Por vezes uma refeição é tudo o que precisa para que as suas férias se tornem num momento a recordar para sempre.
De ceviche incrivelmente fresco no Peru à moderna cozinha espanhola no premiado El Celler de Can Roca em Girona, reunimos uma lista das 50 pratos que deve provar pelo menos uma vez. Enquanto alguns são de restaurante incrivelmente memoráveis outros são alimentos específicos que só conseguirá provar se viajar para determinado lugar. Caso planeie viajar para uns destes destinos ou caso já viva num deles – não perca estes pratos de deixar água na boca.
Experimente o famoso cacio e pepe de Roma, uma massa simples com pedaços de pimenta e queijo derretido. Anthony Bourdain recomenda que experimente no Roma Sparita em Trastevere.
Prove a icónica comida de rua em Berlim – a currywurst, uma salsicha de porco cortada em fatias e coberta com ketchup de caril. Os berlinenses adoram o Konnopke Imbiss, no bairro Prenzlauer Berg.
Siga para a La Banquise em Montreal para um delicioso prato de poutine: batatas fritas crocantes envoltas em molho de carne e queijo.
Prove o lendário pastrami em pão de centeio da Katz’s Delicatessen em Nova Iorque. Carne suculenta cortada em fatias grossas e servida em pão de centeio com mostarda e picles a acompanhar.
Experimente o macio, acabado de cortar, pato à Pequim em Pequim, na China. Para a dentada final envolva-o numa panqueca com chalotas e molho hoisin.
Peça um cachorro-quente no Baejarins Beztu Pylsur em Reiquiavique, na Islândia, com carne de cordeiro nativo da Islândia e servido com um molho à base de maionese cremosa.
Prove os deliciosos bifes do El Carpicho, escondido na aldeia espanhola de Jimenez de Jamuz.
Experimente o melhor ceviche do Peru – peixe cru fumado em sumo de lima e pimenta – no Sakuay (também conhecido como Chez Wong) em Lima.
Se na Polónia: mergulhe a sua colher numa fumegante taça de Zurek cheia de legumes e salsicha cortados em pedaços.
Saboreie um suculento rolo de lagosta em Bar Harbor, no Maine.
Explore a variedade de sabores num biryani, um prato indiano de arroz, vegetais, carne marinada e a quantidade certa da especiarias. O biryani no Paradise Food Court em Hyderabad é apontado como um dos melhores na Índia.
No Vietname prove uma tigela fumegante de hot pho, uns suculentos noodles de carne.
Aqueça com uma generosa taça de ensopado irlandês, uma irresistível combinação de cordeiro, cerveja preta, batatas, cenouras e ervas.
Siga para o Le Relais de L’Entrecôte em Paris, França, onde o menu inclui um bife macio, coberto com um delicioso molho, que é servido com rodelas de batatas fritas douradas.
Prove uns beignets frescos e quentes – um tipo de massa frita coberta com açúcar em pó. O lugar mais famoso para os experimentar é o Cafe du Monde em Nova Orleães.
Descubra algum do mais fresco marisco no Belize, onde tudo desde o camarão, aos mexilhões, às vieiras e búzios é cozinhado fresco e apenas para si.
Jante bife kobe no Japão e desfrute dos seus sabores à medida que se derrete na boca.
Inspire o perfumado aroma da tagine de cordeiro – um saboroso, rico e doce guisado de Marrocos. É geralmente feito com cordeiro, passas, amêndoas e especiarias e servido com couscous.
Confit de pato, um prato de pés de pato escalfados em gordura e submersos em banha de pato – uma especialidade da região de Gascony em França.
Saboreie a decadente moderna cozinha espanhola no El Celler de Can Roca em Girona, Espanha. Foi recentemente eleito o melhor restaurante do mundo.
Em Sanuki, no Japão, peça uma tigela de udon – noodles largos servidos com um caldo leve e normalmente cobertos com cebolinho, tofu e frutos do mar.
Satisfaça a sua fome com um prato de goulash húngaro, um generoso prato de carne, cebola, pimentão, tomates, pimentos verdes, batatas e por vezes noodles.
Atire-se a umas fumegantes moules com batatas fritas na Bélgica.
Quando caminhar pelas ruas da Geórgia prove khachapuri, um saboroso pão com queijo a borbulhar ou ovo.
Não hesite perante um abundante prato de fish and chips em Londres, e ensope-o com vinagre de malte – como fazem os locais.
Perca-se por uns fall-of-the-bone brisket, pork shoulder, bifes e costeletas no Texas’ Snow’s BBQ – o churrasco preferido do chefe Bobby Flay.
Prove as ricas pizzas da L’Antica Pizzeria da Michele em Nápoles, em Itália. A pizzaria tem vindo a servir as suas tradicionais marinara e marguerita desde 1906.
Atire-se a um pote de caranguejo picante em Singapura e desfrute do seu molho agridoce.
Experimente um prato único de churrasco no El Diablo em Lanzarote, Espanha, onde se recorre ao calor do vulcão ativo para cozinhar os pratos.
Partilhe uma paelha – arroz com açafrão, marisco e chouriço – em Can Majó, um famoso restaurante à beira-mar em Barcelona, Espanha.
Prove um taco de peixe fresco e crocante em Ensenada, no México.
Mime-se com um prato de presunto ibérico em Espanha. Saboreie-o sozinho ou numa fatia de pão.
Prove o melhor sushi do mundo no Sukiyabashi Jiro, o famoso restaurante de sushi do documentário “Jiro dreams of sushi”.
Prove os sublimes pastéis de nata com sabor a limão, canela e baunilha em Portugal. A pastelaria mais emblemática é a Antiga Confeitaria em Belém, em Lisboa.
Em Puebla, no México, aprecie os complexos sabores de mole poblano, um molho espesso feito com pimentos e chocolate e servido sobre frango.
Em Singapura perca-se por um prato de arroz de frango Hainanese, um arroz cozinhado num caldo de galinha e servido com frango tenro. Anthony Bourdain e moradores locais adoram a tenda Tian Tian Chicken Rice que fica no Maxwell Food Court.
Na Tailândia festeje com um prato de pad thai – noodles fritos servidos com ovo, rebentos de feijão, amendoim e frango ou camarão. O local mais famoso em Banguecoque é o Thip Sumai, onde até pode provar a versão servida numa omeleta.
Prove iguarias – como caviar e trufas – no White Rabbit em Moscovo, na Rússia.
Escolha o seu bife e de seguida assisti aos mestres da grelha a cozinhá-lo em Cabaña Las Lilas, uma famosa parilla em Buenos Aires, na Argentina.
Mime-se com um crepe no Breizh Cafe, que pode encontrar em Cancale, Paris e Saint Malo. Escolha entres crepes salgados ou doces que podem ser preenchidos com tudo – desde creme de ovos a queijos.
Se na Coreia: prove os sabores da carne bulgogi, finamente cortada e marinada numa mistura de molho de soja, óleo de sésamo, alho, cebola, gengibre, açúcar e vinho.
Experimente cozinha gourmet caseira servida por empregados acrobáticos na sala de jantar da tree-pod no Soneva Kiri Resort em Koh Kood, na Tailândia.
Mime-se com uma sachertorte – um rico e denso bolo de chocolate – em Viena, na Áustria. A cidade é famosa pelas suas elegantes e históricas pastelarias como o Cafe Landtmann.
Dê uma dentada numa sanduíche de falafel fresco e crocante estufado com legumes em Amã, na Jordânia. O Al Quds e o Abu Staif são alguns das mais famosos restaurantes de falafel.
Corte uma fatia crocante de spanakopita fresca, uma tarte de queijo feta e espinafres servida por toda a Grécia.
Mergulhe a sua colher num Daulat ki chaat, um lanche popular de Old Delhi, na Índia. Camadas de leite adoçado temperadas com açafrão, pistáchios, leite condensado seco e por vezes uma folha chamada varg. O prato não suporta temperaturas quentes logo prove-o quando estiver mais frio.
Sintonize o carnívoro dentro de si e atira-se ao desfiladeiro de alces, veados, bisontes e outros animais selvagens em Jackson Hole, no Wyoming. O Gun Barrel é um ótimo lugar para os provar.
Experimente a famosa “pizza de marisco branco” inventada pela Frank Pepe’s Pizzeria Napoletana em New Haven, no Connecticut. A pizza assa num forno de tijolos extremamente quentes e vem com amêijoas envoltas em azeite, orégãos, queijo ralado e alho picado.
Prove os sabores da tradicional bouillabaisse de Marselha, um ensopado de peixe que normalmente inclui rascasso, grondin, congro e a quantidade certa de açafrão.
Se nas Bahamas: refresque-se com uma tigela de salada de búzios e uma cerveja Kalik fresca enquanto ouve as ondas e enterra os pés na areia.