19 factos loucos sobre a mansão de Bill Gates
Página principal Estilo de Vida

Revelamos detalhes surpreendentes da grandiosa moradia do fundador da Microsoft.

O património líquido de Bill Gates, fundador da Microsoft e a pessoa mais rica dos mundo , é de 78,9 mil milhões de dólares. Não é de surpreender que um homem tão rico possa pagar uma casa extravagante.

Construir esta mansão no estado de Washington levou sete anos e custou 63 milhões de dólares. Ele chamou-lhe "Xanadu 2.0" em homenagem à casa fictícia de Charles Foster Kane, o personagem principal do famoso filme "Ciziten Kane" ("O Mundo a Seus Pés" em Portugal, "Cidadão Kane" no Brasil).

Vamos então descrever-lhe as caraterísticas mais notáveis da "Xanadu 2.0".

Hoje o valor da casa é de pelo menos 123 milhões de dólares.

Segundo os dados do instituto de avaliação do condado de King, neste ano o objeto de propriedade foi estimado em 123,54 milhões de dólares. Em 1988, Gates comprou o lote por 2 milhões de dólares. Há também dados de que um simples imposto anual sobre imóveis é de um milhão de dólares.

A construção exigiu quase 1200 métros cúbicos de madeira.

A casa foi construída usando uma árvore chamada abeto de Douglas, com o nome científico Pseudotsuga menziesii. Foram usadas plantas de 500 anos de idade. Trezentas pessoas, incluindo cem eletricistas, trabalharam para construir esta casa.

O sistema de sensores que abrange toda a mansão permite aos habitantes gerirem o clima e a iluminação nos quartos.

Quando um novo hóspede entra em casa, ele recebe um dispositivo especial ligado aos sensores da casa. Os hóspedes introduzem as suas preferências de temperatura e iluminação, e ao se moverem de um quarto para outro estes parâmetros mudam de acordo com as suas configurações.

A música que a pessoa começou a ouvir num quarto, segue-o em outros quartos, graças ao sistema de altifalantes escondidos nos papel de parede.

O meio natural é usado para diminuir a perda térmica.

"Xanadu 2.0" corresponde à paisagem e leva em conta os princípios de eficácia energética.

Os quadros nas paredes mudam com um botão.

Toda a casa tem muitas telas de computador com o valor total de 80 mil dólares. Cada um pode olhar para o seu quadro favorito ou uma foto; o sistema de armazenamento que contém os dados custa 150 mil dólares.

A piscina tem um sistema musical submarino.

A própria piscina de 18 metros é situada num espaço remoto com 360 metros quadrados. A foto acima apresenta este grande edifício castanho. Se mergulhar debaixo da muralha de vidro, pode aparecer na varanda exterior.

Há também um vestiário com quatro chuveiros e duas banheiras.

A cama elástica fica num quarto separado com um teto de seis metros.

Não se sabe o tamanho da cama elástica, porém, é obviamente muito mais divertido que exercícios de rotina.

No entanto, há também as salas de exercício com a superfície total de 230 metros quadrados que inclui uma sauna, banho turco e vestiários separados para homens e mulheres.

A capacidade do enorme salão de recepção é de até 200 pessoas.

A sua superfície é de mais de 200 metros quadrados, durante um almoço podem caber até 150 pessoas, ou 200 pessoas durante um evento social. A lareira de calcário tem quase dois metros de altura e fica perto de uma tela de sete metros em outra parede.

Há 24 casas de banho, dez dos quais contêm uma banheira.

Claro que todas estas casas de banho podem ser úteis caso hajam festas regulares. Caso contrário é um verdadeiro exagero.

Há seis cozinhas.

As cozinhas ficam em diferentes partes da casa para que o pessoal possa servir qualquer evento.

Há uma biblioteca gigante, onde está guardado um manuscrito pelo qual Gates pagou mais de 30 milhões de dólares.

A biblioteca de quase 200 metros quadrados tem uma cúpula. Há duas estantes secretas, uma das quais representa um bar. No teto está escrita uma citação do livro "O Grande Gatsby": Ele seguiu um longo caminho até aquele belo jardim, e o seu sonho deve ter parecido tão próximo que dificilmente poderia deixar de alcançá-lo".

Lá está guardado o Codex Leicester, um manuscrito do século XVI de Leonardo da Vinci comprado por Gates por 30,8 milhões de dólares num leilão em 1994.

O home cinema com cadeiras de peluche pode receber 20 pessoas.

É decorado no estilo de Art Deco, com poltronas e sofás confortáveis e até uma máquina de pipocas.

A casa antiga foi levada numa barcaça para dar espaço ao novo edifício.

A barcaça com três casas a ser rebocada para o Estreito de Geórgia perto de Richmond, Colúmbia Britânica. 1 de agosto de 2012.

O prédio ocupa 83 metros quadrados e está situado perto de um espaço para desporto campo de golfe e cais para barcos.

A casa de hóspedes contém tanta alta tecnologia como o prédio principal.

De acordo com a US News, a casa de hóspedes com uma superfície de 170 metros quadrados foi construída primeiro. As tecnologias usadas no prédio principal foram testadas nesta casa. Foi neste lugar também que Gates escreveu uma boa parte do seu livro "The Road Ahead" ("A Estrada do Futuro").

Até 23 carros podem caber nas garagens de Gates.

Há garagens em diferentes partes da mansão. A mais interessante tem a forma de cave feita de aço inoxidável e betão. Esta única garagem pode receber até 10 carros. Em alguns lugares a superfície de betão é destruída um pouco de propósito, o que lhe dá uma impressão de estilo "desconstrutivista".

O dono tem a sua árvore preferida, e os dispositivos eletrónicos controlam todos os dias a sua saúde.

Dizem que este ácer que cresce à entrada da casa tem 40 anos de idade. A árvore é monitorizada pelo computador que controla a humidade do solo, e quando este fica muito seco, a terra é molhada automaticamente.

O rio artificial está repleto de peixes.

Um riacho e um estuário de pântano foram criados para resolver problemas de escoamento na propriedade cercada de muralhas. O rio contém salmões e trutas.

A areia da praia de Gates é importada do Mar das Caraíbas.

Todos os anos uma barcaça de Santa Lúcia leva areia nova para o lago.

Sabe-se que uma volta destas custa 35 mil dólares.

Todos os anos, a Microsoft organiza um leilão de caridade, cujos os itens a leiloar são fornecidos por funcionários da empresa. Os meios angariados vão para o fundo de caridade da empresa.

No ano passado, Gates pôs a leilão excursões privadas pela "Xanadu 2.0". Segundo a revista Puget Sound Business Journal, um dos funcionários da Microsoft pagou por este item 35 mil dólares.

Por favor, descreva o erro
Fechar