A arte de se auto-enganar
Página principal Estilo de Vida, Desenvolvimento pessoal

Apresentamos-lhe 7 mentiras que é comum dizermos a nós mesmos, para que fique consciente das mesmas e deixe de se enganar a si próprio.

Às vezes mentir não é grave, mas outras vezes os nossos auto-enganos não nos deixam seguir em frente. Mentiras tornam-se pequenos hábitos, meios de resolver problemas, na maneira de realizar o trabalho — todos estes métodos são eficazes apenas à primeira vista.

Dê uma chance a si mesmo de repensar a “verdade”. Isto pode ajudá-lo a encontrar o caminho mais produtivo.

1. 1. Estou sempre tão ocupado

Verdade: Se você insiste em adiar as coisas e projetos realmente urgentes só porque se está a afundar em trabalhos insignificantes, você precisa de uma pausa.

É possível que você não saiba gerir o tempo de uma forma eficiente. Pergunte a si mesmo, o que você pode fazer para encurtar a quantidade de tarefas de pouca importância que roubam muito tempo e não o deixem seguir em frente. Há sempre um meio de resolver o problema de estar “ocupado”, quer se trate de delegar, contratar um empregado ou mudar o seu sistema.

2. Sou o único que se preocupa com o projeto

Verdade: É provável que haja outras pessoas a tentar encontrar a solução, mas você não sabe delas ou não está a interagir com elas o suficiente. Não fique preso no passado e concentre-se no trabalho.

Pense em quem mais pode ser motivado para o mesmo projeto e comece a colaborar. É assim que consegue realizar as suas ideias.

3. Ninguém me ouve

Verdade: Talvez seja você que não ouve ninguém. Neurocientistas provaram que quando você insiste demais no seu ponto de vista, pode tornar-se viciado — viciado em ter razão. Todas as vezes que dizemos a nós mesmos que estamos certos, a hormona dopamina é libertada, fazendo-nos querer repetir o mesmo mais vezes. Como viciados, pensamos menos no impacto que podemos ter nas pessoas.

4. Já tentei de tudo — nada funciona

Verdade: Se nunca revíssemos as nossas ideias, nunca teríamos carros, aviões e quaisquer outras inovações. Em muitas áreas a situação não muda por décadas até haver a combinação certa de pessoas e tecnologias. Como uma pessoa experiente, você tem que entender que a situação está em constante mudança, e mais uma nova tentativa pode trazê-lo sucesso.

5. Estou no comando. Tenho que ter sempre uma solução

Verdade: Os seus funcionários dão-lhe ouvidos, mas você não é a única fonte de informações sobre o desempenho da empresa. Você não imagina que problemas enfrentam alguns departamentos, e a sua intervenção muitas vezes complica as coisas. Contratou certas pessoas para usar a sua experiência, então crie um diálogo e peça que todos dêem uma opinião — assim é mais fácil conseguir o sucesso.

6. Posso aprender sozinho tudo o que preciso de saber

Verdade: É impossível fazer tudo sozinho. Você não vai conseguir aplicar os seus novos conhecimentos, caso nunca o tenha feito antes. Quando tenta aprender a programar ou elaborar um sistema de folha de pagamento para os seus funcionários, talvez esteja a cometer um erro.

7. Se eu gosto de algo, o mercado também vai gostar

Verdade: A sua paixão incentiva novos funcionários, ajuda a passar por dificuldades e ver aquilo que outros não veem. Mas não é possível criar procura a partir do nada. Pode precisar de uma nova estratégia ou algumas transformações na sua empresa. Pode ser que baste uma pequena alteração que levará aos bons resultados.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar