Saiba se sofre de “transtorno afetivo sazonal”
Página principal Estilo de Vida

Conheça as características de uma condição psicológica que afeta muitos milhões de pessoas.

O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é uma condição que afeta cerca de 10 milhões de americanos adultos[M1] – para quem alguns meses do ano parecem absolutamente insuportáveis. É comum sentir crises no inverno mas aqueles que passam por depressão sazonal podem sentir sintomas e baixa disposição que por vezes tornam as tarefas diárias impossíveis. Segue-se um conjunto de aspetos a considerar relativamente ao Transtorno Afetivo Sazonal – como opções de tratamento e como afeta o quotidiano das pessoas.

1. A causa subjacente ao TAS não é apenas o mau tempo

De acordo com Michelle Riba, professora de psiquiatria e diretora associada do Centro de Depressão da Universidade de Michigan, na maioria dos casos o TAS é apenas uma componente sazonal de depressão clínica ou transtorno bipolar.

“Para aqueles que todos os anos encaram um padrão regular – ficar triste, ansioso ou numa agitação de humores – a primeira coisa que devem fazer é consultar um especialista para obter um diagnóstico global.” – Avançou. “Precisam de tratar da depressão subjacente.”

2. Não se trata de uma piada

Pode ser fácil culpar o mau humor pelos céus escuros mas as pessoas deverão pensar duas vezes antes de afirmarem “Eu devo sofrer de TAS”. De acordo com Riba a condição não deverá ser tratada de forma leviana.

3. Existem várias formas de tratar o TAS

Durante muito tempo muitos consideraram a terapia da luz como um dos principais tratamentos do TAS. O método expõe o doente a luz artificial semelhante à luz do sol. Os especialistas teorizam que esta técnica ajuda a corrigir o ritmo cardíaco do corpo produzindo hormonas que dão sensação de bem-estar – as mesmas que os indivíduos obtêm com a exposição ao sol durante outras épocas do ano.

No entanto, a terapia da luz não é a única solução. Uma vez que a chave passa por tratar a depressão subjacente tal poderá incluir métodos como terapia cognitivo-comportamental, medicação ou ambas. Um estudo publicado recentemente pelo American Journal of Psychiatry concluiu que a terapia da conversa poderá ser até mais eficaz do que a terapia da luz quando se trata de tratar o TAS. No entanto, de acordo com Riba, o melhor método varia de pessoa para pessoa. Qualquer tratamento ativo é melhor do que nenhum.

4. Mas poderá levar algum tempo

Riba afirma que a maioria dos médicos não determina se uma pessoa tem TAS até a mesma experienciar pelo menos dois episódios (essencialmente em termos de sazonalidade) da doença. Por outras palavras, poderá levar algum tempo até se ter a certeza de que é o diagnóstico correto. Os médicos querem ter a certeza de que tratam corretamente todos os aspetos de um transtorno de saúde mental.

5. É debilitante

Os sintomas do TAS incluem tristeza, fadiga e perda de motivação. Qualquer transtorno depressivo também poderá ser fisicamente desgastante. Os indivíduos com depressão muitas vezes experienciam dores de cabeça e alterações de apetite em adição aos sintomas emocionais.

6. O TAS não ocorre apenas no inverno

É raro mas algumas pessoas experienciam a condição na primavera ou verão. De acordo com a Clínica Mayo os sintomas geralmente incluem o aumento de sentimentos de agitação e ansiedade.

7. A condição é complexa

De acordo com Riba o TAS não é apenas uma componente de uma depressão maior – mas também de transtorno bipolar ou de outros problemas de saúde mental. Os especialistas concordam que poderá haver uma ligação entre alterações sazonais e a exacerbação de doenças. Como com todas as condições de saúde mental a doença é complicada e, como tal, merece um tratamento atento e eficaz da parte de um médico.

8. Prevalece em países do norte

Aqueles que vivem em climas mais frios e nublados podem ser mais suscetíveis à doença. De acordo com a Universidade da Califórnia os países do norte têm maiores taxas de TAS do que países do sul.

9. O TAS é mais comum nas mulheres

De acordo com o New York Times os estudos mostram que as mulheres têm maiores taxas de depressão do que os homens, incluindo TAS. No entanto, tal não significa que os homens estejam imunes. A depressão não discrimina e pode afetar qualquer um, independentemente do género, etnia ou qualquer fator biológico.

10. Deve ser levado a sério

Acima de tudo as condições de saúde mental como o TAS são geridas – mas apenas se os indivíduos procurarem a ajuda de que precisam. “É importante para as pessoas reconhecerem estes sinais dentro de si para serem avaliadas.” – Afirmou Riba. “Não se trata de um problema trivial – é parte de um grande transtorno de humor que deve mesmo ser tratado. E é tratável.”

Por favor, descreva o erro
Fechar