Página principal Estilo de Vida

Veja como a primeira refeição do dia varia radicalmente consoante o país onde nos encontramos.

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mantendo-nos saudáveis e em forma. Mas os ingredientes usados para o pequeno-almoço variam muito consoante o local.

Em países europeus como a Espanha, França e Itália, a primeira refeição do dia consiste numa peça de pão ou pastelaria e num café forte. Enquanto isso, na Coreia, o pequeno-almoço é um evento a sério que pode juntar tantas pessoas à mesa quanto o jantar.

Eis um olhar sobre alguns dos pequenos-almoços mais clássicos um pouco por todo o mundo.

China

Os pequenos-almoços tradicionais variam consoante a região, mas a combinação de palitos de massa frita (ou “you tiao”) e de leite de soja quente é adorada por milhões. Os “dim sum” e as soupas quentes também são populares.

Austrália

Os australianos gostam tanto de Vegemite que a podem comer todos os dias. Também comem muita fruta e às vezes não resistem a um pequeno-almoço inglês.

Brasil

Café forte e leite são acompanhados por um prato de fiambre, queijo e pão. A feijoada brasileira, que é feita com feijão preto e diferentes tipos de carne, também é servida durante a manhã.

Colômbia

O pequeno-almoço na Colômbia centra-se na “arepa”, um bolo de milho, denso e ligeiramente doce, que é servido com manteiga ou acompanhado de ovos, carne ou compota.

Cuba

O pequeno-almoço tradicional consiste na torrada que é acompanhada de café com leite.

Inglaterra

O famoso e sólido pequeno-almoço inglês inclui ovos, salsicha, bacon, feijão, cogumelos e tomate.

França

A refeição tradicional é composta por café com uma baguete ou um croissant. Tal como os cubanos (e alguns portugueses), os franceses costumam mergulhar o pão no café com leite.

Alemanha

Os alemães gostam de uma combinação de pão fresco, carnes frias, queijos locais, manteiga e doce.

Índia

O pequeno-almoço na Índia varia com a região, mas é comum ver-se uma bandeja como esta, cheia com compotas, molhos e pães como “dosa”, “rota” ou “idli”.

Itália

Muitos italianos começam o dia com um cappuccino e um brioche recheado com compota ou chocolate.

México

A primeira refeição do dia é bem sólida, como pratos como “chilaquiles” (abaixo) e “huevos chancheros” entre as escolhas mais populares. Bolos e café são outras opções mais ligeiras.

Japão

O pequeno-almoço tradicional inclui sopa miso, arroz branco cozido ao vapor, vegetais e proteínas como peixe ou omelete japonesa (a “tamagoyaki”).

Rússia

Os bolos fritos na frigideira são muito populares na Rússia. Existem “syrki” com queijo, “blini” feitas com kefir e “oladi” fofinhos, que são do tamanho de um biscoito.

Turquia

A receita tradicional consiste de pão, queijo, manteiga, azeitonas, ovos, tomates, pepinos, compota, mel e “kaymak”. Também incluí “sucuk”, uma salsicha turca e chá.

Espanha

O “pan con tomate”, uma tosta com tomate gratinado, é uma iguaria popular no pequeno-almoço espanhol. Muitos restaurantes e vendedores de rua também têm churros.

África do Sul

Cereais ou papas de milho, chamadas “putu pap”, são uma refeição comum para o pequeno-almoço.

Coreia

Um pequeno-almoço coreano é muito semelhante a um jantar coreano. Têm arroz, soupa, o sempre presente “kimchi”, peixe ou carne, e mais alguns restos do jantar da noite anterior.

Jamaica

A ackee, um tipo de fruta que parece-se com ovos mexidos após ser cozinhada, é um dos ingredientes preferidos para o pequeno-almoço jamaicano. Pode ser acompanhada por peixe e fruta fresca.

Suécia

O pequeno-almoço tradicional numa casa sueca é normalmente uma sandes com peixe ou carnes frias, queijo, maionese, e vegetais como pepino e tomate.

Estados Unidos

Ovos, batatas, e bacon ou salsicha são normalmente a trindade sagrada, embora os pequenos-almoços possam variar muito de local para local.

Strawberry Cake Media Corp. © 2024 Política de Cookies Equipa editorial Arquivo

O ihodl.com é uma publicação digital ilustrada sobre criptomoedas e mercados financeiros.
Publicamos diariamente conteúdo relevante para quem se interessa por economia.