No que toca a ingredientes de cocktails, a carne é provavelmente a última coisa que se espera encontrar numa bebida. Mas isso está a mudar com a chegada da maior – e mais louca – moda de cocktails de 2016: cocktails de carne.
Longe vão os tempos de um Martini with a twist, atualmente, as pessoas estão a dispensar as tradicionais sugestões de cocktails dos bares em favor de algo mais carnudo, e não estamos propriamente a falar dos petiscos que se costumam comer depois de se sair dos bares.
Martinis
Os fãs dos fritos vão ficar encantados por ver no London Cocktail Club o seu pequeno-almoço preferido reinventado num cocktail de carne, com um Martini de bacon e ovo (fotografia apresentada no início). O cocktail é feito com um Jack Daniel’s Old No. 7 infundido em bacon fumado e em xarope de ácer e decorado com bacon glaciado com ácer e uma goma de ovo.
Bloody Marys
As Bloody Marys foram “encarnadas” para 2016. No Powder Keg Diplomacy (PKD) em Battersea, os barmen estão a utilizar uma técnica chamada “fat washing” (lavagem com gordura) para infundir vodka com sabores de carne. Para “lavar o álcool com gordura”, os barmen colocam um pouco de óleo ou gordura solidificada e acrescentam-na a uma aguardente à temperatura ambiente. Após ficar assim durante algumas horas, o líquido é então arrefecido. Depois de a gordura solidificar, é retirada, deixando um líquido infundido e com sabor a carne.
Uma Bloody Mary “encarnada”, complementada com uma fatia de rosbife
O cocktail Meaty Mary do PKD é feita com vodka infundido em bife de alcatra e com um toque de molho de carne.
Para o seu cocktail Bloody Caesar, os barmen cozinharam durante alguns dias gordura de porco fumado até esta ficar reduzida a um líquido intenso, antes de infundir a vodka a este molho. Acrescentaram à mistura sumo de “clamato” – sumo de tomate e caldo de amêijoa - e enfeitaram-na com uma tira de bacon crocante curada em ácer.
Descansa em paz Bloody Mary. A vodka infundida com porco está no seu auge
Old Fashioneds
No restaurante fusão SushiSamba em Bishopsgate em Londres, os barmen também utilizam a técnica do “fat washing” para fazer o seu Kobe Old Fashioned. O whiskey é lavado com gordura de bife Kobe antes de ser adicionado à mistura de ácer e caramelo salgado.
Alguém quer um Old Fashioned infundido em gordura de bife?
Mojitos
Os Mojitos são sempre uma escolha popular, mas e os mojitos infundidos em barriga de porco? É o que está a ser servido no bar com o adequado nome Meat em Glasgow. Esqueça o seu típico mojito com a hortelã a enfeitar, este vem com uma fatia de bacon na borda do copo.
Margaritas
Para aqueles que não vão muito com a ideia das bebidas infundidas em gordura animal, uma simples decoração com carne é uma versão mais simples para os curiosos. No Copa de Cava em Blackfriars em Londres, o cocktail Margarita Rocks é feito com tequila, amontilhado, triple sec, lima e servido com uma decoração de presunto espanhol Serrano.
Gelo e uma fatia de… presunto?
Manhattans
Este aqui não é para os fracos de coração. No restaurante Duck e Waffle’s em Londres, o seu Manhattan de foie gras e caramelo salgado inclui whiskey Jack Daniels infundido em foie gras, uma mistura de vermute, caramelo salgado e ácer.
Os Manhattans elevaram a fasquia com a adição de infusão de foie gras