O mais rico de cada faixa etária
AP Photo/Jae C. Hong
Página principal Estilo de Vida

No que toca a idade, a riqueza não é discriminatória – existem milionários em todas as fases da vida.

A Wealth-X, uma empresa que investiga e mantém uma base de dados das pessoas super-ricas, fez uma compilação das pessoas mais ricas em cada década, dos 20 aos 90 anos de idade.

Desde multimilionários ligados à área da tecnologia a magnatas da área retalhista e uma herdeira reservada, eis as pessoas com mais dinheiro do que qualquer outra da sua respetiva faixa etária.

Faixa etária dos 20: Evan Spiegel

  • Património líquido: $2 mil milhões
  • Idade: 25
  • Indústria: Tecnologia

O CEO do Snapchat Evan Spiegel pode até ser a pessoa menos rica desta compilação, no entanto, é também a mais nova – e com um património líquido de $2 mil milhões aos 25 anos, ainda tem muito tempo para fazê-la crescer ainda mais. Spiegel começou a desenvolver a sua aplicação de partilha de fotos não permanentes em 2011, quando ainda era estudante na Universidade de Standford. Quase dois anos mais tarde, já estava a receber ofertas de compras de empresas como o Facebook ($3 mil milhões) e a Google ($4 mil milhões), ofertas essas que o CEO Spiegel recusou.

O valor do Snapchat continuou a ganhar asas à medida que a empresa se foi expandindo para a área das notícias e para outros tipos de meios de comunicação e foi adquirindo ela própria algumas empresas, como foi o caso da Looksery, uma empresa de desenvolvimento de aplicações, para a qual desembolsou $150 milhões. Tendo em conta que Spiegel e a empresa conseguiram $530 milhões em capitais numa valorização de $16 mil milhões em maio, rejeitar as propostas do Facebook e da Google pode ter sido a atitude comercial mais sensata que o jovem multimilionário fez até agora.

Faixa etária dos 30: Mark Zuckerberg

  • Património líquido: $47,2 mil milhões
  • Idade: 31
  • Indústria: Tecnologia

Com apenas 31 anos, o fundador e CEO do Facebook Mark Zuckerberg já é uma das pessoas mais ricas do mundo, com um património líquido no valor de $47,2 mil milhões. O Facebook continua a prosperar, conseguindo atrair mais de mil milhões de utilizadores diariamente em setembro – um aumento de 17% no tráfico relativamente ao ano passado. As ações da empresa atingiram os seus níveis mais elevados de sempre em novembro, depois desta ter relatado um lucro trimestral de $4,5 mil milhões.

Zuckerberg fez recentemente algumas compras chamativas. Segundo ele gastou $22 milhões numa casa nova de 297 m2 na West Village na cidade de Nova Iorque este ano e em 2014 gastou $100 milhões num terreno isolado de 304 hectares na margem norte de Kauai.

“Zuck” e a sua esposa Priscilla são incrivelmente generosos com a sua riqueza. O magnata das redes sociais assinou o The Giving Pledge, prometendo doar pelo menos metade da sua riqueza a causas de caridade ao longo da sua vida. O casal doou $25 milhões na luta contra o ébola no ano passado e deu $100 milhões do valor de cada ação do Facebook para melhorar o sistema de escolas públicas em Nova Jersey.

Faixa etária dos 40: Larry Page

  • Património líquido: $41,7 mil milhões
  • Idade: 42
  • Indústria: Tecnologia

Larry Page tornou-se multimilionário quando a Google se tornou pública em 2004, com uma valorização de cerca de $23 mil milhões; 11 anos mais tarde a empresa vale mais de $500 mil milhões.

Page e o seu cofundador Sergey Brin – também ele extremamente rico, com um património líquido no valor de $38 mil milhões – têm criado ultimamente agitações na empresa. Em agosto, a Google anunciou que iria formar uma nova empresa-mãe, a Alphabet, para permitir que as suas várias empresas pudessem operar de uma forma mais rápida e independente. Page e Brin ainda hoje controlam as respetivas entidades dominantes de CEO e presidente.

Page não é muito de fazer compras extravagantes, contudo, o defensor das energias alternativas é proprietário de uma mansão amiga do ambiente em Palo Alto que utiliza energia geotermal e um sistema de captação de águas pluviais. É também um praticante ávido de kiteboard.

Faixa etária dos 50: Jeff Bezos

  • Património líquido: $60 mil milhões
  • Idade: 51
  • Indústria: Tecnologia

Após dois trimestres consecutivos de lucros impressionantes em 2015, as ações da Amazon dispararam, assim como o património líquido do seu fundador e CEO Jeff Bezos. Em outubro tornou-se na terceira pessoa mais rica dos EUA e de momento possui uma fortuna de pelo menos $60 mil milhões, ficando apenas atrás de Bill Gates e Warren Buffet.

O Amazon está em alta, arrecadando lucros de $92 milhões no segundo trimestre e de $79 milhões no terceiro trimestre deste ano; as suas ações aumentaram mais de 100% desde o início do ano até agora. A empresa está a dominar a concorrência na computação em nuvem através do Amazon Web Services, um serviço utilizado por grandes organismos como a Comcast, a Capital One e a CIA.

Para além da Amazon, Bezos também se dedica a outros projetos pessoais, tais como a Blue Origin, a sua empresa espacial privada, que ainda no passado mês de setembro anunciou um lançamento de um foguetão bem-sucedido.

Faixa etária dos 60: Bill Gates

  • Património líquido: $87,3 mil milhões
  • Idade: 60
  • Industria: Tecnologia

O fundador da Microsoft Bill Gates começou a programar computadores quando tinha apenas 13 anos de idade e fundou a sua icónica empresa de software em cooperação com o seu amigo de infância Paul Allen em 1975 depois de desistir do seu curso em Harvard. A empresa concedeu a Gates uma fortuna que atualmente excede os $87 mil milhões.

Todavia, de há uns anos para cá, Gates tem vindo a afastar-se um pouco da Microsoft, onde ainda é consultor, assim como da Bill and Melinda Gates Foundation. Ele e a esposa criaram esta fundação de caridade em 2000 depois de lerem um artigo sobre doenças curáveis que eram a causa de morte de muitas crianças de países em desenvolvimento. Desde então que a organização já doou $34,5 mil milhões para vários tipos de causas, incluindo esforços para erradicar o VIH, a malária e muitas outras doenças infeciosas. Também atuam no desenvolvimento agrícola, na assistência de emergência, nas bibliotecas globais, na pobreza urbana e na educação.

Juntamente com outros seus “companheiros multimilionários”, Gates comprometeu-se a dar pelo menos metade da sua riqueza após a sua morte, através da campanha The Giving Pledge que ele e o CEO da Berkshire Hathaway Warren Buffet criaram juntos.

Faixa etária dos 70: Amancio Ortega

  • Património líquido: $73,2 mil milhões
  • Idade: 79
  • Indústria: Venda a retalho

Amancio Ortega, cujo património líquido constitui pelo menos 73,2 mil milhões de dólares é o segundo homem mais rico do mundo, graças a liderar a gigante do mundo da moda Inditex. Ele não gosta de se expor e veste-se de uma maneira discreta, porém sabe gastar dinheiro: Ortega possui um arranha-céus na Espanha e também os hotéis The Epic Residences & Hotel em Miami. Como um verdadeiro milionário, ele usa muitas vezes um avião privado que custa 45 milhões dólares.

O crescimento do seu património no ano passado está relacionado diretamente com o crescimento rápido da Inditex. A empresa abriu quase cem novas lojas em setembro e informou de um crescimento súbito das vendas e do lucro; a sua capitalização avaliada atingiu 100 mil milhões de dólares. Hoje a Inditex tem quase 6800 lojas em todo o mundo. O segredo do seu êxito é a gigante Zara, uma das maiores marcas da empresa. A rede das lojas Zara dita novas regras na venda a retalho: os seus modelos de estilo, mas de um preço moderado atraem os clientes exigentes que querem sempre comprar roupas na moda por um preço baixo.

Faixa etária dos 80: Warren Buffet

  • Património líquido: $62,4 mil milhões
  • Idade: 85
  • Indústria: Finanças

O CEO da Berkshire Hathaway Warren Buffet comprou a sua primeira ação quando tinha apenas 11 anos de idade, e desde então que nunca mais parou. A partir daí, Buffet continuou a acumular uma fortuna de mais de $62 mil milhões graças à sua destreza clarividente para fazer apostas inteligentes de longo prazo em empresas como a Coca-Cola e a American Express. A sua empresa cresceu exponencialmente desde que Buffet se apoderou dela em 1964: $1.000 investidos na Berkshire Hathaway na altura valeriam agora mais de $10 milhões.

Apesar de ser a segunda pessoa mais rica nos EUA, Buffet não gosta de exibir a sua enorme riqueza. É ele que conduz o seu carro e ainda vive na mesma casa que comprou em Omaha no Nebrasca em 1958.

Buffet é amigo do cofundador da Microsoft Bill Gates, com quem colaborou no Giving Pledge, uma promessa para os multimilionários deixarem pelo menos 50% da sua riqueza para caridade. Buffet já doou quase $3 mil milhões nos últimos dois anos e $21,5 mil milhões ao longo da sua vida.

Faixa etária dos 90: Lilian Bettencourt

  • Património líquido: $31,4 mil milhões
  • Idade: 93
  • Indústria: Venda a retalho

A herdeira da fortuna dos cosméticos da L’Oreal e a maior acionista da empresa, Liliane Bettencourt vale mais do que $31 mil milhões. Embora atualmente já não gira as operações comerciais da empresa, tanto a L’Oreal como a Fundação Bettencourt Schueller, uma fundação que criou com o seu falecido marido, continuam a prosperar. É uma colecionadora ávida de arte, sendo proprietária de obras de Picasso, Matisse e Munch.

Contudo, Bettencourt não é apenas conhecida devido à sua imensa fortuna. Nos últimos anos tem sido manchete nos jornais franceses como figura principal de um julgamento infame que ficou concluído este ano, no qual os juízes examinaram se haviam pessoas próximas de Bettencourt a aproveitarem-se dela. Em maio, oito pessoas foram condenadas por explorarem Bettencourt.

Por favor, descreva o erro
Fechar