Iorque pode acomodar um grande número de leitores. Agora a terceira maior biblioteca do mundo, a biblioteca – que é um marco Beaux Arts – foi uma das maiores estruturas de mármore nos EUA quando foi construída.

As janelas tipo esburacadas na Biblioteca Kanazawa Umimirai em Kanazawa City, Japão, destinam-se a fazer a biblioteca parecer-se com uma floresta de livros. O objetivo do projeto da biblioteca é ser um espaço tranquilo.

Para conhecer a literatura nas melhores bibliotecas do mundo, você pode comprar os bilhetes mais baratos no Jetradar e reservar um quarto único de hotel no Airbnb.

Por favor, descreva o erro
Fechar