Como é a prisão mais rígida dos EUA
AP Photo/Dario Lopez-Mills
Página principal Estilo de Vida

Já lhe demos a conhecer a antiga casa de “El Chapo”. Veja agora como é aquela que poderá vir a ser a sua futura residência.

O México pretende extraditar o famoso barão de drogas Joaquín Guzmán, El Chapo, para os EUA, e quando ele lá estiver, poderá ficar na penitenciária mais rígida do país, conhecida como ADX Florence, no estado de Colorado.

Todos os prisoneiros da chamada Alkatraz passam cerca de 23 horas por dia numa cela solitária, informa o The New York Times.

A prisão ADX foi elaborada para "uma pequena parte de prisoneiros que se mostram absolutamente indiferentes em relação aos seres humanos," disse Norman Carlson, o antigo diretor do Gabinete Federal das Prisões, ao Times. A unidade contém 430 pessoas presas, entre as quais se encontram pessoas infames tais como Unabomber.

Eis como o Times descreve a vida cotidiana dos reclusos:

"Os prisoneiros passam os seus dias em celas de 3,6 por 2,1 metros com paredes densas de betão e portas metálicas deslizantes (com a parte exterior sólida para que não se possam ver um ao outro). A única janela da cela de quase um metro de altura e 10 cm de largura permite ver uma parte pequena do céu e nada mais.

Cada cela tem um lavatório adjecente a uma sanita e um chuveiro automático; os reclusos dormem em cima de lajes de betão cobertas por colchões finos. Na maior parte das celas há televisões (com rádios incorporados), os detidos têm acesso a livros e revistas, e também a alguns materiais para artesanato. Os prisoneiros têm acesso até 10 horas de exercícios por semana fora da cela, e podem escolher entre visitas a um "ginásio" fechado (uma cela sem janelas com uma única barra fixa) e visitas em grupo no ar, num pátio de recreio (cada um fica confinado a uma cela separada).

As refeições são dadas através de buracos especiais na porta interior. A mesma porta é usada para comunicações (com um guarda, psiquiatra, padre ou imã). O relatório da organização Amnistia Internacional diz que os prisoneiros da ADX "normalmente passam os dias ouvindo poucas palavras".

"Este lugar não foi criado para seres humanos," informou ao Times Robert Hood, que era chefe da prisão de 2002 a 2005. Ele também descreveu o edifício como "uma versão mais limpa do inferno" no programa televisivo "60 minutos."

A prisão ADX foi construída com 60 milhões de dólares doados por residentes do estado de Colorado, num território de 2,4 km quadrados seguindo o modelo de outra instituição de segurança "supermáxima" em Marion, estado de Illinois onde ocorreram vários ataques aos guardas.

Uma cela típica de "unidade geral". Os guardas da ADX estão tão confiantes quanto à segurança da prisão que permitem aos prisoneiros tirarem fotos das suas celas.

Outro ângulo da cela.

Os prisioneiros passam de 22 a 24 horas por dia fechados nestes espaços.

Nas celas de "unidade geral" há uma porta de grades que permite aos prisoneiros verem o que está a acontecer por fora e comunicarem.

Isto é o setor de regime restritivo, uma das zonas mais rígidas da ADX. Em várias portas há pequenas janelas.

No setor de regime restritivo os prisoneiros fazem exercícios sozinhos e não têm contacto com ninguém, além do staff da prisão.

As camas de betão nas celas ficam perto da sanita, a janela é muito pequena.

Na ADX, os prisoneiros de "unidade geral" podem passar até 10 horas por semana a fazer exercícios fora da cela, cinco vezes por duas horas, ao intercalar treinos nas celas com os na rua. Uma parte dos treinos acontece nas ruas neste tipo de celas.

Estas celas para recreio estão destinadas a prisoneiros que fazem o programa de "redução do nível" ("Step Down Program") que lhes permite passar para zonas menos rígidas.

A zona de fora de recreio do setor de "unidade geral" tem apenas uma barra fixa.

O espaço para treinos do setor de "unidade geral" fica num lugar parecido. Os prisoneiros também podem ser temporariamente suspensos do direito de participar nos treinos por até três meses, por violações pequenas, tais como dar migalhas a pássaros.

Durante as visitas, os prisoneiros usam um telefone para comunicar através do vidro. O guarda pode algemar tornozelos dos prisoneiros para a hora de visita.

Por favor, descreva o erro
Fechar