11 Escolhas que os ricos fazem e nós não
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

As pessoas ricas pensam e agem de forma diferente do resto de nós. Elas não nascem com esta “mentalidade rica” – elas aprendem e depois escolhem pensar e agir desta forma.

Este é um conceito que está escrito há quase um século – graças à pesquisa de um jornalista sobre mais de 500 milionários por esforço próprio no início do século XX – e continua a ganhar relevância hoje.

No livro best-seller de T. Harv Eker, "Segredos da Mente Milionária", o milionário por esforço próprio identifica escolhas específicas que as pessoas mais ricas fazem diariamente que a maioria de nós não consegue imitar.

Aqui estão 11 delas, com comentários, do best-seller de Eker:

1. As pessoas ricas optam por estar em controlo do seu sucesso

"As pessoas ricas acreditam em: ‘Eu crio a minha vida’", escreve Eker, "enquanto as pessoas comuns pensam: 'A vida acontece-me.’"

Tem de estar em controlo da sua vida financeira, enfatiza: "Tem de acreditar que é a pessoa que cria o seu sucesso, que é o único que cria a sua mediocridade, e que é o único a criar as suas lutas em torno do dinheiro e sucesso. Consciente ou inconscientemente, é-o."

2. As pessoas ricas optam por pensar em grande

Se não for você, então quem? É assim que as pessoas ricas pensam, escreve Eker:

"Pensar em grande e grandes ações levam a ter tanto dinheiro como significado. A maioria das pessoas escolhe uma aposta pequena. Porquê? Primeiro, por causa do medo. Estão a morrer de medo do fracasso e têm ainda mais medo do sucesso. Em segundo lugar, as pessoas apostam pequeno, porque se sentem pequenas. Sentem-se indignas. Não sentem que são boas o suficiente ou importantes o suficiente para fazer uma diferença real na vida das pessoas."

3. As pessoas ricas optam por comprometer-se a alcançar a riqueza

Em vez de querer ser rico, as pessoas ricas comprometem-se conscientemente a serem ricas.

"Ficar rico necessita de concentração, coragem, conhecimento, experiência, 100% do seu esforço, um atitude de nunca desistir, e, claro, uma mentalidade de rico", escreve Eker. "Se não estiver total e verdadeiramente comprometido com a criação de riqueza, provavelmente não vai fazê-lo."

Eles são capazes de se comprometer totalmente porque têm metas precisas e uma visão clara.

"A razão número um porque a maioria das pessoas não conseguem o que querem é porque não sabem o que querem", continua ele. "As pessoas ricas são totalmente claras sobre quererem riqueza. São inabaláveis no seu desejo... Desde que seja legal, moral e ético, vão fazer o que for preciso para obter riqueza."

4. As pessoas ricas optam por se concentrar em oportunidades

Em vez de se focarem nos obstáculos como a maioria das pessoas tende a fazer, as pessoas ricas concentram-se, e capitalizam, em oportunidades.

"As pessoas ricas vêem o potencial de crescimento", escreve Eker. "As pessoas pobres vêem a potencial perda. As pessoas ricas concentram-se nas recompensas. As pessoas pobres concentram-se nos riscos."

5. As pessoas ricas escolhem jogar para ganhar

Enquanto as pessoas ricas jogam para ganhar, as pessoas comuns jogam para não perder, diz Eker:

"O objetivo das pessoas verdadeiramente ricas é ter uma enorme riqueza e abundância. Não apenas algum dinheiro, mas muito dinheiro".

Se o seu objetivo é simplesmente estar confortável – ter dinheiro suficiente para sobreviver – provavelmente não vai ficar rico.

Eker escreve: "Quando a sua intenção é ter o suficiente para pagar as contas, é exatamente isso que vai ter – apenas o suficiente para pagar as contas e nem um cêntimo a mais."

6. As pessoas ricas optam por se dar com outras pessoas ricas

Os ricos associam-se com aqueles que são tão ou mais ricos que eles.

"As pessoas de sucesso olham para outras pessoas bem-sucedidas como forma de se motivar", escreve Eker. "Eles vêem outras pessoas de sucesso como modelos para aprender. Dizem a si mesmos: 'Se eles podem fazer isto, então eu posso fazer isto'".

Em vez de serem invejosos de outras pessoas bem-sucedidas, são gratos por elas, porque elas fornecem um modelo de como atingir tal sucesso. "A maneira mais rápida e mais fácil de criar riqueza é aprender exatamente como é que as pessoas ricas, que são mestres do dinheiro, jogam o jogo", explica ele.

7. As pessoas ricas não optam por ser prejudicadas pelos seus problemas

"O segredo do sucesso não é tentar evitar ou livrar-se ou encolher-se perante os seus problemas; o segredo é fazer crescer para que seja maior do que qualquer problema", escreve Eker. "O caminho para a riqueza é repleto de armadilhas e emboscadas, e é precisamente por isso que a maioria das pessoas não o toma. Não querem as dificuldades, as dores de cabeça e as responsabilidades. Em suma, não querem os problemas."

Em vez de se focar ou mesmo reparar nos problemas, os super bem-sucedidos focam-se nos seus objetivos, diz Eker.

8. As pessoas ricas optam por se concentrar no seu património líquido

"A verdadeira medida da riqueza é o património líquido, não o rendimento salarial", escreve Eker.

O património líquido é o valor financeiro de tudo o que possui.

"[Ele] é a principal medida da riqueza, porque, se necessário, o que possui pode, eventualmente, ser liquidado em dinheiro", escreve Eker.

9. As pessoas ricas optam por serem pagar com base em resultados

"Não há nada errado com a obtenção de um salário fixo, a menos que interfira com a sua capacidade de ganhar o que merece. Aí está o busílis. Geralmente interfere", explica Eker.

As pessoas mais ricas não têm um limite sobre o seu rendimento, nem optam por receber o pagamento do seu tempo, diz o milionário.

"As pessoas ricas preferem ser pagas com base nos resultados que produzem, se não totalmente, pelo menos parcialmente", escreve ele. "As pessoas ricas geralmente possuem o seu próprio negócio de alguma forma. Tiram o seu rendimento dos seus lucros. As pessoas ricas trabalham por comissão ou percentagens de receitas. As pessoas ricas escolhem opções de ações e partilha dos lucros em vez de salários mais elevados.

10. As pessoas ricas optam por gerir o seu dinheiro

"As pessoas ricas não são mais espertas do que as pobres; elas só têm hábitos de dinheiro diferentes e mais favoráveis”, escreve Eker. "A única grande diferença entre o sucesso financeiro e falência financeira é o quão bem gere o seu dinheiro. É simples: para dominar o dinheiro, deve administrar o dinheiro."

A média das pessoas opta por não gerir o seu dinheiro, porque acreditam que não têm o suficiente para gerir.

"Até mostrar que pode lidar com o que tem, não vai conseguir mais!" diz Eker. "O hábito de gerir o seu dinheiro é mais importante do que a quantidade."

11.As pessoas ricas optam por aprender e crescer constantemente

Os mais ricos aprendem como ser bem-sucedidos com aqueles que são mais ricos e mais bem-sucedidos do que eles. Depois, continuam a aprender mesmo depois de terem alcançado um sucesso incrível.

"Todo o mestre foi em tempos um desastre", diz Eker. "Ninguém sai do ventre um génio financeiro. Cada pessoa rica aprendeu a ter sucesso no jogo do dinheiro, e você também pode... O sucesso é uma habilidade aprendível."

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar