A atitude conta mais que o QI
Página principal Estilo de Vida

A psicóloga Carol Dweck, especialista na relação entre atitude e desempenho, conclui que a atitude certa conduz mais ao sucesso do que um elevado QI.

Quando se trata de alcançar sucesso é fácil pensar que as pessoas abençoadas com poderosos cérebros irão, inevitavelmente, passar-nos à frente. Mas uma nova pesquisa da Universidade de Stanford irá mudar a forma como você pensa (e a sua atitude).

A psicóloga Carol Dweck passou toda a sua carreira a estudar a atitude e o desempenho. O seu último estudo mostra que a atitude permite prever melhor do que o QI o seu sucesso futuro.

Dweck descobriu que as principais atitudes das pessoas inserem-se em duas categorias: uma atitude fixa ou uma atitude orientada para o crescimento.

Com uma atitude fixa você acredita que é quem é e que não pode mudar. Isto cria problemas quando é desafiado pois tudo o que parece ser mais do que aquilo com que consegue lidar irá fazer com que se sinta desesperado.

Os indivíduos que possuem uma atitude orientada para o crescimento acreditam que podem melhorar com o esforço. Superam aqueles que têm atitude fixa, mesmo quando têm um QI mais baixo, pois abraçam desafios, tratando-os como oportunidades para aprender algo novo.

O senso comum sugere que ter capacidades, como ser inteligente, inspira confiança. Sim, mas apenas enquanto algo for fácil. O fator decisivo na vida passa pela forma como você lida com reveses e desafios. Os indivíduos com uma atitude orientada para o crescimento recebem os contratempos de braços abertos.

De acordo com Dweck, o sucesso na vida passa pela forma como você lida com o fracasso. O fracasso não tem que ser uma coisa má. Na verdade, o fracasso é informação útil – mostra-nos como fazer melhor numa próxima vez.

Independentemente do lado do gráfico em que você se encaixa você pode fazer mudanças e desenvolver uma atitude orientada para o crescimento. Seguem-se algumas estratégias que irão afinar a sua atitude e ajudá-lo a certificar-se de que é o mais possível orientada para o crescimento.

Não fique desamparado

Todos temos momentos em que nos sentimos impotentes. O teste passa pela forma como reagimos a esse sentimento. Podemos aprender com o mesmo e seguir em frente ou deixá-lo arrastar-nos para baixo. Existem inúmeras pessoas bem sucedidas que nunca o teriam sido se tivessem sucumbido a sentimentos de desamparo. Walt Disney foi despedido da Kansas City Star porque aparentemente tinha falta de imaginação, Oprah Winfrey foi despedida do seu trabalho como jornalista em Baltimore por se envolver emocionalmente nas suas histórias, Henry Ford falhou múltiplas vezes até ter sucesso com a Ford e Steven Spielberg foi rejeitado da Cinematic Arts School da USC duas vezes.

Imagine o que teria acontecido se alguma destas pessoas tivesse uma atitude fixa. Teriam sucumbido à rejeição e perdido a esperança. As pessoas com uma atitude orientada para o crescimento não se sentem impotentes pois sabem que para ter sucesso é preciso estar disposto a falhar e a recuperar logo de seguida.

Seja apaixonado

As pessoas capacitadas seguem as suas paixões implacavelmente. Haverá sempre alguém que será naturalmente mais talentoso do que você – mas aquilo que você sente falta em termos de talento pode compensar em paixão.

A paixão destes indivíduos é que move a sua incessante procura por excelência. Warren Buffet recomenda encontrar as suas verdadeiras paixões utilizando aquilo a que chama a técnica 5/25: escreva as 25 coisas com que se preocupa mais. De seguida, corte as 20 menos importantes. As 5 restantes são as suas verdadeiras paixões. Tudo o resto é uma mera distração.

Aja

O que está em causa não é o facto de as pessoas com uma atitude orientada para o crescimento serem capazes de superar os seus medos por serem mais corajosas do que o resto de nós; apenas sabem que o medo e a ansiedade são emoções paralisantes e que a melhor forma de as superar passa pela tomada de ação. As pessoas com uma atitude orientada para o crescimento são fortes e sabem que não há um momento perfeito para avançar. Então porquê esperar por um? A tomada de ação transforma todas as suas preocupações em relação ao fracasso em energia positiva e focada.

Em seguida esforce-se ainda mais

As pessoas capacitadas dão o seu tudo, mesmo nos seus piores dias. Estão sempre a puxar por si próprias para se esforçarem mais. De acordo com uma lenda popular um dos alunos de Bruce Lee corria 5km com o mesmo todos os dias. Um dia, estavam prestes a alcançar a marca dos 5 km quando Bruce disse “Vamos correr mais três”. O seu aluno estava cansado e disse “Morro se correr mais três”. A resposta de Bruce? “Então faz isso.”. O seu aluno ficou tão chateado que terminou os 8km. Exausto e furioso confrontou Bruce relativamente ao seu comentário e Bruce explicou da seguinte forma:

“Desiste e poderás muito bem morrer. Se colocares sempre limites ao que fazes, físicos ou qualquer outra coisa, os mesmos irão influenciar o resto da tua vida. Irão influenciar o teu trabalho, a tua moral, o teu ser. Não há limites. Há planaltos, mas não deves ficar lá – deves ir além. Se te matar, matou-te. Um homem deve exceder o seu nível constantemente.”

Se você não se estiver a tornar um pouco melhor a cada dia então provavelmente está a tornar-se um pouco pior – e que vida é essa?

Espere resultados

As pessoas com uma atitude orientada para o crescimento sabem que irão falhar de vez em quando mas tal não faz com que deixem de esperar resultados. Esperar resultados irá mantê-lo motivado e alimenta o ciclo de fortalecimento. Afinal, se você acha que não irá ter sucesso porquê preocupar-se?

Seja flexível

Toda a gente encontra adversidade imprevista. Pessoas com uma atitude forte, orientada para o crescimento, abraçam a adversidade como meio para a melhoria, como oposto a algo que as prende. Quando uma situação inesperada desafia uma pessoa forte – a mesma irá lutar até alcançar resultados.

Não se queixe quando as coisas não correrem como espera

Queixar-se é um sinal óbvio de uma atitude fixa. Uma atitude orientada para o crescimento vê oportunidades em tudo, logo não há espaço para reclamações.

Ao manter o controlo da forma como responde às pequenas coisas você pode trabalhar todos os dias para se manter do lado direito do gráfico acima.

Por favor, descreva o erro
Fechar