Página principal Estilo de Vida

Apresentamos-lhe uma lista de experiências emocionantes cuja realização garante que aproveitou bem a sua juventude.

O tempo entre os 20 e os 30 anos é provavelmente o período que oferece maior potencial para aventuras. A grande maioria das pessoas concentra-se nas suas carreiras e cursos – no entanto, há certas coisas que você deve fazer para criar memórias inesquecíveis e sentir-se orgulhoso do que conseguiu alcançar.

Existem inúmeras ideias cujo interesse varia consoante a sua atitude e estilo de vida. A lista que se segue está cheia de ideias que qualquer um deve tentar.

1. Visite um novo continente

Um novo continente significa uma experiência totalmente nova, uma cultura diferente e pessoas interessantes para conhecer. Toda a gente deveria visitar outro continente pelo menos uma vez na vida, é uma experiência inestimável.

2. Viaje para pelo menos 20 países

Cada novo país que você visita é uma lição de vida original, passível de criar memórias únicas. Quantos mais países você conhecer melhor poderá compará-los e tirar conclusões relativamente ao comportamento, cultura e rituais dos habitantes. Ao passarmos tempo em ambientes diferentes podemos aprender muito sobre nós mesmos.

3. Faça pelo menos um amigo em cada país que visita

Viajar para algum local sem fazer um novo amigo é uma enorme perda. Ao interagir com a população local poderá ter a oportunidade de aprender sobre os factos secretos daquela localização e explorar locais misteriosos. Além do mais, criar uma ligação com os locais conduz à oportunidade de voltar a visitar o país de forma mais barata, sendo recebido pelas pessoas que conheceu.

4. Faça uma viagem de forma espontânea

Prepare tudo o que precisa e parta para o desconhecido sem planear cada detalhe . Nem sequer tem de deixar o seu país. A chave é o improviso: enfrentar o que a vida nos proporciona e perceber como lidamos com isso. Quando a viagem terminar você terá aprendido lições incríveis – o que não teria acontecido se tivesse marcado uma viagem com tudo incluído. Apanhar um voo de última hora para um destino aleatório poderá ser um ponto de partida para uma aventura a sério.

5. Aprenda uma nova língua

Sabe qual a coisa de que Bill Gates mais se lamenta? De não ter aprendido uma segunda língua. Durante a sua viagem terá a grande oportunidade de praticar as suas habilidades linguísticas com os habitantes locais. Enquanto está em casa poderá aprender o básico com livros, frequentando um curso ou participando em programas online – e quando tiver oportunidade de falar com nativos irá aprender mais. Aprendi bastante mais durante apenas alguns meses a frequentar uma escola secundária alemã do que durante dois anos a praticar com livros (embora tenha sido uma boa preparação).

6. Faça Bungee Jumping

Esta ideia poderá parecer-lhe uma loucura mas é apenas um aquecimento para a próxima. O bungee jumping é uma forma louca de encarar os seus medos e de fazer algo contra o senso comum. Quanto a mim surge como uma lição valiosa que enfatiza o facto de que mesmo as coisas mais assustadoras podem ser toleráveis assim que se passa pelas mesmas.

7. Skydive

Tal como prometi: esta é mais agressiva. Experimente o imparável poder da gravitação e veja o mundo de uma perspetiva diferente. Embora ainda não tenha feito skydive fazê-lo pelo menos uma vez na vida é definitivamente um dos pontos da minha lista de coisas a fazer.

8. Enfrente o seu maior medo

Seja o que for que você tema o mais provável é que se trate de uma questão mental e não de um perigo real. As pessoas sofrem com inúmeras fobias. Não sei qual a sua mas desafio-o a testar os seus limites e a ver o quão longe consegue ir.

9. Vá ao topo de uma montanha

E chegue lá a pé. A vista do topo é inestimável e única. Você irá literalmente sentir o poder da natureza e ver o quão pequenos realmente somos quando comparados às forças naturais.

10. Aumente a sua estabilidade financeira

É quase obrigatório tornar-se financeiramente independente antes de chegar aos 30. Para evitar perder-se em dívidas e fazer o dinheiro trabalhar para si – e não o contrário – deverá dedicar algum tempo a aprender finanças. Este plano é uma excelente forma de começar.

11. Crie o seu fundo de emergência pessoal

Poupar dinheiro regularmente é um hábito salva-vidas para se alguma vez se encontrar com problemas financeiros. A maioria dos peritos sugere que o seu fundo de emergência permita cobrir, pelo menos, 3 meses de despesas.

Enquanto você está ocupado a fazer com que os seus sonhos se tornem realidade e a fazer coisas malucas esteja ciente de que os acidentes acontecem – logo, ter alguma segurança financeira é definitivamente útil, nomeadamente até descobrir um plano alternativo para resolver os seus problemas.

12. Crie um negócio online em paralelo

Hoje em dia existem inúmeras formas de fazer algum dinheiro extra online. Um método legítimo que quase toda a gente pode experimentar passa por gerar rendimento a partir das suas habilidades – através da criação de um curso online ou de um ebook, por exemplo. É uma excelente opção para cobrir despesas adicionais e aprender um pouco do espírito empresarial a partir de experiência real. Provavelmente até poderá ser capaz de deixar o seu trabalho das 9 às 5 e criar o seu estilo de vida de sonho, gerando rendimentos a partir de qualquer lugar do mundo – como fazem os nómadas digitais.

13. Desenvolva o hábito de fazer exercício diariamente

Quanto mais velho for mais provável se torna que leve uma vida sedentária – o que é uma tendência horrível. Para evitar foque-se na criação de hábitos saudáveis durante os seus 20. Não há desculpa para não encontrar pelo menos 20 minutos por dia para treinar.

Você pode experimentar exercícios de peso corporal ou fazer uma corrida rápida. O seu corpo ficará incrivelmente grato e irá servi-lo melhor durante mais tempo.

Embora tenha um dos trabalhos mais exigentes que você pode imaginar Barrack Obama treina 45 minutos por dia. É um hábito que qualquer pessoa na casa dos 20 deverá adotar.

14. Inicie uma alimentação saudável

Problemas relacionados com a dieta são uma grande preocupação no mundo de hoje. Mais de um terço dos adultos nos EUA são obesos – principalmente devido a uma dieta pouco saudável e a uma vida sedentária.

É obrigatório ter atenção aos hábitos alimentares quando na casa dos 20 – se se quiser manter saudável. Quanto mais ignorar este facto mais provável se torna que nunca comece.

Em poucas palavras: opte por alimentos não transformados, por produtos integrais e evite junk food com grandes quantidades de açúcar, sal e gordura.

15. Obtenha a melhor forma da sua vida

Existem alguns milagres vivos como C. T. Fletcher, que alcançou a sua melhor forma nos seus 50. No entanto, para a maioria das pessoas os 20 anos são o momento perfeito para fazê-lo.

Eduque-se sobre nutrição, invista num treinador pessoal e comprometa-se a transformar o seu corpo. Existem inúmeras transformações de 1 ano no YouTube que servem de grande fonte de inspiração.

Assim que você estiver na sua melhor forma faça uma sessão fotográfica para poder mostrar orgulhosamente aos seus netos como foi elegante.

16. Torne-se uma pessoa disciplinada

A auto-disciplina é uma capacidade extremamente útil quando se trata de fazer com que os seus sonhos se tornem realidade. Sem disciplina você não irá conseguir manter-se fiel aos seus compromissos e trabalhar em direção aos seus objetivos. Tornar-se uma pessoa com regras terá um impacto positivo no seu futuro.

O facto é que você tanto pode controlar-se a si mesmo ou deixar-se controlar. Se você sonha com uma vida com significado irá certamente apontar para a primeira opção. Este livro sobre auto-disciplina, gratuito, é um bom recurso para começar.

17. Torne-se uma pessoa matinal

A maioria das pessoas bem sucedidas juram que começam o dia cedo. Seja um CEO, os melhores atletas do mundo ou outros indivíduos excecionais – a maioria tem uma rotina matinal que contribui bastante para o seu sucesso.

Os rituais matinais fortalecem o seu dia e oferecem-lhe uma vantagem em relação ao resto do mundo – que ainda dorme, enquanto você trabalha para se tornar melhor.

18. Leia, pelo menos 100 livros

Assumindo que começa aos 20 anos tal representa 10 livros por ano. Seja qual for o seu problema existe pelo menos um livro decente que ofereça uma solução. Os livros escondem um incrível valor e conhecimento. O facto triste é que, no entanto, cada vez mais pessoas preferem programas televisivos e jogos de vídeo.

19. Escreva um livro

81% da população sente que poderia escrever um livro – mas apenas uma minoria começa de facto a escrever. A verdade é que uma vez que começa a escrever você torna-se escritor. Terminar um livro é desafiante mas o sentimento de satisfação que se segue vale definitivamente a pena.

Escolha um tema e dedique 30 minutos do dia a escrever. Num ano, ou até em menos, você terá não só melhorado drasticamente as suas competências linguísticas como terá terminado o seu primeiro livro.

Hoje em dia, com a auto-publicação a tornar-se cada vez mais popular, você poderá lançar o seu trabalho evitando intermediários – e até poderá descobrir que a sua vocação passar por ser escritor. Você não saberá até experimentar...

20. Escreva uma carta para o seu futuro eu

Certifique-se de que inclui os seus sonhos, expetativas e planos. Decida quanto tempo deverá passar para abrir essa carta. Assim que o fizer, será o momento da verdade e a oportunidade para ver se se tornou na pessoa que queria ser.

Se preferir tecnologia moderna poderá escrever um e-mail para o seu futuro eu utilizando serviços gratuitos como o futureme.org.

21. Fique offline durante um mês inteiro

Imagine: sem Facebook, Internet, Reddit ou Lifehack durante um mês inteiro. Este desafio de 30 dias irá testar a sua capacidade para se entreter num mundo dominado pela tecnologia, evitando totalmente computadores e internet. Para tornar a experiência ainda mais picante corte também a televisão.

É uma grande oportunidade para passar mais tempo com amigos e familiares, focar-se nas suas paixões e ler mais livros.

22. Tire uma fotografia todos os dias durante um ano inteiro

Eu duvido que haja muitas lembranças melhores do que esta. Assim que o ano terminar você terá criado um time-lapse que mostra, retrato a retrato, o quanto você mudou durante 365 dias. Vê-lo 20 anos depois irá provavelmente fazê-lo chorar.

23. Faça uma lista das coisas que realmente o fazem feliz

E certifique-se de que as faz o mais frequentemente possível. Você pode ter todo o dinheiro do mundo e uma carreira que a sociedade considera a melhor sucedida – no entanto poderá sentir-se miserável. Deve-se ao facto de a verdadeira felicidade surgir de experiências, realização pessoal e contributo. Enquanto você descobre o mundo validando as sugestões desta lista tente descobrir que ambiente o torna a pessoa mais feliz do mundo.

Sempre que enfrentar um momento difícil pegue na sua lista-da-felicidade e faça uma das coisas que lá constam. Como resultado, as emoções ruins irão desaparecer muito mais rapidamente.

24. Complete o desafio da integridade

O desafio da integridade é uma ideia que roubei a Joel Runyon. Muitas vezes as nossas ações não representam os nossos pensamentos e compromissos. Este fenómeno estranho é mais visível quando começa um ano novo e a maioria das pessoas não consegue manter-se fiel às suas resoluções.

A forma como funciona é simples. Escolha uma coisa, idealmente uma tarefa desconfortável como jogging diário por 30 minutos; determine um período de tempo (por exemplo 90 dias); e faço-o diariamente, sem falhar uma única vez, até chegar ao último dia. Este teste ressalta os seus pontos fracos e questiona a sua força de vontade. No entanto, assim que o realizar com sucesso o mesmo irá oferecer-lhe um enorme impulso de motivação para perseguir mais objetivos complexos que qualquer pessoa com 20 anos deve visar.

25. Ajude um sem-abrigo a retomar uma vida normal

A nossa vida não é apenas sobre nós próprios mas também sobre as pessoas ao nosso redor. Há muitas pessoas que realmente precisam de ajuda mas são ignorados pela maioria da sociedade. Imagine apoiar um sem-abrigo com o objetivo de o apoiar a tornar-se novamente um elemento autossuficiente da comunidade.

Se você se sentir miserável esteja ciente de que dar é uma das formas mais rápidas para se tornar extremamente feliz.

26. Doe para uma fundação local

Não importa o valor da sua doação – importa o facto de a fazer. Imagine se toda a gente (financeiramente independente) doasse um euro por mês a uma fundação. Parece pouco mas assim que junta todas as doações a soma pode fazer uma enorme diferença na vida de outras pessoas.

27. Pare de esperar pela aprovação de outras pessoas

Esta é uma capacidade muito útil, no entanto rara. Definitivamente preocupamo-nos demasiado com a forma como os outros nos veem – o que no final apenas reduz a nossa autoestima e confiança, fazendo-nos repensar as decisões mais simples. Abandonar a validação por completo é difícil – mas vale a pena trabalhar nesse sentido.

28. Aprenda a dizer não

Dizer não no momento certo é um hábito que garante uma vida melhor. No entanto, a tendência para a maioria das pessoas é o oposto. Dizem que sim demasiadas vezes e terminam com compromissos desnecessários e responsabilidades que não acrescentam qualquer valor às suas vidas.

Quando você tem 20 anos é quando deve finalmente compreender que há muitas coisas às quais você não tem que dizer sim a toda a hora.

29. Faça mobiliário DIY

O movimento “do it yourself” (faça você mesmo) tem crescido em popularidade e algumas das ideias com que as pessoas surgem são incrivelmente inacreditáveis. Criar a sua própria mobília irá aumentar a sua criatividade, testar as suas habilidades manuais e poupar-lhe dinheiro.

A satisfação de colocar os seus livros favoritos numa prateleira feita à mão supera qualquer mobiliário comercial.

30. Passe uma noite sob as estrelas

Quanto a mim olhar o céu à noite é a melhor forma de obter um buzz existencial. É um cenário bonito para refletir sobre a sua vida, planos e o futuro para assim que tiver alcançado os 30. Arme uma tenda no meio da natureza, faça uma fogueira, convide os seus mais queridos e incendeie a sua imaginação com as estrelas.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.